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Confira os 10 principais lançamentos automotivos de 2021

Retrospectiva aponta as estreias mais importantes do ano, além de contextualizar esses modelos dentro do seu segmento

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Confira os 10 principais lançamentos automotivos de 2021
Confira os 10 principais lançamentos automotivos de 2021 Foto: Confira os 10 principais lançamentos automotivos de 2021

Com alguns percalços, como a escassez de semicondutores, o ano de 2021 foi complicado para a indústria automotiva, que, quando comparado a anos anteriores, não apresentou grandes novidades. Confira os principais lançamentos do ano que está prestes a terminar.


1 Pulse

Não tanto pelo veículo, mas por seu potencial de mercado, o Fiat Pulse pode ser considerado o principal lançamento do ano. Lançado em outubro, o crossover compacto utiliza vários componentes do Argo, com porte de hatchback mesmo, sendo frequentemente comparado a um aventureiro. São duas opções de motor, o 1.3 aspirado nas versões de entrada e um 1.0 turbo nas mais caras. Hoje os preços do modelo variam entre R$ 83.990 e R$ 119.990.


2 Corolla Cross


O SUV médio da Toyota foi bem recebido pelo cliente fiel da marca, e pode significar um bom substituto ou complemento para o sedã médio, caso o segmento confirme a tendência de se tornar muito pequeno. Lançado em março, o SUV médio tem motorização 2.0 aspirada, além de um conjunto híbrido. Mas, o Corolla Cross tem várias mancadas que devem ser revistas pela marca, como o freio de estacionamento acionado pelo pé, o sistema de exaustão aparente, tanque de combustível com apenas 47 litros e a suspensão traseira tipo eixo de torção (sendo que o sedã Corolla usa uma multilink bem mais refinada).


3 Volkswagen Taos


Lançado em junho, o SUV médio da Volkswagen é fabricado na Argentina. O visual é robusto, apesar de bastante pasteurizado, e seu destaque é o filete em LED que atravessa a grade, ligando os faróis. Sua única motorização é a 1.4 turbo de 150cv. Até agora o Taos não chegou a apresentar bom volume de vendas. Com a escassez de alguns componentes no mercado global, como os semicondutores, ainda não se sabe se o fraco desempenho do modelo tem a ver com essa disponibilidade, ou o preço elevado ou se o SUV ainda não “pegou” mesmo.


4 Jeep Commander


O novo SUV médio de sete lugares da Jeep foi projetado no Brasil e é fabricado em Goiana (PE). As linhas agradam, com dianteira de Compass e traseira de Grand Cherokee, mas é o bom acabamento interior que mais chama a atenção. São duas motorizações disponíveis: 1.3 turbo flex ou 2.0 diesel 4x4. Construído em monobloco, o Commander tem preços atraentes (de R$ 207.990 a R$ 293.990) quando comparado a modelos de sete lugares que utilizam chassis, o que indica grande potencial de vendas.


5 Novo Hyundai Creta


A nova geração do modelo ganhou um visual polêmico, mas a manutenção do bom volume de vendas (ele é o segundo SUV compacto mais vendido de 2021) indica que sua recepção no mercado foi boa. O interior passou por um banho de loja, elevando o Creta ao patamar premium do segmento, movimento acompanhado pelo preço. O destaque sob o capô é a estreia do motor 1.0 turbo, mas a versão de topo manteve o antigo 2.0 aspirado.


6 Novo Jeep Compass


A linha 2022 do Jeep Compass não trouxe muitas mudanças visuais externas. Em compensação, o SUV médio finalmente ganhou um interior digno de um campeão de vendas. Outra novidade foi a chegada do motor 1.3 turbo flex que emprestou muita agilidade ao modelo, mas também mostrou um consumo de combustível medonho. As mudanças foram positivas, já que, mesmo com a chegada do Corolla Cross e o Volkswagen Taos, o modelo continua líder absoluto do segmento.


7 Ford Bronco Sport


Apesar de ser um projeto interessante – com design original, interior agradável e bom conjunto mecânico – o SUV médio importado do México foi “traço” de vendas. O fraco desempenho de mercado do Bronco Sport é um pouco do retrato do que a Ford se tornou no país. A marca fechou novembro como a 11ª em volume de vendas (se considerarmos automóveis e comerciais leves). Até o último mês foram 35.158 unidades vendidas (sendo que mais da metade corresponde à picape Ranger!), menos de 2% do mercado nacional, ficando atrás da Caoa Chery, empresa que está engatinhando no Brasil.  


8 Elétricos


O ano foi marcado pela chegada de novos modelos elétricos compactos como o Fiat 500e, o Peugeot e-208 e as novas gerações do Renault Zoe do Chevrolet Bolt. Os preços? Bastante indigestos!


9 Novo Honda City


A nova geração do Honda City sedã será lançada agora, em janeiro, mas já tivemos contato com o veículo. Seu design não impressiona e parece pouco para tentar manter os clientes do Civic, que deixa de ser produzido no Brasil para vir importado e bem mais caro na próxima geração. A boa notícia fica a cargo do City hatch, que estreia em março e promete ser um bom substituto para o Fit, que será descontinuado no nosso mercado porque sua nova geração é muito sofisticada para a atual faixa de preços. Nossa experiência com o veículo foi rápida, mas o novo motor 1.5 aspirado demonstrou bom desempenho, mas sem muito brilho.


10 Renault Captur


O SUV compacto finalmente se distanciou do irmão Duster com a adoção do novo motor 1.3 turbo, justificando a diferença de preço. O conjunto mecânico tem bom desempenho e consumo de combustível. Mesmo com a leve reestilização, seu design já se mostra cansado. O interior ganhou uma atenção especial, tendo melhorado bastante. Porém, sem preço competitivo, suas vendas são tímidas.