UAI

Fim de linha para os pacotes de entrada do Chevrolet Onix e do Fiat Mobi

Chevrolet Joy e Joy Plus continuam em produção, mas apenas para exportação. Nova versão de entrada do Fiat Mobi é a Like, que custa R$ 59.190

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Fim de linha para os pacotes de entrada do Chevrolet Onix e do Fiat Mobi
Fim de linha para os pacotes de entrada do Chevrolet Onix e do Fiat Mobi Foto: Fim de linha para os pacotes de entrada do Chevrolet Onix e do Fiat Mobi

Onix Joy

A Chevrolet oficializou que a versão Joy do Onix e do Onix Plus deixaram de ser vendidas no mercado brasileiro. De acordo com a marca, desde o lançamento da nova geração foi detectada uma migração dos clientes para versões mais tecnológicas do modelo. O hatch e o sedã continuam sendo produzidos no pacote Joy, mas apenas para exportação.

Onix Joy Plus

A pequena diferença de preço ajuda a explicar porque a maioria dos clientes optavam pela nova geração do compacto. No fim de 2021, o Joy custava R$ 65.860, enquanto o Onix de segunda geração mais barato era vendido por R$ 71.390, uma diferença de R$ 5.530. Porém, o ano mal começou e o Onix mais barato já custa R$ 73.890. A Chevrolet não quis comentar, mas o motor 1.0 de 80cv de potência também não se enquadrava nos limites de emissões do Proconve L7.

Mobi Like

MOBI A Fiat também “matou” a versão de entrada do Mobi, a Easy, que custava R$ 57.890. Agora, o subcompacto parte de R$ 59.190 no pacote Like. A marca italiana já tinha desistido de brigar com a Renault pelo título de automóvel mais barato do país, já que os franceses vendem o Kwid a partir de R$ 48.790.

A atual versão de entrada do Mobi traz sob o capô o motor flex 1.0 Fire Evo, de até 75cv de potência e 9,9kgfm de torque (quando abastecido com etanol), e câmbio manual de cinco marchas. Os principais itens de série do Mobi Like são ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, rodas de aço estampado de 14 polegadas, além dos obrigatórios airbags frontais e freios ABS.

Kwid Life

Hoje, o modelo mais barato do Brasil é o Renault Kwid, que na versão de entrada Life custa R$ 48.790. Porém, seu pacote de equipamentos é mínimo, com destaque para airbags frontais e laterais, predisposição para rádio e abertura interna da tampa do porta-malas. O motor é um 1.0 de três cilindros com até 70cv e 9,8kgfm.

Verdade é que os fabricantes de automóveis cada vez menos se interessam por versões muito baratas, preferindo por pacotes com maior valor agregado. Tanto que, os hatches compactos mais emplacados são Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo, modelos que estão acimas dos R$ 70 mil e apresentam melhor volume de vendas.