AVALIAÇÃO TÉCNICA
ESPAÇO INTERNO
Ambos são equivalentes. Há espaço razoável para três pessoas no banco traseiro. Porém, a Blazer acomoda um pouco melhor os ocupantes que vão atrás.
X-TERRA *** BLAZER ***
PORTA-MALAS
As capacidades de carga nos dois se equivalem: 1 mil quilos. Para levar as bagagens, a Nissan declara 1.260 litros com banco traseiro na posição normal até o teto. E a Chevrolet, 835 litros na mesma condição. Visualmente não há diferença. Mas o X-Terra tem uma cesta muito útil sobre o teto.
X-TERRA **** BLAZER ***
CÂMBIO
As relações de transmissão estão melhores escalonadas no Chevrolet, que tem melhor torque em baixa rotação. Além disso, a posição da alavanca do Nissan não é das melhores e compromete a ergonomia.
X-TERRA ** BLAZER ***
SUSPENSÃO
O Nissan tem mais altura em relação solo: 22 cm contra 16 cm do Chevrolet. Isso significa melhor desempenho no fora-de-estrada. Entretanto, em pisos irregulares, o Chevrolet transfere menos as imperfeições para o habitáculo. Mas a estabilidade direcional é bem melhor no X-Terra
X-TERRA **** BLAZER ***
MOTOR/DESEMPENHO
O motor é o mesmo: MWM 2.8 turbodiesel. Neste quesito, a Blazer leva a melhor. O desempenho é nitidamente superior. O Nissan fica prejudicado pela relação longa de transmissão.
X-TERRA ** BLAZER ***
ESTILO
O sucesso da Blazer se deve às linhas da carroceria, que agradam bastante. O Nissan tem estilo mais ousado, agressivo e aparenta mais robustez. E é mais moderno, claro.
X-TERRA **** BLAZER ***
ERGONOMIA
A facilidade de acesso aos comandos é melhor na Blazer. A posição da alavanca de marchas, os engates pesados do câmbio e a dificuldade em soltar a trava do freio de estacionamento são ruins no X-Terra.
X-TERRA * BLAZER **
CONFORTO
Embora os dois utilitários-esportivos tenham muitos ítens de conveniência e sejam bem equipados, conforto não é o forte desse tipo de veículo. Ambos pulam muito em superfícies irregulares, mas o Nissan consegue ser pior. E os engates da tração e reduzida são elétricos na Blazer, feitos por meio de teclas no painel. O X-Terra utiliza o sistema convencional por alavanca, localizada paralelamente à de marchas.
X-TERRA ** BLAZER **
CONSUMO
O motor é o mesmo. Tanto um quanto o outro não são bebedores vorazes.
X-TERRA **** BLAZER ***
ACABAMENTO
É bom nos dois modelos, que têm forração interna em couro. Não há deslizes que chamem a atenção.
X-TERRA *** BLAZER ***
SEGURANÇA
Enquanto a Nissan oferece sistema ABS de série nas quatro rodas, a Blazer só possui o equipamento nas rodas traseiras. Não há regulagem de altura dos cintos dianteiros da Blazer. O Nissan tem. O grande pecado do X-Terra são os arremedos de apoios de cabeça no banco traseiro. São apenas prolongamentos dos bancos. Não funcionam.
X-TERRA ** BLAZER ***
RESULTADO
X-TERRA: 31
BLAZER: 31
* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO
X-TERRA
POSITIVO
* Visibilidade
* Acabamento
* Desempenho no fora-de-estrada
NEGATIVO
* Conforto
* Posição da alavanca de câmbio
* Falta apoio cabeça central no banco traseiro
BLAZER
POSITIVO
* Engate 4x4
* Visibilidade
* Desempenho
NEGATIVO
* Ruídos internos
* Instabilidade direcional
* Falta apoio cabeça central no banco traseiro.