Publicidade

Estado de Minas

FIAT STILO 1.8 16V 4P 2003


postado em 02/01/2006 08:04

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
O ponto forte dos dois é justamente o amplo espaço no habitáculo. Há espaço suficiente para pernas, cabeça, ombros. Fazendo jus à tradição Fiat, o Stilo é um pouco mais espaçoso.
ASTRA *** STILO ****

CONSUMO
Levando-se em consideração a cilindrada do motor, tamanho e peso dos dois modelos, o consumo é bom em ambos. Os números divulgados pelas fábricas são otimistas e conseguidos em situações ideais. Ou seja, dificilmente um usuário comum conseguirá reproduzir em seu cotidiano os números de fábrica.
ASTRA *** STILO ***

MOTOR/DESEMPENHO
O desempenho do Stilo é melhor em alta e o do Astra em baixa, porque o motor tem cabeçote de oito válvulas, o que favorece o torque (força) em baixa rotação. Nenhum dos motores é brilhante, mas agradam. O Chevrolet acelera melhor e o Fiat atinge maior velocidade máxima.
ASTRA *** STILO ***

ESTILO
O do Fiat vem agradando bastante, mas não traz nada de novo. O do Chevrolet agrada, mas a reestilização da frente provoca comentários diversos. A ousadia passa longe de ambos.
ASTRA *** STILO ***

CÂMBIO
Ambos possuem engates macios e precisos. As relações do Astra são mais longas, prejudicando, um pouco, o desempenho. As do Stilo estão bem mais escalonadas.
ASTRA *** STILO ****

PORTA-MALAS
O do Stilo tem 10 litros a mais de capacidade do que o Astra em condições normais. Com o banco traseiro deslizante, a capacidade aumenta.
ASTRA *** STILO ****

SEGURANÇA
Os equipamentos mais sofisticados, como airbags e ABS, são opcionais tanto no Astra quanto no Stilo. Mas o Chevrolet não traz apoio de cabeça central no banco traseiro. Item básico de segurança.
ASTRA ** STILO ***

ERGONOMIA
O Stilo leva a melhor neste quesito. O Astra é prejudicado pela posição da alavanca, o motorista esbarra o cotovelo no encosto do banco ao engatar a segunda marcha. A do Stilo é boa, com todos os comandos ao alcance das mãos.
ASTRA ** STILO ***

ACABAMENTO
Poderia ser muito melhor em ambos. O pecado tanto do Chevrolet quanto do Fiat são os painéis de porta. O primeiro abusa do uso de linhas retilíneas e sem charme. No Fiat há rebarbas e o material empregado no porta-objetos inferior é de qualidade
duvidosa.
ASTRA *** STILO ***

SUSPENSÃO
O Astra é mais estável do que o Stilo, que também é bom de curva. A do Astra é mais áspera do que a do Stilo. Mas o Fiat possui curso curto da suspensão e a altura do solo limita o uso em superfícies irregulares.
ASTRA *** STILO **

CONFORTO
Ambos podem ser equipados com muitos itens de conforto e conveniência, além dos equipamentos de série.
ASTRA *** STILO ***

RESULTADO
ASTRA 32
STILO 35


* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO


POSITIVO

ASTRA
* Estabilidade
* Espaço interno
* Freios

STILO
* Espaço interno
* Praticidade
* Desempenho em alta

NEGATIVO
ASTRA
* Falta apoio de cabeça central traseiro
* Visibilidade lateral traseira
* Suspensão traseira áspera

STILO
* Altura do solo
* Temperatura interna elevada
* Curso curto da suspensão

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade