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FUTURO PRÓXIMO

Stellantis anuncia 16 novos modelos, além de elétricos e híbridos, até 2025

O novo SUV compacto 100% elétrico da Jeep será menor do que o Renegade, do qual traz semelhanças - Foto: Jeep/Divulgação

 

A crise que afeta a indústria automotiva parece não abalar o CEO da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa, que se diz otimista em relação ao crescimento do setor no mercado brasileiro em 2022. Em encontro virtual com jornalistas especializados, o executivo confirmou alguns lançamentos para as diferentes marcas do grupo nos próximos anos e revelou que a Ram produzirá uma picape média no Brasil. Veículos híbridos e elétricos também estão no foco do conglomerado.


Apesar da deficiência no abastecimento de componentes na indústria automotiva, a alta do dólar e da inflação, e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que pode resultar em consequências graves ao setor, Antonio Filosa afirmou que não perde o otimismo e revela que acredita no crescimento do mercado automotivo do Brasil neste ano. Mas ele alega que não se pode esperar o mesmo na Argentina, onde a situação econômica se mostra bem mais complicada do que no Brasil.


O grupo Stellantis, que reúne as marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, aposta nos SUVs, segmento que projeta ter uma participação de mercado de 38% até 2025. Mas para crescer em vendas, Antonio Filosa revelou que muitas novidades serão apresentadas nos próximos anos, com modelos de diferentes segmentos. De acordo com o executivo, até 2025 serão lançados 16 novos modelos, sete veículos híbridos e elétricos, além de 28 reestilizações.

A traseira do modelo também lembra a do Renegade, com elementos em LED em X nas lanternas - Foto: Jeep/Divulgação


O primeiro modelo híbrido leve flex, como é chamado no grupo, terá um motor elétrico apenas para otimizar o desempenho do propulsor a combustão, que poderá ser o 1.0 ou 1.3 turbo. Nesse conjunto, o motor elétrico não é capaz de movimentar o carro sozinho. Esse modelo híbrido leve flex deverá ser lançado até 2025 e, posteriormente, serão apresentados outros híbridos convencionais.

Teaser da Ram 1500 BEV, versão elétrica da picape grandalhona que será lançada em 2024 - Foto: Ram/Divulgação


Filosa chama a atenção para o uso do etanol como uma eficiente solução para a redução das emissões de poluentes, apontando os carros híbridos como um produto mais adequado ao mercado brasileiro.

Para o executivo, os modelos 100% elétricos são de nicho e para que se tornem competitivos será preciso aumentar a produção de componentes como baterias e outros, reduzindo custos. Os conjuntos híbridos e elétricos do grupo Stellantis serão produzidos na fábrica de Betim.

JÁ CONFIRMADOS Os próximos lançamentos previstos no grupo Stellantis são o novo Citroën C3, o SUV cupê da Fiat e a picape Peugeot Landtrek. Além deles, foi confirmada a produção brasileira de uma picape média com a marca Ram. De acordo com o site Autos Segredos, o modelo será batizado como Ram 1200, com carroceria do tipo monobloco, usando a mesma plataforma do Compass, Renegade e Toro. A ideia é ter uma picape forte para competir com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.


Na Europa, o grupo Stellantis anunciou que todos os modelos das marcas irmãs serão 100% elétricos até 2030. O grupo quer antecipar a exigência do carbono zero estabelecida para 2038. Por lá, já foi confirmada a produção de um modelo Jeep 100% elétrico, menor que o Renegade, que deverá ser lançado no primeiro semestre de 2023.

Além dele, o grupo Stellantis divulgou duas imagens da nova picape Ram 1500 BEV (veículo elétrico a bateria) que chegará ao mercado mundial em 2024.

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