Publicidade

Estado de Minas

FORD FIESTA CLASS 1.6L 8V 4P 2002/03


postado em 02/01/2006 07:30

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
O mais generoso é do Fiesta, que tem a maior medida de conforto. O Ford tem espaço de carro médio. A distância entre-eixos, um dos fatores determinantes do espaço interno, é igual no Corsa e Fiesta. O Polo tem o espaço interno mais acanhado. Embora a altura no banco traseiro do Corsa seja limitada para pessoas de maior estatura.
CORSA *** FIESTA **** POLO **

PORTA-MALAS
O do Fiesta tem 35 litros a mais de capacidade. São 305 contra 270 do Polo e 260 do Corsa. Pode parecer não muito significativo, mas em carro pequeno qualquer espaço é importante.
CORSA ** FIESTA **** POLO ***

CÂMBIO
Tanto os engates do Fiesta quanto do Polo são macios e precisos. Apenas o engate da marcha a ré do Fiesta confunde de tão curto que é o curso da alavanca. Mas é preciso. E a posição elevada da alavanca do Fiesta é ótima, a mão do motorista cai naturalmente sobre ela. O do Polo é muito preciso e parece que o sistema até engole a engrenagem. A melhor relação da transmissão é do Fiesta. A do Polo é muito curta para uso em estrada e a do Corsa é longa.
CORSA ** FIESTA **** POLO ***

SUSPENSÃO
Os três são devoradores de curvas, possuem ótima estabilidade. Mas as suspensões são ásperas. Neste quesito, há empate porque todos transferem as imperfeições do solo para dentro do habitáculo.
CORSA *** FIESTA *** POLO ***

MOTOR/DESEMPENHO
O do Corsa é o que apresenta a maior aspereza de funcionamento, e é o mais potente e de maior cilindrada. O do Fiesta dispensa a famigerada correia dentada, utilizando corrente. O do Polo é muito elástico. Os desempenhos são parecidos, mas o Corsa é o mais rápido porque tem motor de maior cilindrada.
CORSA **** FIESTA *** POLO ***

ESTILO
O do Fiesta é mais moderno. Embora o do Polo tenha ficado muito bom e seja agradável. O Corsa agrada bastante, principalmente com as lanternas traseiras no alto da coluna, como o Fiesta. Mas o Ford parece maior do que é. Este quesito é muito subjetivo e gosto não se discute.
CORSA *** FIESTA *** POLO ***

ERGONOMIA
Polo e Fiesta agradam bastante, o Corsa perde por causa da posição ruim da alavanca de marchas. Os demais instrumentos estão ao alcance das mãos do motorista e facilitam o trabalho. Mas o Polo é o único que oferece regulagem em altura e profundidade do volante, como item de série, e, por isso, leva a melhor. Embora a buzina tenha acionamento difícil.
CORSA ** FIESTA *** POLO ****

CONFORTO
Por ter melhor espaço interno, o Fiesta oferece mais conforto. Os três têm bancos com boa anatomia. Mas o Polo é equipado com mais itens de conforto e conveniência. Por falar nisso, o portamalas do Fiesta só pode ser aberto por meio de chave. Já o do Polo, basta apertar uma tecla no painel. As suspensões dos três são ásperas, o que diminui o conforto, principalmente dos ocupantes de trás.
CORSA *** FIESTA *** POLO ***

CONSUMO
Os fabricantes publicam sempre números otimistas, que dificilmente um simples mortal conseguirá atingir. Os testes são feitos em condições ideais, ou seja, no nível do mar, o piloto tem peso de um jóquei e os pneus tem 50 libras. Mas no dia-a-dia as condições são outras. Em lugares de topografia acidentada, como Belo Horizonte, depende muito mais da forma de dirigir. Os três não tem vocação para bebum.
CORSA **** FIESTA **** POLO ****

ACABAMENTO
A Ford, que sempre prima pelo acabamento, fez o contrário no Fiesta. É ruim. O melhor é o do Polo.
CORSA ** FIESTA * POLO ***

SEGURANÇA
Os equipamentos de segurança mais sofisticados, como airbags e ABS são opcionais nos três modelos. Apenas o Polo possui apoio de cabeça central no banco traseiro. E o Fiesta nem oferece cinto de três pontos laterais retráteis para os ocupantes de trás. Somente o Corsa é equipado com cinto traseiro central de três pontos. Além disso, alarme contra arrombamento de portas
e invasão de interior não é disponível, nem como opcional, no Fiesta. Os três possuem imobilizador eletrônico de motor, um eficaz sistema antifurto, que impede a remoção do veículo por meio de ligação direta.
CORSA *** FIESTA ** POLO ***

* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO


POSITIVO


CORSA
* Estilo
* Desempenho
* Estabilidade

FIESTA
* Espaço interno
* Desempenho
* Estabilidade

POLO
* Agilidade
* Engates do câmbio
* Estabilidade

NEGATIVO

CORSA
* bEngates do câmbio
* Ruídos internos
* Falta apoio cabeça central traseiro

FIESTA
* Acabamento
* Ruídos internos
* Suspensão áspera

POLO
* Acionamento da buzina
* Visibilidade traseira
* Suspensão áspera

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade