Publicidade

Estado de Minas

FORD FOCUS SEDAN GHIA 2.0L 16V 4P 2001


postado em 01/01/2006 08:10

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
O que determina o melhor aproveitamento do espaço interno é a distância entre-eixos e a medida de conforto (distância entre o pedal do freio e o encosto do banco traseiro). Neste quesito o Astra Sedan leva a melhor. Mas o Ford Focus é o mais largo e três pessoas desfrutam de mais conforto no banco traseiro. O que não acontece com Bora e Astra.

PORTA-MALAS

O Focus é o maior com 490 litros de capacidade. O Astra tem 460 e o Bora 455. Empate técnico entre o Chevrolet e o Volkswagen. Vale lembrar que embora o Focus seja pouca coisa maior, os outros dois são tão bons quanto nesse item.

CONFORTO
Os três possuem muitos itens de conforto e conveniência. O melhor banco é o do Bora, principalmente para o motorista. O Focus é que o apresenta temperatura interna menos elevada. Bora e Astra exigem uso do ar-condicionado, principalmente em dias de calor mais intenso. O melhor conforto de marcha é do Focus.

MOTOR
Bora tem disponível apenas o motor 2.0 8V e 115 cv de potência. Enquanto o Astra tem o 2.0 16V de 128 cv. E o Focus o Zetec 2.0 16V de 130 cv. O melhor e mais moderno é o Zetec.

SEGURANÇA

Os três oferecem itens de segurança como sistema ABS de freios, air bags frontais. O Focus é o único que oferece air bags laterais, mas é também o único que não tem freio a disco na traseira. Os faróis iluminam bem e há regulagem elétrica de facho.

CONSUMO

Esse item depende muito da forma de o motorista conduzir o veículo e se o veículo está vazio, com média carga ou totalmente carregado. Os fabricantes declaram sempre números otimistas. Mas na prática a teoria é outra. De uma forma geral, o consumo varia de 8 a 10 km/l na cidade e de 11 a 13 km/l na estrada. Para se ter uma idéia, a partir de 100 km/h é mais difícil
vencer a resistência do ar. Nesse caso, o consumo aumenta bastante. O Bora é o mais beberrão.

ERGONOMIA
Ergonomia é a facilidade com que os instrumentos estão dispostos para facilitar o trabalho do motorista. Ponto para o Bora. É excelente. Os instrumentos caem como uma luva nas mãos do motorista. O Focus vem em seguida e por último o Astra.

SUSPENSÃO
Apesar de o Bora ter uma ótima estabilidade, a do Focus é disparada a melhor. O conjunto absorve as imperfeições do piso e transfere muito pouco para dentro do carro. A do Astra é a mais áspera.

ESTILO
O do Bora é conservador e sem graça. A traseira do Focus nada tem a ver com o estilo denominado ousado da dianteira. E o Astra é o mais moderno e jovial entre os três, embora o estilo da dianteira seja comum.

DESEMPENHO
Ponto para o Focus que passa dos 200 km/h. O Astra chega a 198 km/h e o Bora perde para os dois também em aceleração de 0 a 100 km/h. Astra e Focus têm motores de potências quase iguais – 128 e 130 cv respectivamente.

POSITIVO

ASTRA
Estabilidade, espaço no banco traseiro e câmbio

BORA
Torque em baixa rotação, ergonomia e estabilidade

FOCUS
Torque em baixas rotações, estabilidade e câmbio

NEGATIVO

ASTRA
Calibragem da direção hidráulica, falta terceiro apoio de cabeça no banco de
Trás e calor dentro do habitáculo

BORA
Vão de abertura do porta-malas, altura do solo e preço

FOCUS
Calibragem da direção hidráulica, acabamento e bancos

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade