A Fiat lançou a linha 2023 do Mobi, o segundo hatch compacto de entrada mais emplacado no Brasil – só perde para o Renault Kwid. A principal novidade é que o modelo ganha como opcional o Pack Safety nas versões Like e Trekkimg, que traz os controles de estabilidade e tração, além do assistente de partida em rampa. Na verdade, a montadora se antecipou em oferecer opcionalmente os dois primeiros sistemas de segurança (ESC %2b ASR), que a partir de 2024 serão obrigatórios em todos os modelos.
Leia Mais
Confira os prós e os contras da versão automática da picape Fiat StradaMitsubishi Eclipse Cross ganha reestilização que elimina traseira polêmicaToyota apresenta a Hilux e o Corolla Cross com a roupagem Gazoo RacingRenault dá um tapa no visual da Oroch e confirma a chegada para 12 de abrilJeep Compass 4xe, SUV médio híbrido plug-in, será lançado no dia do 4x4General Motors confirma a chegada da nova Chevrolet Montana para 2023
Em 2015, a Resolução 567 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que a partir de janeiro de 2022 todos os carros comercializados no Brasil deveriam ser equipados com o controle de estabilidade. Mas a Anfavea, representante das montadoras no país, pediu a extensão do prazo por mais dois anos, alegando que a pandemia da COVID-19 afetava a produção de carros por falta de componentes. O Contran acatou o pedido e em outubro de 2020 a Resolução 799 transferiu a exigência do controle de estabilidade para 2024.
NA SUBIDA Outro item importante que faz parte do Pack Safety opcional do Fiat Mobi é o assistente de partida em rampa, ou Hill Holder, que facilita as arrancadas em ruas íngremes, segurando o carro para o motorista. Os freios são mantidos acionados por alguns segundos mesmo quando o pedal está solto, dando tempo para o motorista arrancar sem permitir que o carro ande para trás.
DE SÉRIE Todas as versões do Fiat Mobi 2023 trazem de série ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, travas e vidros elétricos dianteiros, sensor de pressão dos pneus, airbag duplo e freios ABS com EBD. A lista de opcionais inclui retrovisores elétricos, alarme, volante multifuncional com regulagem de altura e rodas de liga leve. O sistema multimídia Uconnect é opcional na versão Like e de série na topo de gama Trekking.
CONJUNTO MECÂNICO O motor que equipa o Fiat Mobi 2023 é o 1.0 Fire EVO, que desenvolve potências de 71cv (gasolina) e 74cv (etanol), e torques de 9,3kgfm (g) e 9,7kgfm (e) a 3.250rpm. O propulsor é acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular, com esse conjunto mecânico o Mobi registra números de consumo de 13,5km/l na cidade e 15km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Mas se o tanque for abastecido com etanol, o compacto faz 9,6km/l na cidade e 10,4km/l na estrada.
A linha 2023 do Fiat Mobi tem preços de R$ 61.990 para a versão Like e R$ 64.990 para a Trekking. O modelo tem cinco opções de cores, entre elas a nova cinza strato (exclusiva para a versão Trekking), além de novos grafismos nos adesivos do capô, laterais e traseira, barras longitudinais de teto, teto bicolor, calotas escurecidas com desenho exclusivo, retrovisores com pintura black piano, maçanetas na cor da carroceria e tecidos exclusivos com costura laranja.
.