AVALIAÇÃO TÉCNICA
Motor
O Golf é 4 cv mais potente, mas o torque do Astra é um pouco superior. O Astra é melhor no trânsito urbano, mas perde para o Golf na estrada. O funcionamento é mais homogêneo no motor VW, seja em aspereza,
vibrações, além de boa elasticidade.
GOLF **** ASTRA ***
Câmbio
As relações de marcha do Astra são mais curtas ajudam bem o motor a baixo regime de rotação, principalmente na cidade. Engate, maciez e precisão são um pouco melhores no câmbio VW. O curso da alavanca e seu posicionamento no túnel central são melhores no Golf.
GOLF **** ASTRA ***
Freios
O sistema de freios do Golf é superior ao do Astra (os traseiros são a tambor), com discos nas quatro rodas.
GOLF **** ASTRA ***
Suspensão
A suspensão do Astra ganha em conforto de marcha com no máximo duas pessoas. No resto, o projeto e calibragem da VW é melhor.
GOLF **** ASTRA ***
Nível de ruídos
Sobre piso de asfalto ruim, paralelepípedo e terra ambos são rumorosos mas é bem mais evidente no carro da GM.
GOLF *** ASTRA **
Direção
Ambos possuem volante com regulagem de altura e profundidade. Apesar de terem sistemas assistidos; no Golf é menor o esforço em manobras de estacionamento, mas o efeito retorno é melhor no carro da GM. Em precisão na reta e em curvas, o Golf supera o Astra, que também não é ruim. O sistema eletro-hidráulico, utilizado no Astra, tem o reservatório de óleo em local de péssimo acesso e visualização.
GOLF **** ASTRA ****
Altura do solo
Ambos são limitados com carga máxima, com pequeno ganho para o automóvel da GM. Os dois veículos têm chapa protetora inferior; mas no Golf, para trocar o óleo do motor/câmbio, tem-se que retirar roda e
a chapa.
GOLF ** ASTRA ****
Vedação
Não se observou infiltração de água ou poeira em ambos.
GOLF **** ASTRA ****
Iluminação
Tanto no habitáculo quanto na parte externa (farol) no Golf a iluminação é superior em eficiência e conforto; mas o Astra também é bom. Além disso, o Golf conta com luzes de cortesia no porta-malas, porta-luvas, pára-sóis etc.
GOLF **** ASTRA ***
Limpador de pára-brisa
Se equivalem. Ambos têm área de varredura satisfatória e os esguichos eficientes, sendo um pouco melhor os do Golf (tipo spray em V). Os comandos são racionais nos dois veículos.
GOLF *** ASTRA ***
Estepe/macaco
O conjunto macaco/estepe está localizado nos dois automóveis no porta-malas, no assoalho. A retirada em ambos é fácil, mas no Astra os pontos de sustentação (soleira) são protegidos por tampa plástica. No Golf existe pequena proteção para as mãos na manivela de acionamento.
GOLF *** ASTRA ****
Desempenho
O Astra leva a melhor em baixa rotação, o Golf até parece ter cabeçote multiválvulas pois falta força em baixa.
GOLF *** ASTRA ****
Consumo
São equivalentes. Varia de 9 a 10 km/h na cidade e cerca de 16 km/l na estrada (dados dos fabricantes).
GOLF *** ASTRA ***
Porta-malas
O Astra levam vantagem com 370 litros contra 330 do Golf.
GOLF *** ASTRA ****
Conforto
É inegável a boa ergonomia do Golf todos os objetos estão ao alcance das mãos e também a excelente
anatomia dos bancos.
GOLF **** ASTRA **
* RUIM - ** REGULAR - *** BOM - **** MUITO BOM - ***** ÓTIMO
MÉDIA DE PONTOS
GOLF 3,46
ASTRA 3,26
Publicidade
CHEVROLET ASTRA HATCH GLS 2.0 8V MPFI 2P 2000
Compartilhe no Facebook
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação