Publicidade

Estado de Minas

CHEVROLET CELTA 1.0 8V MPFI 2P 2001


postado em 01/01/2006 08:15

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ERGONOMIA
O Uno vence de novo. A posição de dirigir é excelente e todos os comandos estão ao alcance das mãos. A posição de dirigir do Celta é ruim. O volante fica abaixo da linha central e incomoda, principalmente os motoristas com estatura superior a 1,80 m.
CELTA ** MILLE ****

ESTILO
O do Celta é mais moderno. Não há dúvida. Mas o do Uno é clássico e ainda atual. Afinal de contas, o projeto tem a assinatura do mestre Giugiaro.
CELTA *** MILLE ***

DESEMPENHO
O motor Fire faz o Uno levar a melhor, embora tenha 5 cv a menos de potência. Mas o do Celta é bom para um carro 1.0.
CELTA ** MILLE ***

CONFORTO
O Uno possui melhor espaço interno por causa de suas linhas retilíneas. Em termos de espaço, o Celta perde. Mas como o Uno é mais antigo, as folgas entre as partes móveis - cabe um dedo - é muito maior. Isso significa que em velocidades acima de 90 km/h o ruído do ar sobre a carroceria é muito mais elevado do que no Celta. Uma coisa compensa a outra.
CELTA ** MILLE **

ESPAÇO INTERNO
Neste quesito o Uno é imbatível. Há om espaço até mesmo para os ocupantes do banco traseiro.O que não acontece com o Celta. Até mesmo a posição do estepe é muito bem resolvida, fica dentro do compartimento do motor.
CELTA ** MILLE ***

PORTA-MALAS
A diferença é de 30 litros a mais para o Uno. A solução do estepe no compartimento do motor evita ter que tirar toda a bagagem para ter acesso ao pneu sobressalente.
CELTA ** MILLE ***

MOTOR

Ponto para o Uno. O motor Fire oferece melhor desempenho e o consumo é mais baixo do que no Celta, além de ser mais moderno.
CELTA *** MILLE ****

SEGURANÇA
Como são os carros de preços menores, os fabricante colocam o estritamente necessário. O Celta leva a melhor por que os cintos de segurança traseiros laterais de três pontos são retráteis. E os apoios de cabeça traseiros são opcionais no Uno e de série no Celta.
CELTA ** MILLE *

SUSPENSÃO

Ponto para o Celta. A do Uno é muito dura, embora seja robusta. A do Celta consegue o equilíbrio entre conforto e estabilidade. O Uno é estável, mas fica devendo em conforto.
CELTA *** MILLE **

CONSUMO
Embora o Celta seja muito econômico, o Uno vence a parada. O pequeno Fiat é um autêntico pão-duro.
CELTA **** MILLE *****

ÓTIMO ***** MUITO BOM **** BOM *** REGULAR ** RUIM *


MILLE FIRE

POSITIVO
* Desempenho
* Espaço interno
* Consumo

NEGATIVO
* Nível de ruídos
* Cintos traseiros não-retráteis
* Apoios de cabeça traseiros opcionais

CELTA

POSITIVO

* Suspensão
* Design moderno
* Visibilidade

NEGATIVO

* Acabamento
* Espaço interno
* Posição de dirigir

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade