Publicidade

Estado de Minas ROLIMÃ

É tudo mais ou menos automóvel


postado em 18/09/2011 17:46 / atualizado em 18/09/2011 19:07

(foto: Ralph Orlowski/Divulgação)
(foto: Ralph Orlowski/Divulgação)
Ocupando uma área de cerca de 250 mil metros quadrados, o Salão do Automóvel de Frankfurt (que começou quinta-feira e vai até dia 25) é tão grande que sobra espaço para devaneios dos fabricantes, que, de forma bem criativa, aproveitam a maior vitrine automotiva do mundo para suas ações de marketing, no sentido de fixar e reforçar a imagem da marca junto aos visitantes.
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
JOGO DE TÊNIS Você se lembra daqueles primeiros joguinhos eletrônicos, bem rústicos mesmos que mostravam partidas de tênis com apenas dois riscos nos lugar dos jogadores e uma bolina que rebatia nesses traços? Pois a Smart aproveitou essa idéia antiga para fazer uma jogada de marketing bem criativa. Do lado de fora, em frente ao pavilhão onde a nova versão elétrica do ForTwo está sendo exibida, a marca colocou duas unidades em duas raias, como se fossem os dois riscos no jogo de tênis. Seus movimentos para a frente e para trás representam a jogada virtual de cada participante e são reproduzidos em um telão para os dois motoristas.
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
PILOTO DE RALI Para promover as vendas do New Fiesta, principalmente no mercado europeu, a Ford escolheu o modelo na versão ST (mas com motor 1.6 turbo bem apimentado e tração integral) para representá-la nas provas do Campeonato Mundial de Rally (o WRC). Para que o visitante pudesse sentir a mesma sensação dos pilotos finlandeses Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latuala, da equipe oficial, ao entrar em alta velocidade nas curvas em piso de terra ou voar sobre uma depressão, a marca do oval azul instalou um simulador em seu estande, bem ao lado do carro de rali. A máquina, que tem um banco igual ao do carro de competição, conta com sensores que jogam o piloto de um lado para o outro e exige dele todo o talento na hora de frear, acelerar, trocar de marchas e usar o famoso freio de mão para dar aquela providencial derrapadinha.
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
CORRIDA DE BARCO A Volvo é patrocinadora de uma das maiores regatas transoceânicas do mundo: a Volvo Ocean Race. Para que o visitante possa sentir toda a emoção dessas provas, nas quais os velejadores enfrentam toda espécie de tempestade, o fabricante instalou do lado de fora da feira um simulador que projeta as imagens e reproduz com bastante perfeição todos os movimentos do barco ao furar ondas e inclinar para todos os lados. Ao sair da cabine do simulador, o visitante dá de cara com um dos enormes barcos pendurados do lado de fora.
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
AUTORAMA O Salão de Frankfurt foi palco para o lançamento do novo Opel GTC, versão esportiva voltada para quem gosta de acelerar. Mas como o visitante não pode acelerar o carro de verdade, a marca alemã (braço europeu da GM) colocou no estande uma pista de autorama (denominada Dynamic Track), na qual o piloto não fica com um acelerador na mão, mas sim sentado em um cockpit, com todos os comandos disponíveis (pedais de acelerador e freio, câmbio etc.) bem em frente à pista, em uma posição mais alta. É claro que o carrinho de plástico é uma miniatura do GTC.
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
MERCADO DE PULGAS Pode acreditar: o salão que exibe a vanguarda tecnológica do mundo automotivo atual também tem espaço para o mercado de pulgas. Em pleno pavilhão 9, um comerciante montou sua barraca com suas quinquilharias: peças inteiras de carro, com faróis de Mercedes Classe C de 2003, embreagem de BMW antiga, diversas miniaturas de carros, colas, lubrificantes e revistas automotivas de várias datas. Quem gosta mesmo de carro sempre dá uma paradinha numa banca dessas para ver se encontra algum tesouro.
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
OLHEM OS PNEUS! Num salão como o de Frankfurt, com tantas atrações, é difícil fazer com que o visitante prenda a atenção em detalhes como pneus. Para mudar essa história, o fabricante japonês Kumho bolou uma coisa legal: fixou os quatro pneus no chão, como se estivessem em um carro invisível, e com uma bonita morena ao volante. Como? Isso mesmo! Só que a moça, num truque de mágica, parece estar sentada em um banco imaginário, apenas segurando um volante real. Ninguém passa batido pelo estande.
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
SEGURANÇA VISÍVEL E INVISÍVEL A TRW é uma fabricante tradicional de componentes automotivos, principalmente na área de segurança. Como fazer para mostrar bem o funcionamento desses componentes sem instalá-los nesse ou naquele carro? A idéia foi criar um carro de acrílico, com todos os sistemas (airbags frontais, laterais e de cortina; freios ABS, cintos pré-tensionados, entre outros) funcionando de uma vez só. Deu certo, pois todo mundo para e dá uma espiada, conferindo como funcionam esses dispositivos.
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
PELO CELULAR A Valeo desenvolveu um sistema que estaciona o carro sozinho e decidiu mostrá-lo do lado de fora do salão. Num espaço reservado e com alguns carros estacionados, um funcionário fazia a demonstração. Ele descia do carro e, usando apenas o seu iPhone, fazia todas as manobras com o veículo (acelerar, frear, virar o volante, dar marcha à ré, entrar em uma vaga apertada, tudo) sem motorista. O sistema funciona por meio de sensores nos para-choques e deve equipar em breve os modelos topo de linha. A precisão de funcionamento é incrível!
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
NUM PÊNDULO Para badalar seu estande, a marca espanhola Seat (do Grupo Volkswagen) colocou um módulo balançando em um pêndulo, ao som da banda irlandesa U2. Muita gente gostou.
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
(foto: Eduardo Aquino/EM/D.A.Press)
ALMOFADÕES PARA RELAXAR A agitação do Salão de Frankfurt deixa os visitantes estressados. Aproveitando essa deixa, a marca coreana Kia resolveu ganhar alguns pontos e colocou em uma praça bem no centro do parque de exposições, entre os principais pavilhões, um monte de almofadões, para que a galera pudesse aproveitar um momento de folga relaxando, tirando um cochilo, tomando um solzinho ou mesmo ficar apenas jiboiando.

  • Tags
  • #
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade