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Estado de Minas

CHEVROLET BLAZER DLX 2.8 TBDIESEL 4X4 4P 2003


postado em 02/01/2006 08:10

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
Ambos são equivalentes. Há espaço razoável para três pessoas no banco traseiro. Porém, a Blazer acomoda um pouco melhor os ocupantes que vão atrás.
X-TERRA *** BLAZER ***

PORTA-MALAS
As capacidades de carga nos dois se equivalem: 1 mil quilos. Para levar as bagagens, a Nissan declara 1.260 litros com banco traseiro na posição normal até o teto. E a Chevrolet, 835 litros na mesma condição. Visualmente não há diferença. Mas o X-Terra tem uma cesta muito útil sobre o teto.
X-TERRA **** BLAZER ***

CÂMBIO
As relações de transmissão estão melhores escalonadas no Chevrolet, que tem melhor torque em baixa rotação. Além disso, a posição da alavanca do Nissan não é das melhores e compromete a ergonomia. Os engates da tração 4x4 e reduzida são feitos por meio de alavanca no Nissan e por teclas, localizadas no painel, na Blazer.
X-TERRA ** BLAZER ***

SUSPENSÃO
O Nissan tem mais altura em relação solo: 22 cm contra 16 cm do Chevrolet. Isso significa melhor desempenho no fora-de-estrada. Entretanto, em pisos irregulares, o Chevrolet transfere menos as imperfeições para o habitáculo. Mas a estabilidade direcional é bem melhor no X-Terra
X-TERRA **** BLAZER ***

MOTOR/DESEMPENHO
O motor é o mesmo: MWM 2.8 turbodiesel. Neste quesito, a Blazer leva a melhor. O desempenho é nitidamente superior. O Nissan fica prejudicado pela relação longa de transmissão. É preciso elevar a rotação para que o motor não "morra" em arrancadas.
X-TERRA ** BLAZER ***

ESTILO
O sucesso da Blazer se deve às linhas da carroceria, que agradam bastante. O Nissan tem estilo mais ousado, agressivo e aparenta mais robustez. E é mais moderno, claro.
X-TERRA **** BLAZER ***

ERGONOMIA
A facilidade de acesso aos comandos é melhor na Blazer. A posição da alavanca de marchas, os engates pesados do câmbio e a dificuldade em soltar a trava do freio de estacionamento são ruins no X-Terra.
X-TERRA * BLAZER **

CONFORTO

Embora os dois utilitários-esportivos tenham muitos ítens de conveniência e sejam bem equipados, conforto não é o forte desse tipo de veículo. Ambos pulam muito em superfícies irregulares, mas o Nissan consegue ser pior. E os engates da tração e reduzida são elétricos na Blazer, feitos por meio de teclas no painel. O X-Terra utiliza o sistema convencional por alavanca, localizada paralelamente à de marchas.
X-TERRA ** BLAZER **

CONSUMO

O motor é o mesmo. Tanto um quanto o outro não são bebedores vorazes. O consumo é compatível com o tamanho e peso dos veículos. Entretanto, a Nissan declara números melhores. O X-Terra faz 11,4 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. Enquanto a Blazer registra 10,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.
X-TERRA **** BLAZER ***

ACABAMENTO
É bom nos dois modelos, que têm forração interna em couro. Não há deslizes que chamem a atenção.
X-TERRA *** BLAZER ***

SEGURANÇA
Enquanto a Nissan oferece sistema ABS de série nas quatro rodas, a Blazer só possui o equipamento nas rodas traseiras. Não há regulagem de altura dos cintos dianteiros da Blazer. O Nissan tem. O grande pecado do X-Terra são os arremedos de apoios de cabeça no banco traseiro. São apenas prolongamentos dos bancos. Não funcionam. Os da Blazer são realmente eficazes. Mas nenhum dos dois oferece apoio de cabeça central no banco de trás.
X-TERRA ** BLAZER ***

RESULTADO
X-TERRA: 31
BLAZER: 31


* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO


X-TERRA

POSITIVO
* Visibilidade
* Acabamento
* Desempenho no fora-de-estrada

NEGATIVO

* Conforto
* Posição da alavanca de câmbio
* Falta apoio cabeça central no banco traseiro

BLAZER

POSITIVO
* Engate 4x4
* Visibilidade
* Desempenho

NEGATIVO
* Ruídos internos
* Instabilidade direcional
* Falta apoio cabeça central no banco traseiro

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