UAI

Novo Volvo XC60 híbrido ganha tapa no visual e sistema multimídia do Google

SUV da marca sueca está disponível em quatro versões e chega trazendo mudanças no visual e sistema de infoentretenimento do Google, a partir de R$ 399.950

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Novo Volvo XC60 híbrido ganha tapa no visual e sistema multimídia do Google
Novo Volvo XC60 híbrido ganha tapa no visual e sistema multimídia do Google Foto: Novo Volvo XC60 híbrido ganha tapa no visual e sistema multimídia do Google

Modelo 2022 do Volvo XC60 Recharge traz discretas modificações no visual, principalmente no para-choque

 

A linha 2022 do novo Volvo XC60 Recharge já está à venda no Brasil em quatro versões, com preços que vão de R$ 399.950 a R$ 466.950. O SUV mais vendido da marca sueca teve o visual atualizado e ganhou novo painel de instrumentos com mapa integrado, sistema de infoentretenimento do Google e uma lista de equipamentos de série mais recheada.  O sistema híbrido com motor T8 AWD tem potência de 412cv e autonomia de 40 quilômetros no modo 100% elétrico.


As mudanças no visual começam na parte frontal, onde o novo para-choque tem desenho exclusivo para cada versão: Recharge Inscription Expression, Recharge Inscription, Recharge R-Design e Polestar Engineered. Mas os faróis com o desenho denominado Martelo de Thor foram mantidos. A grade dianteira cromada ganhou novo desenho e o para-choque traseiro traz saídas do escapamento camufladas. As rodas de liga leve também são novas e estão disponíveis com aros de 19 a 22 polegadas, de acordo com a versão.


A traseira é basicamente a mesma, exceto pelas saídas do escapamento camufladas

A grade cromada com novo desenho reforça o robusto visual dianteiro. O design exterior ainda vem com novas rodas e para-choque traseiro com saídas de escapamento escondidas. Com quatro novas opções de cores, os consumidores agora tem um total de oito opções disponíveis: Platinum Grey, Silver Dawn, Denim Blue, Thunder Grey, Crystal White, Pine Grey, Onyx Black e Fusion Red.

O SUV médio traz um amplo teto solar panorâmico, que aumenta a luminosidade e visibilidade


POR DENTRO O interior mantém o acabamento sofisticado, comum nos modelos da marca, e o painel de instrumentos traz tela colorida configurável, que possibilita a projeção do mapa do sistema de navegação bem à frente do motorista. Outro item de destaque no modelo é a câmera 360 graus, que mostra o SUV de diferentes ângulos, facilitando as manobras de estacionamento. Já o head-up display projeta o velocímetro digital e outras informações no para-brisa do veículo. A Volvo utilizou novos materiais no acabamento interno do XC60 Recharge, como o revestimento dos bancos em mescla de lã e poliéster reciclado Midnight Zinc ou Slate.


A grade dianteira ganhou novo desenho, mas os faróis mantêm o formato do Martelo do Thor

No quesito assistência à condução, o XC60 tras duas novidades. A primeira é o Ready to Drive, que emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista não tenha percebido e arrancado com o veículo. A outra novidade é o Emergency Stop Assist. que para o veículo caso o motorista não reaja a nenhum dos alertas emitidos pelo sistema.

O SUV híbrido plug-in pode ter as baterias recarregadas em tomadas domésticas ou no WallBox


CONECTIVIDADE A grande novidade em termos de conectividade é o sistema de infoentretenimento alimentado pelo Android com aplicativos e serviços do Google incorporados, tornando a interação mais prática. O sistema traz um pacote de serviços digitais, otimizando a navegação por meio do Google Maps e ampliando a oferta de aplicativos nativos no carro via Google Play e o já conhecido Google Assistente, que executa ações com o comando de voz do motorista. Por meio dele é possível definir um destino, tocar música e podcasts, enviar mensagens, sem tirar as mãos no volante. Vale lembrar que o modelo conta ainda com carregador por indução para smartphones.

O interior tem acabamento sofisticado e o novo sistema multimídia disponibiliza vários recursos


AUTONOMIA O sistema híbrido plug-in que equipa o XC60 Recharge conta com o Drive-E Turbo Supercharger 2.0 litros de 324cv e um motor elétrico de 88cv, com torque instantâneo nas rodas traseiras. A potência combinada dos motores é de 412cv, com torque de 65,3kgfmN. Com esse conjunto, o SUV acelera até 100km/h em 5,3 segundos e apresenta baixos números de consumo e de emissão de poluentes. Quando trafega apenas no modo elétrico, o modelo tem autonomia de 40 quilômetros. As baterias de íons de lítio têm capacidade de 11,6Kwh e podem ser recarregadas em tomadas domésticas.

No banco traseiro os passageiros têm conforto e bom espaço para as pernas


A nova lista de equipamentos do Volvo XC60 inclui a plataforma de sensores Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) da Volvo Cars, sistema de segurança ativa que utiliza radares, câmeras e sensores ultrassônicos. O sistema disponibiliza frenagem automática e prevenção de colisões, além da função Pilot Assist. Outro sistema disponível é o Volvo On Call, que engloba serviço de segurança, proteção, conveniência, assistência 24h, auxílio de emergência. Por meio de aplicativo no smartphone, o motorista pode verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação.

No console o motorista tem os comandos à mão, incluindo o freio de estacionamento eletrônico

 

SOBRE A VOLVO A montadora sueca mantém firme o seu propósito de ter uma frota 100% elétrica até 2030, além de ser uma empresa neutra na emissão de CO² até 2040. Em rápida apresentação do XC60 Recharge em Belo Horizonte, os executivos da Volvo revelaram que o foco da empresa é reduzir as emissões em suas operações e na cadeia de suprimentos. Atualmente, no Brasil, a marca só comercializa modelos eletrificados (híbridos ou elétrico).

O primeiro modelo 100% elétrico da marca é o XC40, que no período de pré-venda já teve 450 unidades encomendadas. Ele foi o segundo modelo elétrico mais vendido no Brasil em outubro mas a Volvo revela que o objetivo é alcançar a liderança do segmento. A marca pretende chegar ao fim do ano com mil pontos de recarga de baterias distribuídos pelo Brasil, e outros 700 em outras regiões da América Latina.

O mercado de veículos premium cresceu de 2020 para 2021 no Brasil e a Volvo também registrou um aumento de 16% na comparação dos dois períodos. Atualmente, a marca tem 17,8% de participação no segmento premium no Brasil. Em Minas Gerais, a participação é de 18,6%.

 


VERSÕES E PREÇOS

XC60 Recharge Inscription Expression – R$ 399.950
XC60 Recharge Inscription – R$ 429.950
XC60 Recharge R-Design – R$ 439.950
XC60 Polestar Engineered – R$ 466.950