Publicidade

Estado de Minas

FIAT SIENA FIRE 1.0 8V MPI 4P 2004


postado em 03/01/2006 08:15

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
Apesar de o Siena não ser referência em espaço no habitáculo, o do Corsa é mais acanhado. Três adultos no banco traseiro ficam apertados. A segunda geração do Corsa tem espaço interno reduzido. Nos bancos dianteiros, o espaço é bom nos dois modelos.
SIENA *** CLASSIC **

PORTA-MALAS
Outra vantagem do Fiat, que tem porta-malas de 500 litros de capacidade. O do Corsa é bem dimensionado, mas tem capacidade de 390 litros. Além disso, o encosto do banco traseiro do Classic não é rebatível, o que limita a entrada de objetos de comprimento maior.
SIENA ***** CLASSIC ***

CÂMBIO
As relações de transmissão estão bem escalonadas e aproveitam bem a pouca força e baixa potência dos motores 1.0. Os engates do câmbio são macios e leves nos dois. Mas em trocas rápidas deixam a desejar.
SIENA *** CLASSIC ***

SUSPENSÃO
A calibragem favorece mais a estabilidade do que o conforto nos dois carros. O sistema não absorve totalmente as imperfeições do piso que são transferidas para o habitáculo. Mas de uma maneira geral satisfazem em termos de conforto.
SIENA *** CLASSIC ***

MOTOR/DESEMPENHO
O Chevrolet tem mais potência 70 cv contra 65 cv do que o Siena, mas tem um pouco menos de torque 8,8 mkgf contra 9,1 do Fiat. O motor do Corsa VHC tem taxa de compressão muito elevada, o que favorece o desempenho. Além disso, o Corsa pesa quase 100 quilos a menos. O motor Fire de 65 cv é muito bom, mas o peso do Chevrolet é o fiel da balança. Além disso, os dois motores têm funcionamento ruidoso e áspero em rotações elevadas.
SIENA *** CLASSIC ****

ESTILO
Ambos pertencem à geração anterior. O Siena II mudou radicalmente com a reestilização da frente e traseira e o resultado foi o aumento nas vendas desse sedã compacto. O Corsa sedã era um dos carros mais cobiçados quando foi lançado e até hoje conquista clientes pelo estilo atraente e moderno. A questão é subjetiva e tanto o Fiat quanto o Chevrolet têm linhas agradáveis e harmoniosas.
SIENA *** CLASSIC ***

ERGONOMIA
Nenhum dos dois é referência, mas a maioria dos comandos está bem localizada e não complica a tarefa do motorista. O que está fora dos padrões no Siena é a regulagem do encosto dos bancos dianteiros, que não são do tipo contínuo. Assim, é mais difícil encontrar a melhor posição dos encostos.
SIENA *** CLASSIC ****

CONFORTO
Embora sejam modelos de entrada, tanto o Siena quanto o Corsa Classic oferecem muitos itens de conforto e conveniência: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas com acionamento elétrico, toca-discos etc. E o Classic tem, ainda, regulagem de altura até dos cintos traseiros. Item difícil de ser encontrado mesmo em carros de categoria superior.
SIENA *** CLASSIC ****

CONSUMO
Os números divulgados pelos fabricantes dificilmente são conseguidos no dia-a-dia porque as medições são feitas em condições ideais: nível do mar, sem vento, piloto tipo jóquei, etc. Os dois motores são econômicos e vão aliviar o bolso do proprietário.
SIENA *** CLASSIC ***

ACABAMENTO
O Corsa vence neste quesito. A qualidade dos materiais empregados dá a sensação de melhor qualidade no Chevrolet. O material utilizado no painel e forração de laterais do Siena deixa a desejar. Além disso, o Siena traz apenas velocímetro e indicador de combustível no painel. O do Corsa tem até tacômetro (conta-giros), além dos outros instrumentos.
SIENA *** CLASSIC ****

SEGURANÇA
Ambos desprezam o passageiro do meio no banco traseiro, pois há apenas dois apoios de cabeça para a turma de trás. O cinto de segurança central dos dois carros não é de três pontos. Os freios são eficientes nos dois. Airbag duplo (motorista e passageiro) é opcional no Classic. Mas a GM não disponibiliza o sistema ABS de freios para o Classic. E na lista de opcionais do Siena não consta airbag duplo e ABS.
SIENA *** CLASSIC ****

RESULTADO
CLASSIC: 37
SIENA: 35


* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO

CORSA CLASSIC

POSITIVO
* Estilo
* Acabamento
* Porta-malas

NEGATIVO
* Ruídos internos
* Faltam itens de segurança no banco traseiro
* Visibilidade traseira

SIENA

POSITIVO
* Porta-malas
* Desempenho em baixa
* Estilo

NEGATIVO
* Faltam itens de segurança no banco traseiro
* Regulagem do encosto dos bancos
* Ruídos internos

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade