Publicidade

Estado de Minas

HONDA FIT LX 1.4 8V MANUAL 4P 2003/04


postado em 02/01/2006 08:25

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
O Honda leva a melhor neste quesito. As dimensões internas do pequeno Fit, tanto em altura quanto em largura são generosas.Embora o Meriva e Classe A tenham mais altura e largura, os ocupantes do banco traseiro se acomodam melhor no Fit. Mas a distância entre-eixos, um dos fatores determinantes do espaço interno,é maior no Meriva.Mesmo asim....
MERIVA *** FIT **** CLASSE A ***

PORTA-MALAS
Embora o porta-mals do Classe A tenha praticamente a mesma capacidade do Fit, o Honda vence pela melhor disposição. O do Mercedes é mais na vertical. E o do Meriva decepciona.
MERIVA ** FIT **** CLASSE A ***

CÂMBIO
Mais um ponto positivo para a Honda.Os engates são mais leves e macios do que os concorrentes concoorentes Classe A ,às vezes, é áspero e do Meriva,esponjoso.Além do mais, as relações do Chevrolet sõa muito longas prejuticando o desempenho.
MERIVA ** FIT *** CLASSE A **

SUSPENSÃO
Bomba na traseira dos três,pois transferem em niveis elevados as imperfeições do piso para o habitáculo. A do Classe A é mais dura. A do Meriva é a do Honda tem curso muito curto.Mas vale dizer que os três têm boa estabilidade
MERIVA ** FIT ** CLASSE A **

MOTOR/DESEMPENHO
Neste quesito não há dúvida: o melhor desempenho é o Classe A. O desempenho do Honda Fit é apenas aceitável e o do Meriva, que é o mais pesado dos três, fica prejudicado pelas relações longas de transmissão. O Honda é o mais leve,mas o motor é apenas razoável para o carro que pesa quase 1.100kg. No Brasil, o Honda declara 1.4, quando a cilindrada é de apenas 1.339.
MERIVA *** FIT ** CLASSE A ****

ESTILO
Meriva sem favor algum. O desenho da carroceria é mais moderno e o estilo é futurista. O do Fit agrada muito, mas perde para o do Meriva.Já o Classe A não agrada, principalmente pelas laterais muito recortadas.
MERIVA ***** FIT **** CLASSE A **

ERGONOMIA
Há empate entre Fit e Classe A.O Meriva perde pela posição equivocada da alavanca de marchas.O Motorista esbarra o cotovelo no encosto do banco quando engata as segunda e quarta marchas.
MERIVA ** FIT *** CLASSE A ***

CONFORTO
Se a suspensão é áspera nos três, prejudicando o rodar macio,há muitos ítens de conforto e conveniência para tentar, em parte, superar deficiência . As versões completas dos três oferece muitos equipamentos que tornam a voda agradável a bordo. O Banco traseiro do Classe A prejudica o conforto, principalmente nas pernas, que ficam em posição inclinada para trás. Quando se trata de ruídos internos, os três são barulhentos demais em pisos irregulares.
MERIVA *** FIT *** CLASSE A **

CONSUMO
A Honda não divulga dados oficiais sobre consumo e desempenho, ao contrário de GM e Mercedes. Mas consumo depende muito da forma de dirigir. Na teoria, o Honda seria o mais econômico por ter a menor cilindrada. Mas na prética, a teoria é outra.
MERIVA *** FIT *** CLASSE A ***

ACABAMENTO
Fit e Classe A tem melhor acabamento interior, com encaixes bem-feitos.O do Meriva precisa melhor um pouco.
MERIVA ** FIT *** CLASSE A ***

SEGURANÇA
Não há dúvida, neste quesito o Classe A é imbatível. Oferece de série muitos equipamentos de segurança. O Fit leva a pior por não oferecer item básico, como apoio de cabeça central no banco traseiro. Nesta versão do Meriva, não há opção de ABS e airbgs.
MERIVA *** FIT ** CLASSE A *****

CUSTO/BENEFÍCIO
Nesta relação o pequeno Mercedes ganha porque oferece equipamentos de segurança e conforto que não estão presentes no Honda e no Chevrolet
MERIVA *** FIT *** CLASSE A ****

RESULTADO
MERIVA: 33
FIT: 36
CLASSE A : 36


* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO

MERIVA

POSITIVO
* Versatilidade
* Espaço interno
* Visibilidade

NEGATIVO
* Porta-malas
* Câmbio
* Ruídos internos

FIT

POSITIVO
* Praticidade
* Espaço interno
* Estabilidade

NEGATIVO
* Ruídos internos
* Faltam ítens de segurança no banco traseiro
* Falta força em subidas

CLASSE A

POSITIVO
* Desempenho
* Equipamentos de segurança
* Versatilidade

NEGATIVO
* Ruídos internos
* Suspensão dura
* Retrovisores pequenos

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade