Publicidade

Estado de Minas

CHEVROLET ASTRA HATCH 2.0 8V MPFI 4P 2004


postado em 03/01/2006 07:20

AVALIAÇÃO TÉCNICA

DESIGN
Astra, Stilo, Golf e Focus possuem estilos bem diferentes, com opções para todos os tipos de gosto, inclusive de motorização nor cilindrada. O Ford empolga na cidade, onde é muito arisco, mas, com arcondicionado ligado e cinco ocupantes, o desempenho é apenas razoável. Na estrada, as ultrapassagens ficam comprometidas. O Golf não empolga tanto na cidade, mas dá conta do recado e é o mais silencioso entre os quatro. O Stilo tem motor 1.8, que tem bom torque em baixa, mas carece de fôlego em alta, como os dos concorrentes. O Astra vence a parada por ter o motor de maior cilindrada.
ASTRA **** STILO *** FOCUS *** GOLF ***

ESTILO
O do Focus, apesar do peso dos anos - o lançamento foi em 1998 na Europa - , é o mais ousado e interessante. As linhas da carroceria são harmoniosas e ainda chamam a atenção pela irreverência. O do Golf e do Astra são convencionais e muito comuns. O mais novo é o Fiat, mas o estilo do Stilo não condiz com a tradição de ousadia da montadora italiana. É comum e mescla linhas arredondadas e retilíneas. O resultado agrada e é só. Não inova e nada acrescenta em termos de estilo.
ASTRA *** STILO *** FOCUS **** GOLF ***

ERGONOMIA
Outro destaque do Ford. É um dos raros modelos em fabricação atualmente em todo o mundo que a ergonomia parece ter sido cuidadosamente estudada. Está tudo no lugar. Incluindo o tamanho dos interruptores e a posição dos comandos e a de dirigir. O motorista literalmente veste o carro. O do Golf é muito interessante também. O Stilo é bom, mas não empolga e o do Astra precisa melhorar.
ASTRA *** STILO *** FOCUS ***** GOLF ****

CONFORTO
Os quatro modelos oferecem muitos itens de conforto e conveniência. Na versão 1.6, o Focus é mais despojado, embora os bancos sejam confortáveis e os ocupantes tenham relativo conforto. E há os barulhos de rolamento, ou seja, ouvese dentro do carro os ruídos do asfalto. O Astra traz muitos equipamentos de conforto e conveniência. O Golf é também bem equipado. E o Fiat tem calibragem diferente da direção em baixa velocidade e é o único a oferecer opção de MP3. Embora a direção do Stilo careça de precisão.
ASTRA **** STILO **** FOCUS *** GOLF ****

CONSUMO
Quanto maior a cilindrada, maior é o consumo. Isso em tese. Na prática, o motor 1.6 do Focus não é econômico assim como o 1.8 do Stilo. O 1.6 do Golf não fica atrás. E o Astra tem consumo coerente com a cilindrada. Vale ressaltar que consumo está ligado diretamente à maneira de dirigir, sendo que o arcondicionado aumenta o gasto com combustível. A faixa mais econômica é
em torno de 80 km/h. Acima de 100 km/h, todo carro consome mais independente da cilindrada maior ou menor.
ASTRA *** STILO ** FOCUS ** GOLF **

ACABAMENTO
Fiat e GM perdem neste item. Os acabamentos precisam de mais esmero. É questão de detalhe. Basta observar para perceber a presença de rebarbas nos plásticos e encaixes. O do Golf é muito bom, com arremates bem-feitos assim como o do Focus. Nesses dois modelos, os encaixes dos componentes plásticos são melhores do que os dos concorrentes.
ASTRA *** STILO *** FOCUS **** GOLF ****

SEGURANÇA
Vitória fácil do Stilo, que oferece, ainda que opcionais, equipamentos não presentes nos concorrentes, como airbags laterais. Focus, Golf e Astra têm também bom conteúdo de segurança, mas perdem para o Fiat, que está à frente neste quesito.
ASTRA *** STILO ***** FOCUS *** GOLF ***

ESPAÇO INTERNO
Os quatro têm bom espaço interno e acomodam três pessoas no banco traseiro sem aperto. Porém, o Stilo leva vantagem por ser o mais espaçoso dos quatro, principalmente em altura e largura. O espaço para as pernas é melhor também no Fiat.
ASTRA *** STILO **** FOCUS *** GOLF ***

PORTA-MALAS
Mais um ponto para o Fiat, que tem a opção do banco traseiro deslizante. Dessa maneira, o espaço no porta-malas aumenta consideravelmente. Na posição normal, o Fiat é o que tem o maior espaço para bagagem. São 380 litros contra 370 do Astra, 350 do Focus e 330 do Golf. Apesar das dimensões, o importante é o formato do porta-malas, que pode levar mais ou menos bagagem.
ASTRA *** STILO **** FOCUS *** GOLF ***

CÂMBIO
O Focus leva vantagem neste quesito por ter engates precisos, bem definidos e curso curto de alavanca. O do Golf é muito preciso e macio. O Chevrolet leva a pior por ser um pouco esponjoso. As relações de transmissão estão bem escalonadas nos quatro modelos e aproveitam bem a potência do motor. O do Stilo, embora seja macio e tenha precisão, perde para Golf e Focus.
ASTRA ** STILO *** FOCUS **** GOLF ****

SUSPENSÃO
Outro ponto para a Ford, que tem no sistema de suspensão o grande destaque do carro. Reúne conforto e estabilidade como nenhum outro. O Stilo tem curso curto da suspensão e a frente toca o solo facilmente, mas a estabilidade é boa. O Astra tem estabilidade muito boa, mas as imperfeições são transferidas para o interior do veículo e a parte dianteira toca o solo facilmente. A do Golf toca também o solo e é áspera.
ASTRA *** STILO *** FOCUS ***** GOLF ***

RESULTADO
ASTRA:34
STILO:37
FOCUS:39
GOLF: 36


* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO

FOCUS

u>POSITIVO
* Engates do câmbio
* Suspensão
* Ergonomia

NEGATIVO
* Visibilidade traseira
* Falta apoio cabeça central traseiro
* Consumo

STILO

POSITIVO
* Espaço interno
* Porta-malas
* Itens de segurança

NEGATIVO
* Altura do solo
* Ruídos internos
* Curso curto da suspensão

ASTRA

POSITIVO
* Estabilidade
* Espaço interno
* Freios

NEGATIVO
* Falta apoio de cabeça central traseiro
* Visibilidade lateral traseira
* Suspensão traseira áspera

GOLF

POSITIVO
* Ergonomia
* Acabamento
* Engates do câmbio

NEGATIVO
* Visibilidade lateral traseira
* Altura do solo na dianteira
* Retrovisor pequeno

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade