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Confira os 10 automóveis mais emplacados no Brasil em 2021

Hyundai HB20 vence disputa pelo primeiro lugar contra o Fiat Argo. Mesmo ficando seis meses fora de produção, Chevrolet Onix obteve uma honrada quarta colocação

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Confira os 10 automóveis mais emplacados no Brasil em 2021
Confira os 10 automóveis mais emplacados no Brasil em 2021 Foto: Confira os 10 automóveis mais emplacados no Brasil em 2021

Hyundai HB20

Começo de ano é hora de analisar os destaques do mercado automotivo brasileiro. A disputa pelo título de automóvel mais vendido foi acirrada, mas acabou ficando com o Hyundai HB20, que somou 86.455 unidades emplacadas, derrotando o Fiat Argo, que ficou na segunda colocação com 84.644 unidades vendidas. Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Chevrolet Onix

Quem está acostumado a acompanhar o ranking dos automóveis mais vendidos deve estar de perguntando pelo Chevrolet Onix, que encabeçou a lista nos últimos seis anos. Pois bem, o modelo ficou ao menos seis meses sem ser produzido ao longo de 2021 devido à falta de componentes, principalmente semicondutores. Por este motivo, a quarta colocação, com 73.623 emplacamentos, não deixa de ser um feito a se comemorar, além de um indicativo que o modelo não deixou de ser querido pelo mercado.

Jeep Renegade

A terceira colocação ficou com o Jeep Renegade, que, mesmo no último ano trazendo o famigerado motor 1.8 flex sob o capô, fraco e beberrão, conseguiu registrar 73.913 emplacamentos. A Jeep também ficou com o quinto lugar entre os automóveis, com o SUV médio Compass, que somou 70.906 vendas.

Volkswagen Gol

O sexto do ranking é o jurássico Volkswagen Gol, com 66.228 emplacamentos, carro pra lá de ultrapassado nos quesitos tecnologia e segurança. O sétimo colocado também não fica muito atrás, o Fiat Mobi, com 65.847 unidades vendidas.

Hyundai Creta

As duas próximas posições ficaram para SUVs compactos. O Hyundai Creta somou 64.759 emplacamentos no ano em que ganhou sua segunda geração, “batendo” o Volkswagen T-Cross, que obteve 62.307 unidades, ficando em terceiro entre os utilitários-esportivos compactos.

Chevrolet Onix Plus

A décima colocação foi para o Chevrolet Onix Plus, que também ficou seis meses sem ser produzido, somando 54.707 emplacamentos ao longo do ano. Vale lembrar que o sedã foi o terceiro automóvel mais emplacado em 2020.

Renault Kwid

MAIS BARATO Mesmo sendo o carro mais barato do país, o Renault Kwid ficou na 11ª colocação entre os automóveis, com 52.916 emplacamentos, confirmando a tendência de maior procura pelos modelos com maior valor agregado.

Fiat Strada

COMERCIAIS O primeiro colocado entre os comerciais leves ficou mais uma vez com a Fiat Strada, com 109.107 emplacamentos, curiosamente superando o primeiro lugar entres os automóveis, o que não é usual. Os italianos também ficaram com a segunda colocação com a picape Toro, que conseguiu 70.890 unidades. Aliás, a Fiat é a marca campeã entre os comerciais leves, com 49,1% de participação.

MARCAS Porém, a marca que mais vendeu automóveis em 2021 foi a Volkswagen, com 17,18% dessa fatia, aproveitando o “apagão” da família Onix da Chevrolet, que mesmo assim ficou na terceira posição, com 13,15% do mercado.

FORD Há um ano fora do mercado brasileiro como fabricante, a Ford obteve 1,91% de participação do mercado nacional em 2021, ainda assim quando somamos os automóveis e os comerciais leves, o que deixa a marca na 11ª posição. Foram 37.778 unidades emplacadas da marca, sendo que mais da metade disso corresponde à picape Ranger, importada da Argentina, que teve 20.499 unidades vendidas. Outras 13.366, mais de um terço das vendas, foram do estoque dos extintos Ka, Ka Sedan e EcoSport.

ESPORTIVOS
O pódio dos esportivos mais vendidos no Brasil ficou assim: ouro para o Porsche 911, com 878 emplacamentos; prata para o Ford Mustang, com 485 unidades; e bronze para o Porsche Taycan, com 379 unidades.

VENDAS DIRETAS As vendas diretas, feitas principalmente para frotistas com diferentes percentuais de desconto, são uma parcela significativa do mercado brasileiro. Mais forte entre os comerciais leves, a modalidade respondeu por 59,71% das vendas desse segmento, contra 40,29% do varejo. Já entre os automóveis, as vendas diretas corresponderam a 38,83% do segmento, contra 61,17% do varejo.