Algumas bizarrices automotivas, mesmo que esperadas, não deixam de assustar quando se materializam. E a Peugeot está prestes a nos brindar com uma das boas. Desde o início do ano passado a empresa faz parte do Grupo Stellantis (fusão entre a FCA e a PSA), e, ainda que isso resulte em uma pasteurização das marcas, o compartilhamento de plataformas e conjuntos mecânicos entre elas é condição essencial para colher os frutos dessa união.
Leia Mais
Após a 'morte' do Tiggo 3X, Caoa Chery prepara novidades eletrificadasConheça os detalhes do Corolla GR e do Civic Type R, confirmados para 2023Modelos clássicos voltam ao segmento dos sedãs médios; veja o cenário atualChevrolet Equinox 2022: SUV chega reestilizado e com versão esportiva RSPeugeot Partner Rapid não passa de um Fiat Fiorino com a logomarca do leãoO hatch compacto da Peugeot é uma das carrocerias mais bonitas que temos hoje no mercado, com uma grade imensa e agressiva, faróis e lanternas com três elementos internos (que simbolizam as garras de um leão), a assinatura luminosa estilo “dente de sabre” e a musculatura elegante obtida pelos vincos. Enfim, suas linhas sugerem força e velocidade. Até o pequeno volante, com base e topo achatados, é um convite para pilotar.
Aí os caras vão lá e me colocam debaixo do capô um motor 1.0 de três cilindros, com até 75cv de potência e 10,7kgfm de torque, projetado apenas para entregar um baixo consumo de combustível. A atual motorização 1.6, com até 118cv e 15,5kgfm, já foi decepcionante no lançamento do modelo, mas agora vão conseguir piorar a situação.
Hoje, a versão mais barata do Peugeot 208 é a Active 1.6 AT, vendida por R$ 99.990. O motor 1.0 Firefly, em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas, deve trazer de volta o antigo pacote de entrada Like, que chegaria na casa dos R$ 85 mil. Só para comparar, o Fiat Argo mais barato vendido com esse conjunto mecânico custa R$ 73.690. Atualmente o hatch compacto da Peugeot é um fiasco de vendas no varejo, sendo que, até abril de 2022, 81,4% do seu volume foi comercializado pelo canal corporativo, ou seja, com algum desconto..