Rodas/Pneus - Se exagerar, o bicho pega

Conjunto permite alteração desde que diâmetro externo homologado seja mantido

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postado em 10/10/2007 13:55 Enio Greco /Estado de Minas
Marlos Ney Vidal/EM - 2/6/05
Na onda da personalização dos carros, rodas e pneus normalmente são os primeiros da lista de modificações. Aqueles que planejam ter um automóvel com visual diferenciado logo pensam em rodas de liga leve enormes, com desenho esportivo, e pneus largos, de perfil baixo, de preferência os de alta performance. São detalhes que podem deixar o carro com uma estampa moderna, mas, se não forem respeitados alguns critérios, as mudanças podem trazer problemas.

Diâmetro
De acordo com o coordenador de produtos da Goodyear, Marcelo Rodrigues, o principal ponto que deve ser observado é a manutenção do diâmetro externo do conjunto roda/pneu, que deve seguir as medidas dos componentes originais. Ele explica que, no caso de pneus de automóveis, a tolerância é de apenas 3% a mais ou a menos no diâmetro externo.

Contra
A Goodyear não recomenda a troca dos pneus originais por outros de medidas que não constem no manual do proprietário do veículo. Isso porque os carros são testados e homologados com pneus de medidas específicas, e alterações exageradas podem comprometer a performance. Marcelo explica que rodas e pneus fora do padrão homologado pelas montadoras resultam em aumento do consumo de combustível e alterações no hodômetro e velocímetro. A mudança das medidas do conjunto pode afetar também o funcionamento do sistema ABS, alterando sua programação. Rodas e pneus maiores podem piorar as retomadas de velocidade e as menores, diminuir a velocidade máxima.

Equivalentes
A Michelin também recomenda que os pneumáticos devem ser substituídos por outros iguais aos de homologação ou seus equivalentes. Pneus equivalentes são aqueles que reúnem ao mesmo tempo as seguintes condições: índice de carga igual ou superior; índice de performance igual ou superior; diâmetro exterior aproximado, segundo as tolerâncias definidas nos regulamentos de homologação de pneumáticos, anexos ao acordo de Genebra. O fabricante informa, ainda, que existe tabela de correspondências para verificar qual a dimensão mais adequada, porém pondera que são dados teóricos. Por isso, é importante se assegurar de que a mudança não causará problema. Deve-se consultar sempre o manual do proprietário do veículo.

Multa
A lei também condena as modificações exageradas. De acordo com a Resolução 533 do Contran, de 1978, o diâmetro externo do conjunto roda/pneu e as suspensões originais do veículo não podem ser alterados. A resolução determina, ainda, que as rodas e pneus não podem ultrapassar os limites externos dos pára-lamas. O motorista que infringir a lei está sujeito a multa.

Prós
Mas o coordenador de produtos da Goodyear lembra que se for respeitado o diâmetro externo do conjunto, rodas mais largas com pneus de perfil baixo proporcionam melhor estabilidade e dirigibilidade, além de conferir aparência mais esportiva. Com a banda de rodagem mais larga, o pneu aumenta a área de contato com o solo, garantindo maior aderência e segurança nas curvas. Mas vale lembrar que pneus de perfil baixo, com a banda lateral menor, têm flexibilidade reduzida e, em pisos imperfeitos como os do Brasil, correm constante risco de danos e aumentam a transferência das irregularidades do solo para o interior do carro, causando desconforto.

Rodas maiores e pneus de perfil baixo
Vantagens
Respeitando-se o diâmetro externo do conjunto, proporcionam melhor estabilidade e dirigibilidade
Mais aderência e segurança nas curvas
Aparência esportiva
Desvantagens
Com medidas fora do padrão homologado pelas montadoras, aumentam consumo de combustível
Alterações no hodômetro e velocímetro
Podem afetar funcionamento do ABS
Comprometem retomadas de velocidade
Pneus de perfil baixo correm risco maior de avarias em pisos imperfeitos
Aumentam transferência das irregularidades do solo para o interior do carro
Mudanças exageradas resultam em multa

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