Olhos de águia e roupa de pavão

Cesvi estuda melhor forma de visualizar pedestres, motocilistas e carros parados em situação de emergência à noite. Equipamentos de segurança são essenciais

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postado em 21/10/2006 18:00
Em países europeus, colete retrorefletido deve ficar no carro, pois equipamento aumenta a segurança em situação de emergência - Fotos: Alexandre Martins Xavier/Cesvi Brasil/Divulgação Em países europeus, colete retrorefletido deve ficar no carro, pois equipamento aumenta a segurança em situação de emergência
Qualquer instrutor de auto-escola ensina que, para dirigir, é preciso ter atenção difusa, ou seja, olhar para todos os lados sem perder o rumo. Porém, atitudes de pedestres, motoristas e motociclistas podem facilitar uma visualização ideal. O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) realizou um estudo chamado de Ver e ser visto, que aponta as condições em que melhor se enxerga durante a noite. O engenheiro especialista em segurança viária do Cesvi, José Antônio Oka, destaca a importância do uso de coletes com faixas retrorefletivas para os pedestres.

Quem usa colete homologado - que obedece as exigência da Norma NBR 1592 - é detectado pelo motorista a 333 metros e reconhecido a 107 metros. Já um pedestre que usa roupa preta é detectado a 22 metros e reconhecido a sete metros. Essa é uma boa indicação para quem trabalha nas ruas e estradas durante a noite, avalia Oka. Outra solução para evitar os acidentes é o uso de faixas de pedestre iluminadas, que, instaladas em algumas vias da cidade de São Paulo, diminuíram os atropelamentos em até 50%.

Duas rodas

No caso dos motociclistas, a recomendação não é diferente. Aquele que circula com a moto com o farol apagado, roupa preta e com o capacete equipado com o componente refletivo é detectado a 131 metros e reconhecido a 36 metros. Outro que acrescente um colete homologado e acenda o farol é visto a 627 metros e reconhecido a 129 metros. Sem nenhum equipamento refletivo e somente com o farol aceso a segurança é grande: 560 metros para ser detectado e 131 metros para ser reconhecido.
Coletes retrotrefletidos são equipamentos de segurança essenciais - Coletes retrotrefletidos são equipamentos de segurança essenciais

Tanto em Portugal quanto na Espanha todo veículo deve levar junto com o macaco e o estepe um colete retrorefletivo. Segundo Oka, o procedimento amplia a segurança, mas o essencial em uma parada de emergência é ligar o pisca-alerta do carro e colocar o triângulo a pelo menos 30 metros. Um veículo parado com o pisca-alerta aceso, o triângulo colocado adequadamente e o motorista usando um colete homologado enquanto troca o pneu, é detectado a 1.046 metros e reconhecido a 349 metros. Na mesma situação, porém sem ligar o pisca-alerta e com o triângulo a quatro metros do veículo parado, o espectro de visão diminui mais de três vezes: 362 metros para detectar e 123 para reconhecer. Já quem prefere dar um nó cego e não usar nenhum acessório de sinalização é visto a 156 metros e reconhecido a apenas 56 metros, quando, possivelmente, não terá tempo hábil para o motorista do outro carro parar.

Pioneira

Oka afirma que é a primeira pesquisa do gênero no país e que os métodos são semelhantes aos realizados em países europeus. Em todas as situações, o engenheiro ia ao lado do motorista e registrava em um computador portátil o momento e a distância que o condutor detectava e depois reconhecia o que estava a sua frente. Oka ressalta que os motoristas tinham entre 22 e 26 anos e que os testes foram realizados em uma noite de Lua Nova.
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