Publicidade

Estado de Minas

CHEVROLET ASTRA HATCH SS 2.0 8V FLEXPOWER MANUAL 4P 2006


postado em 01/01/2006 07:10

(foto: Chevrolet/Divulgação)
(foto: Chevrolet/Divulgação)
AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
Ambos são pródigos nesse quesito. Há bom espaço tanto para ocupantes da frente quanto para os passageiro de trás. No Astra, o assento do banco traseiro é muito baixo e a sensação é a de estar sentado no chão. No Stilo, o enorme teto solar faz com que diminua o espaço para a cabeça e ocupantes com altura superior a 1,75m a esbarram no teto.
ASTRA *** STILO **

PORTA-MALAS
A capacidade é praticamente a mesma. O Stilo leva ligeira vantagem de 10 litros: são 380 do Fiat contra 370 do Chevrolet. Ambos são práticos, têm grande abertura e são suficientes para comportar a bagagem de uma família.
ASTRA *** STILO ***

CÂMBIO
As relações de transmissão estão bem escalonadas nos dois modelos. Os engates são bons, assim como o curso da alavanca. O Astra tem pequena queda de rotação entre a primeira e a segunda marchas.
ASTRA *** STILO ***

SUSPENSÃO
Ambas privilegiam a estabilidade, e os pneus de perfil baixo sacrificam o conforto. O desconforto é mais sentido no Astra, que tem calibragem mais firme. Astra e Stilo são devoradores de curvas e o comportamento dinâmico é excepcional, a melhor característica dos dois carros, o que é muito importante para a segurança. O Fiat tem melhor relação entre estabilidade e conforto.
ASTRA *** STILO ****

MOTOR/DESEMPENHO
O Astra leva vantagem por ser flex. Apesar de os motores equiparem versões normais, o desempenho é outro destaque. Mesmo sendo 16V, o Stilo não decepciona muito em baixa rotação. Os dois motores não têm funcionamento suave, principalmente em rotações elevadas.
ASTRA **** STILO ***

ESTILO
As linhas do Fiat são mais atuais e o desenho é harmonioso. O Astra produzido no Brasil é a geração anterior, enquanto o Stilo dá os últimos suspiros antes da chegada do sucessor.
ASTRA ** STILO ***
(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)

ERGONOMIA
Comandos bem posicionados e bancos que poderiam ser mais anatômicos em ambos. Porém, não há nada que comprometa tanto assim.
Os comandos estão bem posicionados e ao alcance do motorista.
ASTRA *** STILO ***

CONFORTO
Há muitos itens de conforto e conveniência nos dois modelos. O Stilo é mais recheado de conveniências, como o sistema My Car.
ASTRA *** STILO ***

CONSUMO
Motores de maior cilindrada não são aliados do bolso do proprietário, embora os de Astra e Stilo não possam ser chamados de beberrões. Tudo depende da maneira de dirigir e o peso do pé sobre o pedal da direita. Acima de 100 km/h é mais difícil vencer a resistência do ar e, por isso, o consumo aumenta muito.
ASTRA *** STILO ***

ACABAMENTO
O Stilo aparenta material de melhor qualidade, principalmente o emborrachado no painel central. No Astra há alguns cantos vivos e rebarbas de plástico. O Stilo é um dos melhores acabamentos da Fiat. O interior tem forração em couro, sóbria. Enquanto o Astra combina tecido vermelho com preto e o resultado é um pouco extravagante. Além disso, há rebarbas de plástico.
ASTRA ** STILO ***

SEGURANÇA
Há muitos itens de segurança nos dois carros. No banco traseiro do Astra falta apoio de cabeça central; no do Stilo, não há cinto de três pontos para o passageiro do meio. Sistema ABS e freios a disco nos dois eixos. Ambos são também equipados com air bags frontais.
ASTRA **** STILO ****

RESULTADO

STILO 34
ASTRA 33


ASTRA
POSITIVO
* Estabilidade
* Segurança
* Desempenho a álcool

NEGATIVO
* Altura do solo
* Visibilidade lateral traseira
* Suspensão áspera

STILO
POSITIVO
* Freios
* Desempenho em alta
* Segurança

NEGATIVO
* Altura do solo
* Altura no banco traseiro
* Curso curto da suspensão

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade