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Estado de Minas

Não compre no escuro - Na linha de frente

Está à procura de um hatch ou perua? Saiba os problemas mais frequentes da linha Kadett/Ipanema e o custo dos reparos se pretende comprar um dos modelos


postado em 22/03/2009 14:39

Modelo só foi vendido com carroceria de duas portas, que, depois de anos de uso, apresenta ruptura nos pontos de solda, gerando vários ruídos(foto: Fotos: Arquivo EM/D. A Press)
Modelo só foi vendido com carroceria de duas portas, que, depois de anos de uso, apresenta ruptura nos pontos de solda, gerando vários ruídos (foto: Fotos: Arquivo EM/D. A Press)
Esta edição da série "Não compre no escuro" é sobre a linha Chevrolet Kadett/Ipanema. O objetivo da série é ajudar o leitor que quer comprar um usado a ter uma ideia dos problemas mais comuns e o custo do conserto. As informações, prestadas por especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento e emissão de ruídos), também servem para auxiliar quem já tem o modelo a montar plano de manutenção. Também vale conferir a lista de recalls de cada modelo.

O Kadett foi lançado em 1989 em três versões: SL e SL/E, com motor 1.8 de 95 cv; e a esportiva GS, com motor 2.0 de 110 cv. A perua Ipanema também chegou ao mercado neste ano. Dois anos depois a linha abandonava o carburador. O motor 1.8 ganhou injeção monoponto, ganhando mais 4cv de potência. O propulsor 2.0, que equipava a versão esportiva chamada de GSI, ganhou injeção multiponto e desenvolvia 121 cv. Nessa época foi lançado o lendário e belo modelo GSI conversível. Em 1993, a Ipanema ganhou modelo de quatro portas e opção de motor 2.0 com injeção monoponto que rendia 110 cv.
Em 1993 a perua passou a ter quatro portas e opção de injeção monoponto
Em 1993 a perua passou a ter quatro portas e opção de injeção monoponto

Em 1994, as versões mais simples passaram a ser denominadas GL e GLS. No ano seguinte, com a chegada do Astra, a Chevrolet mantém no mercado apenas a versão GL. Poucos meses depois o Kadett lança a versão Sport, com motor 2.0 monoponto e carroceria com toques esportivos. Naquele ano, o Kadett também passou por um face-lift. No fim de 1997, quando todas as versões passaram a vir com o motor 2.0 com injeção multiponto de 110 cv, a versão GLS entra no lugar da Sport e a GL sai de linha. Este ano também marcou a aposentadoria da perua Ipanema. O Kadett ainda sobreviveu mais um ano antes de sair de linha.

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Problemas e orçamento

De manutenção fácil e não muito dispendiosa, o único inconveniente do Kadett é não ter opção de quatro portas. Como o sistema mecânico é muito pesado, na hora de comprar dê preferência aos modelos com direção hidráulica. Se optar pelo conversível, verifique com muito cuidado se a capota não apresenta nenhuma infiltração. A perua Ipanema foi lançada com duas portas e depois veio o modelo com as portas traseiras.

MECÂNICOS
Folga prematura das buchas dos leques, coxins com rolamentos e buchas da barra de direção
Troca: R$ 350

Vazamento de óleo no retentor da haste seletora
Troca do retentor e da junta da seletora: R$ 84

Vazamento de óleo na junta da tampa de válvula
Troca da junta: R$ 42

Sujeira no corpo da borboleta
Limpeza: R$ 90

Entupimento da mangueira do sensor de pressão no coletor de admissão
Troca da mangueira: R$ 80

Folga na direção
Troca das buchas da barra de direção: R$ 55

ELÉTRICOS

Kadett monoponto
Falha no Módulo HEI (módulo de ignição que fica dentro do distribuidor)
Troca do sensor e da bobina impulsora: de R$ 230 a R$ 400

Falha no sensor de posição da borboleta
Troca: R$ 120

Falha do sensor de temperatura da água ou oxidação do conector
Troca do sensor: R$ 105
Troca do conector: R$ 75

Defeito no sensor de velocidade
Troca: R$ 220

Queima da placa retificadora e do regulador de tensão provocada por falha no alternador
Troca da placa e do regulador: R$ 155
Conserto do alternador: R$ 120
Troca do alternador: R$ 650

Falha do contato de ignição
Troca: R$ 100

Queima da bomba de combustível
Troca: R$ 205

Kadett multiponto
Queima do sensor de rotação
Troca: R$ 300

Falha no atuador de marcha lenta
Troca: R$ 260

Falha na sonda lambda
Troca: R$ 180

Kadett GSI
Queima (ou mal contato) dos conectores do relé da injeção eletrônica
Troca do relé: R$ 110
Troca dos conectores: R$ 105

Queima da central eletrônica
Reparo: R$ 700

Falha no debímetro (medidor de fluxo de ar)
Reparo: R$ 550

LATARIA/CARROCERIA

Com o passar dos anos as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500

RUÍDOS (causados por)

Folgas no painel de instrumentos, nos trincos das fechaduras e nas máquinas dos vidros
Má regulagem do capô e das portas
Afrouxamento da estrutura dos bancos
Folga nas dobradiças do banco traseiro
Para-choques bambos

A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200

Melhor custo/benefício - Peruas atrevidas
Melhor custo/benefício - Compactos premium - Sem prêmio para a segurança
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.4 e 1.6 - Franceses em destaque
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.0 - Mais por menos
Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo


RECALL

Para saber se seu Kadett ou Ipanema estão em dia com os recalls ligue para o Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet: 0800-702-4200

Kadett/Ipanema: troca do cabo solenóide da marcha lenta do carburador
Ano do recall: 1990

Kadett/Ipanema a gasolina: troca dos protetores da mangueiras do canister
Ano do recall: 1991



Colaboraram para a reportagem: AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Magnus Alinhamento (31-3463-9720); High Torque (31-3272-5655).

Modelos já analisados: Gol, Palio, Celta, Fiesta, Clio, Peugeot 206, Fox, Uno, Corsa, Ka, Santana, Tempra, Monza, Escort, Kombi, Tipo, Vectra, Verona/Apollo e Marea.

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