UAI

Volvo C40 Recharge é o SUV cupê elétrico que chega ao Brasil por R$ 419.950

Modelo sueco tem estilo atraente, motores elétricos que despejam mais de 400cv nas quatro rodas e autonomia de 440 quilômetros

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Volvo C40 Recharge é o SUV cupê elétrico que chega ao Brasil por R$ 419.950
Volvo C40 Recharge é o SUV cupê elétrico que chega ao Brasil por R$ 419.950 Foto: Volvo C40 Recharge é o SUV cupê elétrico que chega ao Brasil por R$ 419.950

 

Da Cidade do México - A Volvo dá mais um passo rumo à eletrificação de sua linha no Brasil com a chegada do C40 Recharge Pure Eletric. Depois do XC40 100% elétrico, a marca sueca aposta suas fichas no SUV cupê de belas linhas, que traz a proposta de ser um carro em paz com o meio ambiente, seja pelo índice zero de poluição ou por usar materiais recicláveis. O C40 traz dois motores elétricos que garantem desempenho empolgante, além de acabamento sofisticado e ampla lista de equipamentos de série. O VRUM foi até o México para testar e conhecer os detalhes da novidade.



No ano passado, a Volvo começou a mudar seu portfólio no mercado brasileiro com a chegada do primeiro modelo 100% elétrico, o XC40, que até então era vendido em versão híbrida. Agora chegou a vez do C40 Recharge, um modelo que foi concebido como um carro elétrico, mas que compartilha a plataforma com o XC40, do qual herda também o conjunto motriz. Em menos de um mês, o lote de 200 unidades do novo modelo colocado em pré-venda foi totalmente esgotado.



Mas, se existem semelhanças entre o XC40 e o C40, também existem diferenças. A começar pelo desenho da carroceria, que no SUV cupê tem linhas mais aerodinâmicas, com o para-brisa mais inclinado, e o teto arqueado com forte descaída na traseira. A grade fechada identifica a versão 100% elétrica, que não precisa de reforço na ventilação naquela parte, já que não tem motor a combustão. São formas e elementos que contribuem para melhorar a aerodinâmica e, consequentemente, aumentar a autonomia do C40.

Os faróis full-LED trazem o tradicional Martelo de Thor, presente em todos os modelos da marca e que faz a função de luz diurna. Nas laterais, destaque para as enormes rodas de liga leve de 20 polegadas, que têm desenho mais fechado também para otimizar a aerodinâmica. Na traseira, o toque de esportividade está no spoiler na extremidade do teto e no aerofólio na quina da tampa do porta-malas. As lanternas em LED trazem desenho diferenciado, com parte vertical pontilhada. E o teto panorâmico de vidro coroa o desenho equilibrado do C40 Recharge, ampliando a visibilidade e a luminosidade no interior do modelo.



POR DENTRO Se por fora o C40 chama a atenção pelo estilo, por dentro impressiona pela qualidade do acabamento, nível de tecnologia e ampla lista de equipamentos. Trata-se de um carro que você não precisa ter a chave em mãos par abri-lo ou para fazê-lo funcionar. Basta tê-la no bolo para abrir as portas. E para acionar o motor, o modelo não traz nem mesmo o botão start engine. Basta pisar no pedal do freio e colocar a alavanca do câmbio na posição D para acionar os motores. Você só vai perceber que o carro está ligado pelo movimento das luzes no painel. E não tem nem freio de estacionamento para liberar. Basta acelerar e sair.



O Volvo C40 conta também com o sistema hands-free para a abertura do porta-malas. Basta passar o pé sob o para-choque traseiro para que a tampa se abra. E para fechá-la basta repetir o movimento com o pé ou então acionar um botão na própria tampa do porta-malas ou na chave. O compartimento de bagagem tem 413 litros de capacidade, é todo revestido com carpete e traz iluminação. O carro não tem estepe e conta com pneus run flat, que podem rodar furados por alguns quilômetros até encontrar o borracheiro. Na frente, onde seria o compartimento do motor, outro espaço com tampa permite a acomodação de objetos menores.



O interior do Volvo C40 é sofisticado, com materiais de boa qualidade no acabamento. O painel tem plásticos de diferentes texturas, todos recicláveis. A Volvo optou por não usar couro no revestimento dos bancos “em favor do bem-estar animal”. O material usado no revestimento é o Microtech, um plástico tricotado à base de PVC com um suporte têxtil feito de poliéster 100% reciclado.

O painel de instrumentos é todo digital e configurável, exibindo inclusive o mapa de navegação. Já a central multimídia traz o sistema multimídia Google Automotive Services, que proporciona fácil conectividade, com acesso por comando de voz ou ecossistema de aplicativos nativos. O assistente do Google pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso por comando de voz. Já o sistema de som é Harman Kardon, com alta fidelidade sonora.

DIRIGINDO Para mover o C40, dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive) geram 408cv e 67,3kgfm de torque. Testamos o modelo no trânsito caótico da Cidade do México, que exige respostas rápidas às acelerações e manobras ágeis para evitar acidentes. E com o C40 tudo isso é possível, pois os motores elétricos despejam sua força e potência de uma só vez, conforme o comando no pedal do acelerador. Na estrada o SUV cupê mostra sua veia esportiva, com acelerações muito rápidas, pressionando as costas do motorista e passageiros no encosto dos bancos.



O powertrain de tração integral é alimentado por uma bateria de 78kWh, que proporciona autonomia de 440 quilômetros com apenas uma carga. No sistema de carregamento rápido, a bateria recarrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos. Já no sistema doméstico a recarga total é feita em 8 horas. A bateria tem oito anos de garantia ou 160 mil quilômetros. Com esse conjunto elétrico, o C40 acelera até 100km/h em apenas 4,7 segundos, com máxima de 180km/h.

Para regenerar energia e ajudar na recarga da bateria, o modelo traz o One Pedal Drive, que é um sistema que usa a desaceleração como freio. A regeneração de energia é obtida também nas frenagens.

TECNOLOGIA O Volvo C40 traz um amplo pacote de itens de série, com destaque para os sistemas de assistência à condução, como a câmera de 360 graus, o alerta de tráfego cruzado (CTA) com frenagem automática, sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e sistema de alerta de ponto cego (BLIS). Já o City Safety reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O modelo traz ainda o Pilot Assist e o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

Na prática, o novo Volvo C40 é um carro agradável de dirigir, com boa estabilidade em curvas e boa filtragem das imperfeições do solo, o que permite um rodar confortável. E do mesmo jeito que o modelo acelera muito, também freia muito, garantindo total segurança com discos nas quatro rodas e o auxílio da eletrônica.

O Volvo C40 Recharge conta com um pacote de serviços agregados por três anos, além do pacote de internet disponível na central multimídia por quatro anos sem custo adicional. O preço sugerido é de R$ 419.950. A Volvo pretende ampliar a rede de recarga no Brasil, instalando postos em todas as regiões. A marca anunciou também que tem um parceiro no país para recolher e reciclar as baterias.

Para os executivos da Volvo, o uso de carro elétrico é extremamente vantajoso. Eles informam que o custo médio do kW é de R$ 1, ou seja, para carregar a bateria do C40 gasta-se R$ 78, permitindo rodar até 440 quilômetros. Já para rodar a mesma distância com um carro abastecido com gasolina o custo é bem maior, principalmente agora com os preços dos combustíveis nas alturas.

O Volvo C40 não traz entre os equipamentos de série o Wall Box, que é o carregador que pode ser instalado na garagem de casa. Se o cliente quiser um, terá que desembolsar R$ 8.950. A Volvo revelou que está desenvolvendo um SUV elétrico compacto em parceria com a chinesa Geely. Trata-se de um modelo menor que o XC40, que deverá chegar ao mercado antes de 2030. Por fim, a Volvo anunciou que vai deixar de comercializar no Brasil os modelos S60 e S90, direcionando seu foco totalmente para os veículos elétricos. Já os modelos XC60 e XC90 continuarão sendo vendidos com conjunto híbrido.

(*) Jornalista viajou a convite da Volvo Car Brasil