UAI

Salão do Automóvel vira São Paulo Motor Experience, mas aguarda expositores

Evento será realizado no autódromo de Interlagos, na capital paulista, e a informação é de que 40 marcas ainda estão negociando a participação

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Salão do Automóvel vira São Paulo Motor Experience, mas aguarda expositores
Salão do Automóvel vira São Paulo Motor Experience, mas aguarda expositores Foto: Salão do Automóvel vira São Paulo Motor Experience, mas aguarda expositores

O antigo formato do Salão do Automóvel, realizado em ambiente fechado, provavelmente não voltará

 

O nome Salão Internacional do Automóvel já foi cercado de pompa e glamour, mas os rumos incertos da economia mundial fez com que muitas montadoras repensassem suas participações nesses eventos. E a pandemia da COVID-19 foi a pá de cal para interromper as grandes feiras do setor, inclusive no Brasil, onde a última edição foi realizada em 2018. Mas a RX Reed Exhibitions, empresa especializada na organização desse tipo de evento, confirmou o retorno do Salão do Automóvel, agora com o nome de São Paulo Motor Experience, que será realizado de 6 a 14 de agosto, no Autódromo de Interlagos, com uma proposta completamente diferente e preços de ingressos que vão de R$ 40 a R$ 7 mil.


Antes mesmo da pandemia da COVID-19, os grandes salões do automóvel já vinham perdendo a força, com várias montadoras desistindo de participar de importantes edições em Paris, Frankfurt e Detroit. O motivo? O negócio não era rentável. Fabricante de carro quer vender carro e no formato tradicional do Salão do Automóvel isso não acontecia. As empresas investiam verdadeiras fortunas para garantir um espaço nas feiras, mas o retorno era praticamente zero. Muita pompa e glamour para pouco retorno.


Com a pandemia, os salões deixaram de ser realizados por motivo óbvio, já que são ambientes onde a aglomeração de pessoas é inevitável. E qual a solução para o problema? A RX Reed Exhibitions garante ter resolvido os dois problemas – de falta de retorno financeiro e aglomeração em ambiente fechado – com uma única solução. A empresa escolheu o Autódromo de Interlagos para sediar o São Paulo Motor Experience, um Salão do Automóvel com novo formato, no qual os visitantes poderão dirigir os carros e até comprá-los. Tudo a céu aberto, em um mês que historicamente não tem incidência de chuvas.


Os visitantes do São Paulo Motor Experience terão à disposição a pista principal do Autódromo de Interlagos

Os organizadores do evento pretendem reunir na ampla área do autódromo as principais marcas da indústria automotiva, representantes dos setores financeiro, bens de consumo e combustíveis. A informação é de que cerca de 40 montadoras e importadores estão em negociação com a RX para reservar seus espaços, mas até o momento apenas a BYD e a BMW confirmaram presença. Dos 23 boxes do autódromo, cada um com 216m², a informação é de que 17 já estariam reservados.

ATRAÇÕES No novo formato, os expositores terão os boxes e outras opções de espaços para mostrar seus produtos. E os visitantes terão a oportunidade de dirigir as principais novidades da indústria automotiva no traçado do circuito de Interlagos, na pista On Road. Mas os organizadores revelam que terão ainda outros cinco tipos de pistas no São Paulo Motor Experience: Pista Off-Road, Pista SUV, Pista UTV, Arena Drifting e Arrancada e Pista New Tech (para demonstrações de novidades tecnológicas).


A intenção é bater a marca de 60 mil test drives ao longo dos nove dias de evento, podendo chegar a 100 mil testes. Os visitantes poderão comprar os carros na arena que será montada atrás dos boxes, obviamente dependendo da disponibilidade de estoques das montadoras. O futuro da mobilidade também terá espaço no São Paulo Motor Experience, com a Arena Tech, Arena E&A (demonstrações de novas tecnologias, carros elétricos e autônomos) e Arena Mobilidade (com test-drive de bikes e patinetes elétricas). Os visitantes terão ainda a Arena de E-Sports %2b Lab Tech, Festival de Música (com show ao vivo) e Cine Drive In, roda gigante e voos de balão.

O autódromo tem 23 boxes que serão ocupados pelos expositores, cada um com 216m²


Os ingressos serão colocados à venda a partir de abril, a preços que variam de R$ 40 a R$ 7 mil, dependendo do número de “atrações” contratadas pelo visitante. Nos dias úteis, o São Paulo Motor Experience será aberto ao público das 10h às 20h, e nos finais de semana das 9h às 20h. Os organizadores informam ainda que promoverão desfiles noturnos no circuito, com carros clássicos e outras atrações especiais. A expectativa é de movimentar mais de R$ 300 milhões na economia da cidade e gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.