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Toyota Hilux 2022 ganha em segurança e tecnologia, mas perde o motor flex

Líder no segmento de picapes médias, modelo passa a trazer de série ar-condicionado de duas zonas e câmera de 360 graus, agora só com motor a diesel

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Toyota Hilux 2022 ganha em segurança e tecnologia, mas perde o motor flex
Toyota Hilux 2022 ganha em segurança e tecnologia, mas perde o motor flex Foto: Toyota Hilux 2022 ganha em segurança e tecnologia, mas perde o motor flex

A linha 2022 da Toyota Hilux não traz alterações no visual, mantendo o estilo robusto

 

O concorrido segmento das picapes médias recebeu algumas novidades recentemente e tem outras prontas para chegar. É o caso da linha 2022 da Toyota Hilux, que está chegando ao Brasil trazendo mais itens de segurança e conveniência, ganhando mais poder de fogo contra a concorrência. O detalhe curioso é que a picape deixa de ser ofertada com o motor 2.7 flex e passa a ser disponibilizada apenas com o propulsor 2.8 turbodiesel. O modelo estará à venda nas concessionárias da marca a partir do dia 25 deste mês, mas já pode ser reservada em pré-venda nas principais capitais do país. Os preços vão de R$ 208.090 a R$ 306.990.


A Toyota Hilux lidera o segmento de picapes médias há um bom tempo. Neste ano, não está sendo diferente, já que o modelo ocupa o primeiro lugar do ranking, com 36383 unidades emplacadas no acumulado de janeiro a outubro, o que corresponde a 20,16% de participação. A Hilux deixa para trás suas principais concorrentes, que são Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.


A capacidade de carga da Hilux vai de 1.000 a 1.190 quilos, dependendo do tipo de carroceria

E para tentar ampliar ainda mais a vantagem em relação à concorrência, a Toyota resolveu implementar algumas modificações na linha 2022 da Hilux, mas sem fazer mudanças estéticas. Uma das novidades é que as versões SRX, SRV e SR passam a contar com ar-condicionado automático e digital de duas zonas. Com isso, passageiros da frente e de trás pode fazer diferentes ajustes de temperatura e ventilação.


No quesito segurança, a Hilux 2022 traz câmera de visão 360 graus (Panoramic View Monitor – PVM), mas que é exclusivo para versão SRX. O sistema identifica todos os movimentos ao redor do veículo, utilizando para isso uma câmera frontal, uma em cada lateral e uma traseira, abrangendo todos os ângulos da picape. Além disso, o sistema otimiza a visibilidade nos pontos cegos e usa linhas de referência que ajudam a delimitar a distância entre obstáculos.


O painel tem instrumentos analógico e uma pequena tela central com informações do computador de bordo

Outro ganho na linha 2022 da Hilux foi a atualização do Toyota Safety Sense (TSS), que no sistema de pré-colisão frontal (PCS) passou a detectar também pedestres e ciclistas. Mas essa função também estará habilitada somente na versão SRX, única com TSS de série na linha. Esse sistema traz ainda Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA). A versão de entrada SR traz de série sensores de estacionamento frontal e traseiro.


As versões de topo de linha ganharam multimídia com tela tátil de oito polegadas e câmera de 360 graus

Desde a versão cabine simples, a Toyota Hilux traz de série dois airbags frontais e um de joelho para o motorista, bloqueio do diferencial traseiro (com acionamento elétrico), freios ABS e sistema auxiliar EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) nas quatro rodas, assistente de subida (HAC), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (A-TRC) e luz de frenagem emergencial automática. Já nas versões cabine dupla, a Hilux é equipada com mais quatro airbags, sendo dois laterais e dois de cortina, sistema universal Isofix para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro e assistente de reboque.

Nas versões equipadas com câmbio automático de seis velocidades o torque do motor foi elevado para 50,9kgfm


CONJUNTO MECÂNICO Na linha 2022, a Hilux continua sendo disponibilizada em diferentes configurações, desde a versão chassi, de cabine simples, até a topo de linha SRX, de cabine dupla, agora apenas com motorização a diesel e tração 4×4. A Toyota não disponibiliza mais o motor 2.7 flex com potência máxima de 163cv e 24,9kgfm de torque, com tração 4x2.
O motor 2.8 litros turbodiesel ganhou, recentemente, um aumento de 15% de potência, chegando aos 204cv. Nas versões equipadas com transmissão automática de seis velocidades, o motor teve um ganho de torque de 11%, alcançando os 50,9kgfm a 2.800 rpm. Já as versões equipadas com câmbio manual de seis velocidades o torque foi mantido em 42,8kgfm a 3.400rpm. Para otimizar a performance da picape, a engenharia da Toyota usou um sistema de turbo com pás 25% maiores e uma válvula solenóide na direção, para deixá-la mais leve em baixas velocidades e mais firme em altas.


O motor 2.8 turbodiesel teve um ganho de 15% de potência, chegando aos 204cv

Todas as versões da Hilux trazem boas listas de equipamentos de série, mas as de cabine dupla contam com sistema multimídia com tela tátil de oito polegadas e sistema de navegação (GPS) integrado, TV Digital (somente nas versões SRX e SRV), rádio MP3, câmera de ré, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets por meio de Android Auto e Apple CarPlay. As novas versões da Hilux têm garantia de cinco anos ou 150 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro). O modelo está disponível nas cores vermelho metálico, preto mica, prata metálico, super branco e branco perolizado (SRX).

Lanternas traseiras em LED estão disponíveis apenas na versão de topo de linha SRX


VERSÕES E PREÇOS

Hilux SRX – R$ 306.990
Hilux SRV – R$ 273.990
Hilux SR – R$ 257.490
Hilux DC/C STD – R$ 230.590
Hilux S/C STD – R$ 215.490
Hilux C/C – R$ 208.090