Publicidade

Estado de Minas

CHEVROLET S10 PICK-UP S 2.2 MPFI GASOLINA 4X2 CABINE SIMPLES 2000


postado em 01/01/2006 07:50

AVALIAÇÃO TÉCNICA

Motor

O Ranger satisfaz bem no uso misto em geral, inclusive com carga máxima. E o S10, apesar do motor ter potência, torque e cilindrada menor, apresenta bom comportamento dinâmico no uso urbano inclusive com carga. Já o Dakota deixa a desejar em arrancadas, retomadas de velocidade e aceleração muito lentas.
Ranger **** S10 *** Dakota **

Câmbio
O Dakota tem o melhor câmbio no quesito qualidade de engate, maciez, precisão e o pior em relação de marcha/ diferencial. O S10 tem as melhores relações de marcha, mas os engates são secos e imprecisos. O câmbio do pickup Ranger satisfaz bem nos engates e na relação de marchas.
Ranger **** S10 *** Dakota *

Freios
O sistema de freio dos três é igual, com comportamento dinâmico bom e semelhante nas várias condições testadas. Mas o do S10 perdeu mais em eficiência térmica após uso constante em longa descida onde apresentou o pior resultado em fading.
Ranger *** S10 ** Dakota ***

Suspensão
Em velocidades usuais os três oferecem boa estabilidade, seja em estrada asfaltada ou terra. O melhor conforto de marcha, no geral, vazio/carregado, é do Ranger.
Ranger **** S10 *** Dakota ***

Nível de ruídos

O melhor resultado em isolamento acústico e nível de ruídos no habitáculo é do Dakota. O S10 é inferior à Ranger, que apresentou um resultado bem satisfatório.
Ranger *** S10 ** Dakota ****

Direção
Os três têm assistência hidráulica com calibragem satisfatória, mas a do Dakota é mais firme, precisa e balanceada quando
com carga e em velocidade.O diâmetro de giro é bom no Ranger e Dakota. No S10 é curto. O Chevrolet S10 é o único que oferece coluna de direção regulável em altura, mas como opcional
Ranger *** S10 *** Dakota ***

Altura do solo
Não foram relevadas interferências com o solo e é menor a variação de altura no Dakota, que tem a suspensão projetada para suportar 1.000 kg.
Ranger **** S10 **** Dakota ****

Vedação

Não se observou infiltração de água ou poeira nos três pick-ups.
Ranger **** S10 **** Dakota ****

Iluminação
O S10 tem importante luz de cortesia no vão motor. Na iluminação da cabine, as lanternas na zona central do teto são eficientes . Os três pick-ups pecam por não terem regulagem elétrica de altura dos faróis, que é fundamental com o veículo carregado.
Ranger *** S10 *** Dakota ***

Limpador de pára-brisa
Todos têm o mesmo princípio de funcionamento: esguicho do tipo spray em V muito bom, as palhetas de boa qualidade atuam automaticamnte, a área de varredura é satisfatória e os comandos são simples de operar.
Ranger **** S10 **** Dakota ****

Estepe/macaco
Nos três veículos, o estepe fica debaixo do vão de carga, sua retirada é cansativa, a verificação semanal da calibragem é uma operação chata.A operação de troca é ainda mais difícil devido ao acúmulo de sujeira. Só o Ranger tem sistema de trava de segurança do estepe com chave específica. O macaco, chave de roda e manivela de acionamento estão, nos três, atrás do banco lado passageiro.
Ranger *** S10 ** Dakota **

Desempenho

De uma forma geral, Ranger e S10 têm um desempenho muito semelhante, apesar de o modelo da GM ter motor de menor cilindrada. O Dakota deixa a desejar devido ao câmbio mal escalonado.
Ranger **** S10 **** Dakota **

Consumo
São equivalentes na cidade, mas na estrada o Ranger leva pequena antagem.
Ranger *** S10 *** Dakota **

Caçamba
A de maior capacidade é a do Dakota, seguido pelo S10 e Ranger. O problema é que se se colocar carga máxima na caçamba do Dakota corre-se o risco do veículo não sair do lugar.
Ranger *** S10 *** Dakota ****

Conforto
O Ranger e Dakota oferecem um nível de conforto muito semelhante, com comandos bem posicionados.
Ranger *** S10 ** Dakota ***

* Ruim – ** Regular – *** Bom - **** Muito Bom – ***** Ótimo

RANGER

POSITIVO
* Desempenho
* Câmbio
* Espaço da cabine

NEGATIVO
* Retrovisor pequeno
* Falta proteção vidro traseiro
* Falta ajuste coluna direção

S10

POSITIVO
* Relação de marchas
* Motor
* Iluminação

NEGATIVO
* Engates do câmbio
* Falta proteção vidro traseiro
* Espaço interno


DAKOTA

POSITIVO
* Caçamba
* Retrovisor
* Conforto de marcha

NEGATIVO
* Relação de marchas
* Falta proteção vidro traseiro
* Falta ajuste coluna direção

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade