Publicidade

Estado de Minas MODELO 2023

Renault Duster Iconic ganha motor turbo TCe 1.3 flex, mas custa R$ 135.590

Apenas a versão topo de linha passa a contar com a motorização turbo de 170cv e 27,5kgfm de torque associada ao câmbio automático CVT XTronic de oito marchas


postado em 04/02/2022 19:20 / atualizado em 08/03/2022 16:33

A linha 2023 do Renault Duster traz algumas alterações no visual, como moldura pintada em preto na frente(foto: Renault/Divulgação)
A linha 2023 do Renault Duster traz algumas alterações no visual, como moldura pintada em preto na frente (foto: Renault/Divulgação)

 

Com números de vendas não muito animadores no mercado brasileiro, o Renault Duster acelera no tempo e já lança a linha 2023 trazendo uma novidade. A versão Iconic passa a ser equipada com o novo motor 1.3 TCe (Turbo Control Efficiency), flex, combinado ao câmbio automático CVT XTronic que simula oito marchas. São 170cv e 27,5kgfm de torque. O SUV compacto ganha também algumas mudanças pontuais no visual, sem alterar suas características.


O Duster é o SUV mais vendido da Renault no Brasil, mas no cenário geral sua posição não é tão confortável. O modelo encerrou 2021 como o 21º automóvel mais emplacado do país, com 22.457 unidades. O líder do segmento, o Jeep Renegade, emplacou 73.913 unidades. Entre os SUVs compactos, o Duster fechou 2021 na oitava posição. Em janeiro, o modelo teve 1.445 unidades emplacadas, caindo para a 23ª posição no ranking geral dos automóveis e para a 10ª entre os SUVs compactos.


Para tentar melhorar a performance do Duster no mercado brasileiro, a Renault já antecipa a linha 2023 do modelo com algumas alterações. No que diz respeito ao estilo, o SUV passa a contar com moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto, mas apenas nas versões Intense e Iconic. A versão de topo de linha traz também alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série.


Fora isso, trata-se do mesmo Duster, modelo de linhas robustas, equipado luzes diurnas de LED em formato de C. Por dentro, não foram feitas mudanças e o SUV compacto continua disponibilizandoa central multimídia Easy Link com tela tátil de oito polegadas. Além de bom espaço interno, o Duster mantém o porta-malas de 475 litros.


Na linha 2023, o Renault Duster passa a ser vendido nas versões Zen, Zen CVT XTronic, Intense CVT XTronic, Iconic CVT Xtronic, todas equipadas com o motor 1.6 Sce. A novidade passa a ser a nova Iconic CVT XTronic, que traz sob o capô o motor turbo TCe 1.3 flex. Desenvolvido em parceria pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi-Daimler, o propulsor promete alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.


O motor TCe 1.3 flex conta com injeção direta de combustível, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, recursos utilizados para otimizar o desempenho e consumo. Com esse motor e o câmbio CVT XTronic, o Duster acelera até 100km/h em 9,2 segundos, com máxima de 190km/h. A transmissão continuamente variável disponibiliza a possibilidade de trocas de marchas manuais na própria alavanca de câmbio, simulando oito velocidades.


Modelo mantém a robustez de suas linhas, boa altura em relação ao solo e amplo espaço interno(foto: Renault/Divulgação)
Modelo mantém a robustez de suas linhas, boa altura em relação ao solo e amplo espaço interno (foto: Renault/Divulgação)
O modelo traz ainda o sistema Start&Stop que desliga o motor em paradas, ajudando a reduzir o consumo de combustível, sendo que para isso a central multimídia Easy Link conta ainda com as funções Eco Scoring e Eco Monitoring.
Com o motor 1.3 Tce, o Duster recebeu nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 16,1km/l e na cidade de 13,9km/l. Com etanol, o consumo é de 11,7 km/l no percurso rodoviário e 9,9km/l no urbano.

VERSÕES A versão Zen 1.6 SCe tem preço sugerido de R$ 99.990 e traz de série barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, Start&Stop trava elétrica com fechamento automático (CAR), banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço 16 polegadas, rádio 2DIN, quatro alto-falantes e chave canivete. Os opcionais são Multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve 16 polegadas.


A Zen 1.6 SCe CVT Xtronic (R$ 108.090) traz todos os itens da versão Zen e acrescenta o câmbio CVT XTronic e ponteira do escapamento cromada. Os opcionais são multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas.
A versão Intense 1.6 SCe CVT XTronic (R$ 115.190) traz todos os itens da versão Zen CVT- X-Tronic e acrescenta grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, faróis de neblina, retrovisor externo em preto, rodas de liga leve 16”, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante revestido em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera, ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade.

A sigla TCe identifica a motorização do Duster, que agora tem o 1.6 aspirado e o 1.3 turbo(foto: Renault/Divulgação)
A sigla TCe identifica a motorização do Duster, que agora tem o 1.6 aspirado e o 1.3 turbo (foto: Renault/Divulgação)


A Iconic 1.6 SCe CVT XTronic (R$ 122.090) tem todos os itens da versão Intense CVT Xtronic e mais sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, partida a distância, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço. A Iconic turbo TCe 1.3 CVT (R$ 135.590) tem todos os itens da versão Iconic CVT Xtronic, mais motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT Xtronic que simula oito marchas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade