Publicidade

Estado de Minas

VOLKSWAGEN PARATI 1.6MI 8V GASOLINA 4P 1999


postado em 05/01/2006 07:25

AVALIAÇÃO TÉCNICA

MOTOR
Ambos tem potência praticamente igual, permitindo boas retomadas e acelerações para motores 1.6. O VW é projeto antigo, mas confiável e debaixa manutenção; o Fiat, importado da Argentina, tem um custo maior em peças de reposição.
Weekend *** Parati ***

CÂMBIO
Com melhores engates, precisão e suavidade, o câmbio da Fiat é melhor queo da Volkswagen, que tem apenas um menor curso de alavanca. Ambos apresentaram relações adequadas a cada motor.
Weekend **** Parati ***

FREIOS
Ambos utilizam discos ventilados na frente e tambor na traseira, mostraram boa resistência ao fading (perda de eficiência com uso constante) e um bomcomportamento dinâmico em geral.
Weekend *** Parati ***

SUSPENSÃO
A Weekend apresenta um melhor conforto de marcha quando anda apenas o motorista, piorando, inclusive, a estabilidade com carga máxima. A Parati apresentou uma reação melhor em curvas, inclusive inclinando menos.
Weekend *** Parati ****

NÍVEL DE RUÍDOS
A Parati perde em efeito aerodinâmico e na maior quantidade de ruídos internos (inclusive no novo painel), principalmente quando se trafega em pisos de paralelepípedos. Mas a Weekend não chega a ser muito superior.
Weekend *** Parati **

DIREÇÃO
Ambas são precisas, mas a da Weekend leva vantagem nas reações em alta velocidade e com carga máxima, que são mais imediatas (a da Parati é muito leve), um melhor efeito de retorno e tem regulagem de altura no volante.
Weekend **** Parati ***

ALTURA DO SOLO
Com carga máxima (ambas levam cinco pessoas mais 50 kg de bagagem), a Weekend enfrenta melhor pisos irregulares de terra, transpõe melhor quebra-molas de perfil alto e entrada/saídas de garagens.
Weekend **** Parati ***

VEDAÇÃO
Em todos os testes realizados, não houve infiltração de água e nem de poeira em ambos.
Weekend **** Parati ****

ILUMINAÇÃO
O grupo óptico é melhor na Parati, que permite uma maior claridade, abertura e alcance dos fachos de luz. Internamente também leva vantagem, principalmente com a iluminação do novo painel e com luzes cortezia nos pára-sóis.
Weekend *** Parati ****

LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
Ambos tem uma boa área de varredura e qualidade das palhetas. Porém o da Parati leva vantagem com o sistema automático de acionamento das palhetas ao esguichar água e com o funcionamento intermitente do limpador traseiro.
Weekend ** Parati ****

ESTEPE/MACACO
A solução da Parati (estepe no assoalho, internamente) é a mais funcional (oda Weekend é complicado de ser retirado e guardado sob o pára-choque). Além disso, no VW a manivela de acionamento do macaco tem proteção para as mãos.
Weekend *** Parati ****

DESEMPENHO
Fiat se dáem rotação mais baixa. Palio Weekend leva ligeira vantagem por que acelera de 0 a 100 km/h em menor tempo e tem maior velocidade máxima.
Weekend *** Parati ****

CONSUMO
Novamente se equivalem com ligeira vantagem para o Volkswagen que apresenta menor consumo tanto no trânsito urbano quanto na estrada. O preço da gasolina nas alturas torna esse item muito importante.
Weekend **** Parati ***

PORTA-MALAS
Vantagem para o Palio Weekend que tem 460 litros de capacidade contra 437 litros do Parati. A diferença é pequena e mais uma vez os doispraticamente se equivalem nesta disputa acirrada.
Weekend **** Parati ***

CONFORTO
A calibragem da suspensão faz a diferença em favor do Volkswagen que tem o rodar mais suave e macio, embora o Fiat não fique atrás. Outro detalhe importante são a anatomia dos bancos do Parati.
Weekend *** Parati ****

***** Ótimo **** Muito bom *** Bom ** Regular * Ruim

PALIO WEEKEND ELX 1.6

POSITIVO
* Porta-malas
* Estilo
* Engates do câmbio

NEGATIVO
* Anatomia dos bancos
* Aspereza do motor
* Faróis

PARATI 1.6

POSITIVO
* Suspensão
* Faróis
* Bancos

NEGATIVO
* Calibragem da direção
* Temperatura interna
* Volante torto

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade