Corsa Sedan 1.4 ou Prisma 1.4?

Reservamo-nos o direito de editar os e-mails

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/10/2007 15:00 Renato Parizzi /Portal Vrum
De: Eurides Alves
Data: 24/10/07


Estou prestes a adquirir meu primeiro carro zero quilometro. Já me decidi pela marca, mas estou em dúvida quanto ao modelo. Poderiam me dar alguns dicas? Estou em duvida entre Corsa Sedan 1.4 ou Prisma Sedan 1.4.
Obrigado.

_____________________________________________________________________

Oi Eurides, tudo bem?

Primeiramente, gostaria de te mostrar uma matéria que eu escrevi em março deste ano comparando Corsa Sedan, Prisma e Classic. Acredito que ela possa te ajudar em alguns pontos.

http://noticias.vrum.com.br/veiculos/template_interna_noticias,id_noticias=23694&id_sessoes=4/template_interna_noticias.shtml.

Sobre a sua dúvida, ainda não tenhos os números de desvalorização do Corsa Sedan 1.4 e do Prisma. Sei que os Corsa hatch 1.0 e 1.8 têm desvalorização entre 8% e 9%.

Como você disse, o Corsa já é um veículo conhecido do mercado e já tem seu público. Com o lançamento do motor 1.4, as vendas do modelo aumentaram, já que a GM conseguiu melhorar a relação custo/benefício. O Corsa 1.0 era muito fraco e o 1.8 muito caro. Já o Prisma tem um pouco mais de um ano de vida. Ainda é pouco tempo para saber se o veículo vai ou não se consolidar. Me parece que ele tem apresentado alguns problemas mecânicos; mas não tenho como garantir a certeza desta informação.

A respeito dos preços, que é um dos pontos mais importantes da compra, vale citar travas e vidros elétricos do Prisma Joy, Prisma Maxx e Corsa Sedan Maxx são vendidos como acessórios nas concessionárias da marca. Na versão Premium do Corsa Sedan, eles já vêm de fábrica. Vamos aos valores:

Prisma Joy básico: R$ 31.490 (travas, vidros e pintura não incluídos)
Prisma Joy com ar: R$ 35.252 (travas, vidros e pintura não incluídos)

Prisma Maxx básico (já tem direção hidráulica): R$ 33.777 (travas, vidros e pintura não incluídos)
Prisma Maxx com ar (já tem direção hidráulica): R$ 37.539 (travas, vidros e pintura não incluídos)

Corsa Sedan Maxx básico: R$ 33.515 (travas, vidros e pintura não incluídos)
Corsa Sedan Maxx com ar e direção hidráulica: R$ 38.515 (travas, vidros e pintura não incluídos)

Corsa Sedan Premium básico (já tem direção hidráulica e travas e vidros dianteiros elétricos): R$ 36.515 (pintura não incluída)
Corsa Sedan Premium básico (já tem direção hidráulica e travas e vidros dianteiros elétricos) com ar: R$ 40.015 (pintura não incluída) - R$ 40.782 com pintura metálica

Lembrando que estes preços são os sugeridos pela Chevrolet para a linha 2008 dos modelos.

Fiz várias projeções e fiquei com dificuldades para montar uma configuração do Corsa Sedan e do Prisma com ar-condicionado, travas e vidros elétricos. Apenas o Prisma Joy com ar e travas e vidros elétricos chegam chega próximo aos R$ 35.000 que você pretende gastar. Mas um ponto interessante é que as concessionárias costumam vender estes modelos com bônus. Vale a pena pesquisar entre as concessionárias, como a Jorlan/Orca, LíderBH e Grande Minas. Liguei para a LíderBH para conversar sobre preços e promoções. Infelizmente o Corsa Sedan não tem nenhuma bonificação e o preço dele é o mesmo do sugerido pela montadora. Além disso, as concessionárias não costumam ter o modelo (tanto o Maxx quanto o Premiu) em estoque para pronta entrega (demora cerca de 60 dias para ser entregue). Já o Prisma Joy, com ar-condicionado, pintura metálica, travas e vidros dianterios elétricos e alarme, está sendo vendido por R$ 35.800. Pagando mais R$ 2.000, você leva o Prisma Maxx com o mesmo conteúdo + direção hidráulica e rodas de aro 14 (as do Joy são de aro 13). Trava e vidros dianterios elétricos e alarme são acessórios originais Chevrolet vendidos e instalados na concessionária. Prisma Joy e Maxx estão disponíveis para pronta entrega.

Sobre os dois modelos, o Corsa é mais espaçoso, tem acabamento superior e melhor estabilidade. A posição de dirigir e o nível de segurança também é melhor. O motor 1.4 Econo.Flex gera 99 cv e 13,2 mkgf com gasolina e 105 cv e 13,4 mkgf com álcool no Corsa e 89 cv e 12,4 mkgf (g) e 97 e 12,9 mkgf (a) no Prisma. Na prática, os dois têm desempenho muito próximo, já que o Prisma compensa os cavalos a menos com seu peso: 138 kg mais leve. Em termos de porta-malas, empate técnico: 439 litros no Prisma e 432 l no Corsa Sedan.

Deixando a análise jornalística de lado, eu faria um pequeno esforço financeiro e compraria o Corsa Sedan 1.4. Ele tem um conjunto melhor, tanto em conforto, quanto em equipamentos. O motor 1.4 ficou muito bom no modelo. Acho que o design dele poderia ter mudado mais com o lançamento do motor Econo.Flex, mas ele ainda me agrada. O que me incomoda no Prisma é o acabamento simples demais, o espaço interno apertado, a posição de dirigir e algumas soluções pouco práticas, como o encosto de cabeça fixo (sem ajuste de altura). O Corsa é superior em todos estes pontos.

Mas as minhas opiniões jornalística e pessoal são secundárias. A mais importante na hora da compra é a sua. Agende test-drives; dirija bastante os dois carros; conheça bem as versões; procure o melhor negócio. Não tenha vergonha de "jogar" o preço de um modelo de uma concessionária "contra" a outra. Você pode conseguir bons descontos fazendo isso. Além disso, se você for envolver um carro no negócio, fique atento na valorização do veículo. Muitas vezes a concessionária não pode te dar um bônus no modelo 0 km, mas eles podem pagar mais pelo seu usado.

Bem, espero ter te ajudado. Fique a vontade para entrar em contato novamente.

Um abraço.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
23 de novembro de 2017
21 de novembro de 2017

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação