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Estado de Minas ROLIMÃ

Quatro rodas nas quatro linhas


postado em 20/05/2012 21:29

(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press)
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press)

Depois de encerrados os principais campeonatos estaduais de futebol do país, começou ontem o disputadíssimo Campeonato Brasileiro 2012. É de conhecimento geral que, além da devoção pelo futebol, milhões de torcedores brasileiros e estrangeiros espalhados pelo mundo são apaixonados também por carros. Com isso, muitos fabricantes da indústria automotiva enxergam o esporte bretão como uma vitrine para suas marcas e produtos. O Rolimã separou alguns melhores momentos de jogadas de marketing de empresas que procuram conquistar fiéis torcedores-consumidores e driblar seus adversários nesse concorrido mercado.

 

(foto: Rodrigo Clemente/Esp. EM/D.A.Press)
(foto: Rodrigo Clemente/Esp. EM/D.A.Press)
 

MARKETING Este ano, além do Campeonato Mineiro, que teve o Atlético como campeão, a Chevrolet foi a patrocinadora dos campeonatos dos estados de São Paulo, Goiás e Paraná. Numa ação de marketing denominada naming rights, que consiste na inclusão da marca no nome oficial das competições, a empresa norte-americana negociou com as respectivas federações organizadoras os campeonatos que passaram a se chamar: Mineiro Chevrolet 2012, Paulistão Chevrolet 2012, Goianão Chevrolet 2012 e Paranaense Chevrolet 2012. Durante o Campeonato Paulista, como estratégia de aproximação da Chevrolet com seus clientes, o troféu de campeão ficou exposto com a nova caminhonete S10 em um shopping de São Paulo.

(foto: Jorge Gontijo/EM/D.A.Press)
(foto: Jorge Gontijo/EM/D.A.Press)
NA CAMISA A Fiat é proprietária da Juventus de Turim, clube de maior torcida da Itália e um dos mais tradicionais do futebol mundial. Depois de ter sua marca estampada nas camisas de clubes como Cruzeiro, Palmeiras, Atlético, Bahia, Ipatinga e Villa Nova, entre outros, a montadora italiana é atualmente patrocinadora máster do decacampeão mineiro América. Além do nome em todos os uniformes do time, o contrato com a Fiat inclui as placas do centro de treinamento e de campo, entre outros materiais promocionais. Além de clubes brasileiros e da própria Juventus,
a Fiat já foi patrocinadora do famoso clube argentino Boca Juniors.


BUSÃO No início de 2010, Cruzeiro e Atlético se juntaram a outros clubes brasileiros que também receberam da Volkswagen, em forma de comodato, um ônibus Volksbus VW 18.320 personalizado, do projeto Seleção Volksbus. Montados de acordo com a necessidade de cada agremiação, tudo foi projetado para ser uma extensão dos centros de treinamento. Com estrutura de áudio e vídeo independentes, os veículos têm decoração interna totalmente diferenciada, com espaço para reuniões da comissão técnica, poltronas especiais para atendimento a jogadores contundidos e armários para utilização da equipe médica. Assim como o interior, a pintura externa é caracterizado com as cores e escudos de cada clube. Todos contam com frigobar, ar-condicionado, televisores com tela LCD e toaletes. Irizar, Marcopolo e Comil foram as empresas responsáveis pelo encarroçamento dos ônibus. O Wolfsburg, campeão da temporada 2008/2009 da Bundelisga (Campeonato Alemão), teve em sua origem a participação de trabalhadores da VW. O estádio onde manda seus jogos é batizado de Volkswagen Arena.

(foto: Getty Images/Divulgação)
(foto: Getty Images/Divulgação)
INSTITUCIONAL Patrocinadora e fornecedora oficial de veículos da Uefa Champions League desde 1992, a Ford renovou o contrato por três anos para continuar a parceria com a maior e mais importante competição de clubes da Europa. “Para uma empresa global como a nossa, a Uefa Champions League é a plataforma ideal para nos ligarmos a milhões de consumidores com base em valores comuns”, afirmou Stephen Odell, presidente e diretor-executivo da Ford Europa. Já a Ford Caminhões do Brasil patrocinou este ano os três principais campeonatos estaduais do país: paulista, carioca e mineiro. “O esporte sempre teve um papel importante na comunicação institucional da Ford Caminhões, principalmente o futebol, que tem uma sintonia muito grande com os nossos clientes”, diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões. Na última semana, a montadora do oval azul confirmou o patrocínio da Seleção Mexicana de Futebol até o Mundial do Brasil, em 2014.

 

(foto: Toyota/Divulgação)
(foto: Toyota/Divulgação)
LIBERTADORES Entre 1998 e 2007, a Toyota foi a principal patrocinadora da Copa Libertadores da América, maior e mais prestigiosa competição de clubes da América do Sul. Ainda parceira do torneio, que agora tem como patrocinador número um uma instituição bancária, a montadora japonesa oferece um carro zero-quilômetro como prêmio ao melhor treinador na final da competição. Os dois últimos treinadores premiados foram brasileiros: Celso Roth com o Internacional, em 2010, e Muricy Ramalho pelo Santos, em 2011. De 1999 a 2007, essa premiação era oferecida ao melhor jogador das duas partidas finais. Em 2006, Fernandão, atacante do Internacional, foi o destaque e recebeu um Toyota Corolla. Criada em 2002, a Copa Sul-Americana, segunda mais importante do continente, foi patrocinada pela Nissan até 2010. Atualmente, o torneio recebe o nome de Copa Bridgestone Sudamericana.

(foto: Audi/Divulgação)
(foto: Audi/Divulgação)

PERSONALIZADOS Para promoção dos jogos da Audi Cup, competição disputada em julho do ano passado na Alemanha, a Audi personalizou quatro modelos A1 com as cores dos clubes participantes: Internacional de Porto Alegre, Bayern de Munique, Barcelona e Milan. Os modelos com motor 1.4 turbo não foram disponibilizados para venda e ficaram expostos no Allianz Arena durante o torneio. A montadora alemã também é parceira oficial dos dois maiores clubes espanhóis, Barcelona e Real Madrid. Com contrato de patrocínio premium até 2014, ela tem direito de exploração de imagem do clube catalão em todo o planeta, além de fornecer carros para os atletas se locomoverem até os centros de treinamento, jogos e eventos oficiais da equipe. Como parte do acordo de patrocínio com o Real Madrid, foram instalados pela Audi bancos de reservas no estádio Santiago Bernabeau com a mesma tecnologia utilizada nos assentos de seus carros. Exploração da marca e fornecimento de veículos aos atletas também fazem parte do acordo.

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)
NA COPA As sul-coreanas Hyundai e Kia Motors também entendem que o patrocínio ao futebol é uma positiva estratégia de marketing e posicionamento de seus produtos perante o mercado global. Aliada da Fifa desde 1999, a Hyundai patrocinou a Copa do Mundo de 2002 e 2006. Em 2005, a Hyundai-Kia Motors assinou um contrato até 2014 como uma das seis principais parceiras da Fifa. O acordo prevê o fornecimento de frota de veículos para transporte terrestre para a Copa de 2014. Na Copa da Alemanha, em 2006, 900 automóveis ou vans e quatro ônibus estiveram à disposição de dirigentes da Fifa, seleções, membros do comitê organizador, árbitros e órgãos de imprensa. A Hyundai forneceu os ônibus usados para traslados entre cidades e também para o transporte das 32 seleções, todos eles decorados com a cor, a bandeira e os slogans do país específico. A Kia Motors é a principal patrocinadora do Palmeiras e da Copa do Brasil, segunda competição mais importante no calendário do futebol brasileiro.

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