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Estado de Minas

FIAT PALIO EX 1.0 8V MPI 2P 1999


postado em 05/01/2006 07:10

AVALIAÇÃO TÉCNICA

Por fora, os dois tem estilos bem diferentes. O da Volkswagen é mais discreto e, em comparação direta com o da Fiat, parece mais antigo e menos arrojado. De qualquer forma, os pára-choques pretos, as rodas sem calota (com calotinha), a falta de acabamento nas soleiras, retrovisores pretos e pneus finos identificam-os como versões básicas. Ambas as inscrições, EX e Special, só aparecem na tampa traseira.

Em termos de dimensões, o modelo da VW é mais comprido (7 cm), mais largo (1 cm) e mais baixo (3 cm), o que não representa muito para efeito de mobilidade do trânsito, estacionamento etc. O espaço interno também é muito parecido: ponto para o Palio que tem menor entre-eixos e comprimento total. O acesso ao banco traseiro é mais prático no Fiat, pois o banco dianteiro rebate melhor. O porta-malas do modelo da VW cabe cinco litros a mais que o do Palio.

Os acabamentos diferem basicamente nos desenhos dos tecidos e, no mais, são bastante semelhantes, principalmente na simplicidade. Os dois painéis de instrumentos também são bem despojados, faltando até termômetro de água do motor. Os dois possuem volante de três raios, mas o da VW tem melhor pegada e permite o acionamento mais fácil da buzina, que no Palio é muito dura. No painel central, eles trazem apenas o sistema de ventilação forçada (de três velocidades).

Os motores são bem diferentes. Começando pelo posicionamento, o propulsor do Palio é colocado transversalmente (o que exige menos espaço no compartimento e assim sobra mais para os passageiros no habitáculo), enquanto o do Gol é longitudinal, talvez o último compacto do mundo com esta solução. O motor da Fiat é mais potente (tem 7 cavalos a mais) mas o da Volkswagen tem um torque maior, o que faz com que o desempenho do Palio seja um pouco melhor na estrada, enquanto o do Gol permite uma melhor mobilidade no trânsito urbano. Segundo a Fiat, o EX acelera de 0 a 100 km/h em 16,3 segundos e chega aos 152 km/h de velocidade máxima. De acordo com a VW, o Special gasta 18,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge 147 km/h de máxima.

O câmbio é muito parecido nos dois carros, de cinco marchas, com engates precisos. A direção é um pouco mais leve no VW em decorrência dos pneus (de série) mais estreitos. Na hora da verdade, o que o consumidor precisa saber é que o Gol pode apresentar trinca no monobloco, a temperatura interna é elevada e o volante é torto e desalinhado em relação à pedaleira. Enquanto isso, o Palio tem motor de projeto antigo, e a visibilidade traseira não é das melhores em função da largura da coluna C. O Fiat ainda sofre com o calço hidráulico. Quando se passa por uma região alagada entra água no motor danificando-o. Outro pecado é a ausência de uma tela protetora na entrada de ar do pára-choque.

Os dois modelos trazem poucos itens de série (acendedor de cigarros, cintos laterais traseiros de três pontos, retrovisor do lado direito (?!) e volante espumado), mas o da Fiat leva uma ligeira vantagem por trazer interruptor inercial de combustível (corta o combustível após acidente), limpador/lavador do vidro traseiro e barra de proteção nas portas. Mas a maior vantagem do Palio EX é oferecer diversos opcionais (air bag, freios ABS, ar-condicionado, trava e vidros com acionamento elétrico e outros), enquanto o Gol Special é um pacote fechado.

GOL
POSITIVO
* Robustez
* Assistência técnica
* Motor

NEGATIVO
* Temperatura interna
* Projeto antigo
* Posição do volante

PALIO
POSITIVO
* Projeto moderno
* Espaço interno
* Equipamentos disponíveis

NEGATIVO
* Calço hidráulico
* Visibilidade traseira
* Tomada de ar sem proteção

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