UAI

Ford lança a Ranger FX4 3.2, versão aventureira sofisticada, por R$ 288.990

Com bom pacote de equipamentos e nível de acabamento melhor, a nova versão chega para atender consumidor que gosta de off road, mas não dispensa conforto

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Ford lança a Ranger FX4 3.2, versão aventureira sofisticada, por R$ 288.990
Ford lança a Ranger FX4 3.2, versão aventureira sofisticada, por R$ 288.990 Foto: Ford lança a Ranger FX4 3.2, versão aventureira sofisticada, por R$ 288.990

A Ranger FX4 traz a grade frontal em preto brilhante e faróis full LED com máscara negra

 

Desde que virou importadora no mercado brasileiro, a Ford tem a Ranger como seu principal produto por aqui, pelo menos no que diz respeito a volume de vendas. A picape média tem história no país, já teve dias melhores e atualmente é o terceiro modelo mais emplacado no segmento. Depois de lançar as versões Black e Storm, a Ford traz agora a FX4, modelo 2023, equipada com motor 3.2 a diesel, câmbio automático e tração 4x4. A proposta é oferecer uma picape para quem gosta de aventuras no fora de estrada não radical, mas que não dispensa sofisticação e conforto.


A nova Ranger FX4 já está disponível em pré-venda a partir de hoje e poderá ser vista e adquirida diretamente nas concessionárias a partir do dia 20. O preço é de R$ 288.990, já com a redução do IPI. No segmento de picapes médias no Brasil, a Ranger é o terceiro modelo mais emplacado, ficando atrás da Toyota Hilux e da Chevrolet S10. No ano passado, a Hilux teve 45.893 unidades emplacadas, contra 35.045 da S10 e 20.499 da Ranger.


A versão é identificada nas laterais pelo adesivo, mas traz ainda molduras na caixas de rodas, estribos e o snorkel, vendido como acessório

Nos dois primeiros meses deste ano as posições no topo do ranking não foram alteradas. A Hilux teve 5.470 unidades emplacadas no acumulado dos dois meses, enquanto a S10 registrou 2.964 e a Ranger 1.990. O curioso é que os emplacamentos do modelo da Ford vêm oscilando de um mês para o outro, sendo que em janeiro foram 1.221 unidades, e em fevereiro, 769. Para Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul, a oscilação nas vendas está diretamente relacionada com a falta de componentes e outros fatores, como alta do dólar e inflação.


A Ford Ranger atualmente é vendida no Brasil nas versões XL 2.2 4x4, XLS 2.2 4x2, XLS 2.2 4x4, Black 2.2 4x2, Storm 3.2 4x4, XLT 3.2 4x4 e Limited 3.2 4x4. A novidade passa a ser a Ranger FX4, versão para quem procura uma picape apta às aventuras não radicais no fora de estrada e não abre mão da sofisticação. A nova versão passa a ser mais uma opção junto a XLT, Storm e Limited.

As lanternas traseiras são escurecidas e o nome da picape aparece em preto, assim como o santantônio estilizado


SEM CROMADOS Visualmente, a Ranger FX4 se diferencia de algumas versões pela ausência de cromados, além de trazer rodas de liga leve diamantadas. A grade frontal é toda em preto, assim como a parte inferior do para-choque. Os faróis são full LED, com luz diurna na base, e trazem máscara negra. Os detalhes em preto aparecem também na capa dos retrovisores, nas molduras das janelas e caixas de rodas, nos estribos laterais, no santantônio estilizado, no para-choque e no nome Ranger na tampa traseira. As lanternas também são escurecidas.


O interior tem o acabamento predominantemente em preto, com bancos revestidos em couro e sistema multimídia Sync

A versão é identificada pelo adesivo FX4 nas laterais e na tampa traseira, ambos em vermelho e preto. As rodas de série são de liga leve de18 polegadas, com desenho exclusivo, que trazem pneus Scorpion ATR de uso misto. Opcionalmente, a picape pode ter rodas de 17 polegadas (a mesma da Storm), calçadas com pneus Scorpion AT%2b, com boa capacidade off road. Com elas o preço da Ranger FX4 sobe para R$ 290.990. As cores disponíveis para a carroceria são cinza moscou, prata geada, branco ártico, preto gales, vermelho bari e vermelho toscana.

POR DENTRO O interior tem o acabamento predominantemente em preto (exceto o teto), com bancos, volante, descansa-braço e manopla do câmbio revestidos em couro com costura vermelha. Os encostos dos bancos dianteiros trazem a inscrição FX4, sendo que o do motorista tem ajustes elétricos. A caçamba da versão tem cobertura de plástico, mas a capota marítima é vendida como acessório, assim como o snorkel e a caixa organizadora de 42 litros com chave, instalada na lateral da caçamba.


Os bancos dianteiros trazem a inscrição FX4 no encosto e o do motorista tem ajustes elétricos

Entre os equipamentos de série da versão FX4, destaque para ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, sensor de chuva, diferencial traseiro blocante, sete airbags, sistema anticapotamento, assistente de frenagem de emergência, controles eletrônicos de estabilidade e tração, controle adaptativo de carga, assistente de fadiga, travamento automático das portas, assistente de partida em rampa, controle automático em descidas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, partida remota, faróis full LED, alargadores de para-lama, estribos laterais, santantônio, bancos revestidos em couro, direção com assistência elétrica, multimídia Sync com Fordpass Connect e câmera de ré.

O espaço no banco traseiro é ideal para duas pessoas, já que o console e o túnel no assoalho incomodam quem senta no meio


CONJUNTO MECÂNICO O motor que equipa a Ranger FX4 é o cinco cilindros em linha, 3.2 litros Duratorq a diesel, que desenvolve 200cv a 3.000rpm e torque de 47,9kgfm entre 1.750rpm e 2.500rpm. O propulsor utiliza o reagente líquido Arla 32 para atender às normas de emissões, que fica armazenado em um tanque de 20 litros, com autonomia de 10 mil a 14 mil quilômetros. O motor trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades, diferencial blocante e sistema de tração 4x4 com seletor no console. As suspensões são independente com barra estabilizadora na dianteira e eixo rígido com feixe de molas longitudinais na traseira. Os freios contam com discos nas rodas dianteiras e tambores na traseira.


As rodas de série são de liga leve de 18 polegadas, com desenho exclusivo e pneus Scorpion ATR

A versão é disponibilizada na carroceria cabine dupla, que tem 5,35m de comprimento, 1,97m de largura, 1,82m de altura e 3,22m de distância entre-eixos, com altura em relação ao solo de 23,5cm e capacidade de imersão de 80cm. A caçamba tem capacidade de 1.180 litros e a carga útil é de 1.014 quilos. O ângulo de entrada é de 28 graus e o de saída, 26 graus.