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Estado de Minas

CHEVROLET MERIVA PREMIUM 1.8 8V MPFI FLEXPOWER 4P 2006


postado em 01/01/2006 07:35

(foto: Chevrolet/Divulgação)
(foto: Chevrolet/Divulgação)
AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESTILO
O Idea é mais moderno, mas a o desenho da carroceria tem muitos recortes e nem sempre agrada. Além disso, o fato de ser estreito causa estranheza. O Meriva é mais sóbrio, com linhas limpas e sem rebuscamento.
MERIVA *** IDEA **

ERGONOMIA
Nenhum dos dois é um primor nessa questão. Quando se coloca segunda ou quarta marcha no Meriva, o motorista esbarra o cotovelo no encosto do banco. Os outros comandos são de fácil acesso. O Idea tem os pedais desalinhados em relação ao volante e o motorista fica torto, a exemplo do Gol. Além disso, a perna do motorista esbarra constatemente no console central.
MERIVA *** IDEA **

CONFORTO
O Idea oferece mais itens de série de conforto e conveniência, como computador de bordo, sensores de farol e estacionamento, entre muitos outros. O Meriva tem apenas o banco traseiro que se transforma em duas poltronas confortáveis.
MERIVA *** IDEA ****

CONSUMO
Uma péssima qualidade desse motor da Powertrain é o consumo elevado de combustível, seja álcool ou gasolina. Ambos são beberrões e lucrativos para os donos de postos. Motores de baixa cilindrada não podem consumir tanto assim.
MERIVA * IDEA *

ACABAMENTO
Estão longe de ser um primor, mas não se aproximam do execrável. São apenas aceitáveis e deveriam ser melhores, tanto no que se refere ao material plástico do painel como nos arremates. A cobertura do porta-malas do Meriva não é prática.
MERIVA ** IDEA **

SEGURANÇA
O Meriva leva a melhor por ter três cintos de três pontos no banco traseiro, na versão topo de linha, o que não ocorre com o Idea. Mas são equipados com sistema ABS de freios e airbags.
MERIVA **** IDEA ***
(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)

ESPAÇO INTERNO
O Meriva é maior em comprimento e largura e distância entre-eixos. O Idea só ganha em altura. o espaço interno é melhor no Meriva, que acomoda três pessoas no banco traseiro. No Idea, três adultos no banco traseiro só mesmo em percursos curtos.
MERIVA **** IDEA ***

PORTA-MALAS
O Idea tem mais 20 litros de capacidade, mas o espaço é mais vertical e há muitos recortes, o que exige paciência para pôr toda a bagagem. O do Meriva é retilíneo e o aproveitamento é melhor, apesar de a capacidade ser ligeiramente inferior.
MERIVA *** IDEA ***

CÂMBIO
As relações do Idea são mais curtas, o que deixa o carro mais ágil na cidade. O senão é que, em velocidades acima de 100 km/h, o motor trabalha em rotação mais alta, elevando o nível de ruídos internos. O consumo também aumenta. Relações mais longas implicam mais troca de marchas, como no Meriva, mas penaliza menos o consumo.
MERIVA *** IDEA ***

SUSPENSÃO
Ambas são duras e transferem as imperfeições do solo para o habitáculo. Ou seja, privilegiam o comportamento dinâmico em detrimento do conforto, em pisos irregulares. A do Meriva é mais áspera. Entretanto, os dois carros contornam bem as curvas e têm boa estabilidade direcional, apesar de o centro de gravidade ser elevado.
MERIVA *** IDEA ***

MOTOR/DESEMPENHO
Os motores são os mesmos. Trata-se do 1.8 flex da Powertrain (Chevrolet). A principal característica é o alto torque em baixa rotação. O funcionamento é áspero, principalmetne acima das 4.000 rpm. A Fiat optou por outro tipo de calibragem e a diferença de torque é significativa (ler ficha técnica). Isso significa retomadas em menos tempo.
MERIVA *** IDEA ****

TOTAL
MERIVA 29
IDEA 28


IDEA
POSITIVO
* Versatilidade
* Espaço interno
* Desempenho

NEGATIVO
* Consumo
* Frente muito baixa
* Falta de cinto de três pontos para passageiros do meio

MERIVA
POSITIVO
* Estilo
* Espaço interno
* Versatilidade

NEGATIVO
* Altura do solo
* Consumo
* Ruídos internos

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