Publicidade

Estado de Minas

FIAT STRADA WORKING 1.8 8V MPI 2P 2003


postado em 03/01/2006 07:05

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
A Montana leva nítida vantagem em relação às outras. O espaço na cabine dessa Chevrolet é maior. A Saveiro tem a desvantagem do estepe ficar atrás do banco do passageiro, que diminui ainda mais o já restrito espaço interno. Strada e Courier se equivalem. O espaço em ambas é razoável para cabine simples.
SAVEIRO ** COURIER *** MONTANA **** STRADA ***

CAÇAMBA
A Chevrolet tem a maior capacidade de carga da categoria. Porém, as outras ficam na cola. A Courier é mais comprida. Montana e Saveiro são as mais curtas. A mais larga é a Montana, que é a única a não oferecer protetor de caçamba de série, e também a que possui maior profundidade. A diferença entre a maior e a menor não é significativa e funciona mais como argumento de marketing dos fabricantes. Empate.
SAVEIRO *** COURIER *** MONTANA *** STRADA ***

CÂMBIO
O melhor engate do câmbio é da Courier, que é leve, curto e preciso. O pior, por incrível que pareça, é da Saveiro. A Volkswagen conseguiu piorar o que um dia foi referência. Além disso, quando se tira o pé do acelerador ouve-se um zunido vindo o diferencial. E a unidade cedida para o comparativo tinha apenas 600 quilômetros rodados. O da Strada é leve e preciso. O da Montana é um pouco esponjoso, característica Chevrolet, mas satisfaz.
SAVEIRO ** COURIER **** MONTANA *** STRADA ***

SUSPENSÃO
A Montana supera os concorrentes pelo rodar macio e porque pula menos com a caçamba vazia. A GM conseguiu o que parecia impossível, proporcionar conforto semelhante ao de automóvel em uma picape. As outras seguem o padrão clássico de picape: pulam em superfície irregular, com caçamba vazia, e com carga o problema desaparece. A que mais se aproxima da Montana
é a Courier. Saveiro e Strada têm suspensão mais áspera. A da Strada parece ser a mais robusta.
SAVEIRO ** COURIER ** MONTANA *** STRADA **

MOTOR/DESEMPENHO
As picapes Fiat e Chevrolet utilizam o mesmo motor 1.8 da Powertrain. E o desempenho é bom assim como os 1.6 da Volkswagen e da Ford. Vale ressaltar que as quatro picapes utilizam motores de oito válvulas, ou seja, que privilegiam o torque em baixa rotação. Mesmo assim, os propulsores 1.6 em nada ficam a dever aos 1.8. Montana e Saveiro têm a vantagem de oferecer motor Flex, que podem utilizar gasolina, álcool ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
SAVEIRO *** COURIER *** MONTANA *** STRADA ***

ESTILO
O da Montana é mais moderno por ser mais recente. A Strada será reestilizada em 2004, ficando com a frente do novo Palio. Saveiro e Courier ainda têm estilo agradável, apesar do peso dos anos. Esse quesito é subjetivo, mas não há como negar a supremacia da Chevrolet.
SAVEIRO *** COURIER *** MONTANA **** STRADA ***

ERGONOMIA
A facilidade de acesso aos comandos é mais prejudicada na Saveiro, que tem volante torto e descentralizado em relação à pedaleira. As outras se equivalem, embora a Courier seja a mais agradável em função da pega do volante e dos engates do câmbio.
SAVEIRO ** COURIER *** MONTANA *** STRADA ***

CONSUMO
Quando com caçamba vazia apresentam consumo razoável. Mas os motores 1.6 são mais econômicos do que o 1.8 que equipa Fiat e Chevrolet. Aliás, economia não é o forte do motor 1.8 da Powertrain. O maior tanque é o da Courier. A média depende das condições de uso. Com carga máxima, ar-condicionado ligado e pé de chumbo ao volante, não há economia.
SAVEIRO *** COURIER *** MONTANA *** STRADA **

CONFORTO
Chevrolet e Fiat oferecem muitos itens como opcionais. Porém, a Fiat tem a vantagem de não oferecer pacote, como a GM. Ou seja, a versão mais simples pode vir equipada com vários itens de conveniência e conforto. A Saveiro oferece esses opcionais apenas nas versões mais sofisticadas. A Courier é a mais despojada e possui poucos itens de série e opcionais.
SAVEIRO *** COURIER * MONTANA *** STRADA ****

ACABAMENTO
A vantagem é da Montana. Saveiro, Courier e Strada têm acabamento mais simples.
SAVEIRO ** COURIER ** MONTANA *** STRADA **

SEGURANÇA
Strada oferece mais itens opcionais, ABS e airbag em todas as versões. A versão mais equipada da Saveiro oferece airbag e ABS como opcional. Mas versão a City, testada, não. A Courier é a mais pobre em equipamentos de segurança. A Montana oferece ABS e airbag somente nas versões sofisticadas.
SAVEIRO *** COURIER ** MONTANA *** STRADA ****

RESULTADO:
MONTANA, 34; STRADA, 32; COURIER, 29; SAVEIRO, 28


* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO

STRADA

POSITIVO
* Desempenho
* Transmissão
* Altura do solo

NEGATIVO
* Ruídos internos
* Regulagem dos bancos
* Suspensão áspera (vazio)

MONTANA

POSITIVO
* Capacidade de carga
* Suspensão
* Conforto

NEGATIVO
* Visibilidade lateral e traseira
* Falta protetor de caçamba
* Estepe fácil de furtar

SAVEIRO

POSITIVO
* Motor Flex
* Desempenho
* Rede de concessionários

NEGATIVO
* Engates do câmbio
* Ergonomia
* Estepe na cabine

FORD COURIER

POSITIVO
* Engates do câmbio
* Desempenho
* Caçamba comprida

NEGATIVO
* Poucos opcionais de conforto
* Falta protetor de cabine
* Não há oferta de itens de segurança

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade