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Estado de Minas

FORD RANGER XLT 2.8L DIESEL 4X4 CABINE DUPLA 2004


postado em 03/01/2006 08:35

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
A Ranger é um pouco menos apertada do que as outras, principalmente no banco traseiro, onde o espaço é suficiente apenas para dois adultos de estatura inferior a 1,80 m ou três crianças. Os adultos sofrem mais com as pernas muito flexionadas. A Toyota é ruim porque o assoalho é alto e prejudica o conforto até mesmo nos bancos dianteiros. A S10 é um pouco melhor, mas no banco traseiro deixa a desejar e perde para a Ranger. O espaço da Frontier é mínimo, o pior de todos.
FRONTIER * HILUX ** RANGER *** S10 **

CAÇAMBA
Os tamanhos são equivalentes. Nas picapes de cabine dupla, o espaço na caçamba é menor em relação à cabine simples, que privilegia mais o transporte de carga. A Frontier é a única que traz fechadura na caçamba. Todas possuem ganchos para amarrar carga e acessórios, como capota marítima, são vendidos nas revendas ou são de série nas versões mais sofisticadas.
FRONTIER **** HILUX *** RANGER *** S10 ***

CÂMBIO
O engate mais leve é o da Hilux, que lembra o de automóveis. O do Ranger e da S10 são precisos, porém pesados. E o pior é o da Frontier. Além de a alavanca estar mal posicionada porque o carro vem do Japão e lá a direção é do lado direito, não houve zelo do fabricante em mudar a posição. Além disso, as alavancas de marcha e engate de tração se movimentam o tempo todo, dando impressão ruim.
FRONTIER ** HILUX **** RANGER *** S10 ***

SUSPENSÃO
A Ranger é a que pula menos em superfícies irregulares. Aliás, caminhonete é veículo apropriado para o transporte de carga e com a caçamba vazia o conforto de rodagem fica comprometido em todas elas. Mas a da Ford pula menos e a Frontier tem a melhor estabilidade direcional e em curvas. A Toyota fica no meio do caminho e a S10 é a pior, pois pula muito e a estabilidade direcional é ruim. Em compensação, a S10 tem a maior altura em relação ao solo.
FRONTIER *** HILUX ** RANGER *** S10 **

MOTOR/DESEMPENHO
O desempenho é bom nas quatro. O destaque vai para a Ranger, que utiliza motor International turbo de geometria variável. Com isso, o desempenho supera as demais. As outras dão conta do recado, já que o motor MWM de Frontier e S10 proporciona desempenho muito bom. E o motor da Hilux é o mais silencioso. Os outros são barulhentos.
FRONTIER *** HILUX *** RANGER **** S10 ***

ESTILO
O da mais moderna é também o mais bonito: a Nissan Frontier é a mais bela. O estilo é imponente e agressivo. A Toyota Hilux é também mais agressiva e passa a sensação de robustez. Ranger e S10 têm estilo mais comum.
FRONTIER ***** HILUX **** RANGER *** S10 ***

ERGONOMIA
A Toyota leva a melhor por ter estilo de direção mais parecido com o de automóvel. Os comandos da Ranger e S10 estão bem posicionados e ao alcance do motorista. A Frontier fica prejudicada pela péssima localização das alavancas de marchas e tração. S10 e Ranger possuem engates elétricos, que exigem menos esforço. Hilux e Frontier engatam tração por meio de alavanca.
FRONTIER * HILUX **** RANGER *** S10 ***

CONFORTO
Definitivamente, este quesito não é o forte das picapes. São desconfortáveis demais. Ranger e S10 oferecem engates de tração eletrônico acionados por teclas no painel. Se dão conforto, podem resultar em amolação quando estragam e deixar os ocupantes em apuros durante um percurso fora-de-estrada. O acionamento por meio de alavanca exige esforço, mas a probabilidade de dar problema é quase nula. Empate.
FRONTIER ** HILUX ** RANGER ** S10 **

CONSUMO
Um dos trunfos dos motores a diesel é consumir pouco combustível e os fabricantes declaram sempre números muito otimistas, que dificilmente são conseguidos pelos simples mortais. Apesar de os números não terem sido brilhantes, todos apresentaram baixo consumo. Outro empate.
FRONTIER **** HILUX **** RANGER **** S10 ****

ACABAMENTO
Os das japonesas, Frontier e Hilux, são superiores aos demais. Impressionam no visual. O da Ford é superior ao da Chevrolet, mas não condiz com a tradição da marca. A S10 leva a pior neste quesito.
FRONTIER **** HILUX **** RANGER *** S10 **

SEGURANÇA
Todas elas oferecem muitos equipamentos de segurança, como ABS e airbags. No banco traseiro, fica faltando apoio de cabeça central em todos os modelos. Porém, S10 e Frontier trazem apenas prolongamentos dos encostos dos bancos. Ranger e Hilux possuem dois apoios eficientes.
FRONTIER ** HILUX *** RANGER *** S10 **

RESULTADO
HILUX: 35
RANGER: 34
FRONTIER: 31
S10: 29


S10

POSITIVO
* Engate elétrico
* Altura do solo
* Capacidade de carga

NEGATIVO
* Suspensão
* Falta protetor de caçamba
* Estepe de fácil furto

RANGER

POSITIVO
* Desempenho
* Suspensão
* Ângulo de saída

NEGATIVO
* Farol
* Falta apoio de cabeça central traseiro
* Motor barulhento

FRONTIER

POSITIVO
* Estilo
* Estabilidade direcional
* Ângulo de ataque

NEGATIVO
* Ergonomia
* Espaço interno
* Faltam apoios de cabeça no banco traseiro

HILUX

POSITIVO
* Engates do câmbio
* Acabamento
* Motor silencioso

NEGATIVO
* Assoalho alto
* Ângulo de saída
* Estepe embaixo

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