São Pedro (SP)* - O Brasil acaba de receber mais um player de peso no segmento das picapes. Pesando 3.600 quilos e medindo 6,06 metros de comprimento, a Ram 3500 finalmente desembarca no Brasil em três versões: Laramie, com preço sugerido de R$ 484.990; Night Edition, por R$ 509.990; e a Limited Longhorn, por R$ 529.990. No limiar entre uma picape e um caminhão, o modelo exige carteira de habilitação categoria C.
No Brasil, o público-alvo predominante são os empresários do agronegócio. Fora da luxuosa cabine, a caçamba tem volume de 1.628 litros (sem as Ramboxes), suportando até 1.700 quilos de carga. Para facilitar a vida do proprietário, a tampa da caçamba tem abertura remota na chave, além de acionamento por botão no painel.
A capacidade de reboque é de até 9 toneladas, sendo que a versão de topo Longhorn oferece predisposição para a quinta roda. Para suportar tudo isso, as suspensões não poderiam deixar para trás o bom e velho eixo rígido, com feixe de molas na traseira.
Todas as versões são equipadas com um bloco turbodiesel de 6,7 litros, volume dividido em 6 cilindros dispostos em linha, com 377cv de potência e 117kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas. Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre três modos de tração: 4x2, 4x4 ou 4x4 reduzido.
A “monstra” traz de série as famosas Ramboxes, que são os compartimentos fechados ao lado da caçamba que podem levar compras e até bagagem. Na versão Longhorn, o cliente pode optar entre as Ramboxes ou pela predisposição de engate. Os retrovisores de braço longo oferecem ajuste horizontal e vertical. Em todas as versões as rodas são de 18 polegadas.
Apartamento sobre rodas
Leia Mais
Grandalhona RAM 1500 Rebel V8 se destaca no design, conforto e desempenhoVídeo: confira o teste com a nova picape Ford Maverick Lariat FX4Toyota apresenta a Hilux e o Corolla Cross com a roupagem Gazoo RacingConfira o vídeo com a RAM 3500 Longhorn, a picape mais luxuosa do BrasilMitsubishi Eclipse Cross ganha reestilização que elimina traseira polêmicaTECNOLOGIA O nível de recursos de série da Ram 3500 Limited Longhorn, versão de topo, é mais um dos pontos altos. Os faróis full-LED direcionais seguem o movimento das rodas. O espelho retrovisor é digital. O pacote de assistência à condução traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa.
A central multimídia Uconnect tem tela de 12 polegadas e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de sistema de som premium com 17 alto-falantes, subwoofer de 10 polegadas e cancelamento ativo de ruídos externos. A câmera 360 graus equipa todas as versões da “monstra”.
Completam a lista de equipamentos as nove portas USB, sendo quatro do tipo C, além de duas tomadas de 110V padrão americano. O modelo já está disponível nas 55 concessionárias Ram no Brasil. De acordo com a marca, a fila de espera promete ser grande, podendo chegar a 12 meses.
* Viajou a convite da RAM .