A Renault foi curta e grossa para anunciar a chegada do modelo 2023 de sua picape intermediária Oroch. Sem fornecer detalhes, a montadora revelou que o modelo será lançado no dia 12 de abril e que chegará com o visual renovado. Informações sobre possíveis mudanças mecânicas? Nenhuma, mas já é sabido que a picape ganhará uma nova opção de motor, o 1.3 turbo de 170cv. A ideia é tentar diminuir a distância enorme que existe entre os números de vendas da Oroch e da líder do segmento, a Fiat Toro.
Leia Mais
Jeep Compass 4xe, SUV médio híbrido plug-in, será lançado no dia do 4x4General Motors confirma a chegada da nova Chevrolet Montana para 2023Mobi ganha controles de estabilidade e tração e Hill Holder como opcionaisJeep lança o Compass 4xe, o híbrido plug-in com consumo médio de 25,4km/lConfira o vídeo com a RAM 3500 Longhorn, a picape mais luxuosa do Brasil
“Vem aí a Renault Oroch 2023. O revolucionário modelo, que estabeleceu um novo segmento dentro do universo de picapes chegará ao mercado no dia 12 de abril, trazendo design renovado que reforça a sua robustez”. Com esse singelo e curto texto, pouco informativo, a montadora apenas confirmou a data de lançamento do modelo.
Mas há que se fazer justiça, pois quando a Renault afirma que a Oroch inaugurou o segmento de picapes intermediárias está dizendo a pura verdade, embora a Fiat insista em dizer que esse mérito é da Toro. Mas não é. As duas picapes disputam o mesmo segmento, mas o modelo da marca italiana, com seu design diferenciado, dá uma verdadeira surra na picape da Renault quando o assunto é vendas.
Em 2021, enquanto a Fiat Toro teve 70.890 unidades emplacadas no Brasil, a Renault Oroch registrou apenas 12.133.
VISUAL Pelas imagens escurecidas divulgadas pela Renault fica difícil identificar quais as mudanças revelam o “design renovado” da picape. As poucas coisas que se percebe é que a grade parece ter elementos cromados e os faróis são em LED. Quase não dá para ver o para-choque dianteiro, mas, pela parte superior do componente exposta, nota-se que ele está mais robusto, mais proeminente em relação à grade.
Nas laterais, a silhueta é a mesma, mas as rodas têm desenho diferenciado. Vista de traseira, a “nova” Oroch mantém o estilo, com a tampa traseira robusta, trazendo a logo da marca cromada e o nome adesivado na parte inferior. A caçamba continua bem encurtada, mas um detalhe chama a atenção: o santantônio estilizado que compõe o visual junto com o rack de teto. As lanternas traseiras trazem três elementos internos verticais em LED.
MOTORES No quesito conjunto mecânico, a Renault já havia revelado a novidade do motor mais potente na linha 2023 da picape. Mas o mais provável é que mantenha o motor 1.6 de 120cv nas versões de entrada, combinando com câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT. A novidade mais esperada na Oroch é o motor 1.3 turboflex de 170cv, o mesmo que equipa o Duster e o Captur. O propulsor desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz será acoplado apenas ao câmbio CVT.
Mas para se tornar um concorrente à altura para a Fiat Toro, a nova Renault Oroch terá que manter a política de preços mais baixos e melhorar o pacote de equipamentos de série e opcionais. Todos esses detalhes serão conhecidos no dia 12 de abril, quando a linha 2023 da picape será lançada.