Defeito - Estalo da madrugada

Trinca no para-brisa do Voyage e Gol é problema recorrente, mas Volkswagen não explica o motivo, apesar de reconhecer o problema e trocar o vidro em garantia, sem custo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/05/2009 15:46 Daniel Camargos /Estado de Minas
A rachadura aparece na parte central inferior do vidro  - Andre Luiz Rocha/Divulgação A rachadura aparece na parte central inferior do vidro
No início de abril, o empresário paulista Daminse Fernandes foi buscar seu carro, um Volkswagen Voyage, na garagem para ir ao trabalho e se assustou ao ver o para-brisa trincado. "À noite, quando estacionei o carro, o vidro estava normal. De manhã, a trinca começava no meio do para-brisa e ia em direção ao lado do passageiro", lembra Daminse. Ele levou o carro à concessionária, que informou ser o quarto problema semelhante. Abriu-se uma ordem de serviço, a autorização foi solicitada à fábrica e, depois de 20 dias, o problema foi solucionado sem custos para o consumidor.

Já o caso do analista de tecnologia André Luiz Rocha, de Itaberaí (GO), é mais complexo. Depois de um mês usando o Voyage, que havia comprado zero-quilômetro, o para-brisa trincou na mesma situação: estacionado na garagem. Ele procurou a concessionária VW da região e foi orientado a usar o seguro, que incluía cobertura do para-brisa. Pelo serviço, ele pagou R$ 90 de franquia. Porém, depois de 15 dias, o vidro voltou a trincar.

André procurou a revenda novamente e foi informado de que o problema estava ocorrendo com vários Voyage (e também com o Gol, que compartilha a plataforma com o sedã), mas que não teria o vidro trocado, pois o dele não era mais original.

Indignado, André conseguiu um laudo da empresa que trocou o para-brisa pela primeira vez, certificando que a trinca não foi provocada por nenhum agente externo. Também entrou em contato com a ouvidoria da Volkswagen, mas já faz quase um mês que o para-brisa permanece trincado sem uma solução.
Volkswagen Voyage e Gol compartilha a plataforma e problemas, como o para-brisa que trinca sem explicação do fabricante - Marlos Ney Vidal/EM/D. A. Press - 11/11/08 e 4/8/08 Volkswagen Voyage e Gol compartilha a plataforma e problemas, como o para-brisa que trinca sem explicação do fabricante

Procurada pela reportagem para se posicionar sobre os dois casos e também sobre outras reclamações (veja frases ao lado com reclamações recolhidas na comunidade do site de relacionamento Orkut, onde existem tópicos com dezenas de reclamações), a Volkswagen emitiu apenas uma sentença, que reconhece o problema: "A Volkswagen do Brasil está avaliando individualmente as ocorrências mencionadas e apresentadas junta à sua rede de concessionárias e tomará as medidas necessárias para a sua solução".

A reportagem ligou para uma concessionária de Belo Horizonte, simulando ser um proprietário de Voyage com problema no para-brisa, e obteve a seguinte informação do consultor: "A fábrica nos informou que certa quantidade de chassi está com esse tipo de problema, tanto do Gol quanto do Voyage. Você tem que trazer o carro aqui, que abriremos uma ordem de serviço, vamos fazer o pedido para a fábrica e fazemos a troca dentro da garantia". O consultor disse também que o tempo médio de espera é de dois dias.

O que você acha do caso? Comente aqui!

Recorrente
Em 15 de dezembro do ano passado, a VW anunciou recall para o Voyage, Gol e Fox, pois o pedal do freio de algumas unidades poderia endurecer quando acionadas rapidamente, o que coloca a segurança dos passageiros em iminente situação de perigo. O volume total de carros convocados foi de 120.082. Informações no telefone da montadora: 0800 0195775. Cinco dias antes da convocação da VW, o caderno de Veículos do Estado de Minas e o Portal Vrum publicaram matéria mostrando reclamações dos consumidores assustados com a ineficiência do pedal do freio.

Dênis: "O para-brisa trincou com o carro parado. Como não sabia que já tinha acontecido com outros carros, acionei o seguro e troquei-o, pagando uma pequena franquia. Se soubesse que outras pessoas tinham passado pelo mesmo problema, ia fazer a maior confusão na concessionária".

Cláudio: "O para-brisa trincou no mesmo dia em que tirei o carro da loja. O caso foi resolvido no outro dia. Podemos fazer nossa parte e comunicar à fábrica, já que não é garantido que as revendedoras comuniquem todos os casos".

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
10 de janeiro de 2011
18 de dezembro de 2009

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação