Publicidade

Estado de Minas

VOLKSWAGEN GOL CITY 1.0 8V TOTALFLEX 4P 2005


postado em 05/01/2006 08:20

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
A Fiat tradicionalmente projeta carros que privilegiam o espaço interno. O Palio não é o melhor exemplo da linha neste quesito, mas de qualquer forma é mais espaçoso do que o Gol, já que o teto é um pouco mais alto. Ambos têm a mesma medida de conforto, um dos fatores determinantes do espaço interno, mas, no banco traseiro, o modelo Fiat leva ligeira vantagem no que diz respeito ao espaço.
GOL ** PALIO ***

PORTA-MALAS
Os dois estão praticamente empatados, já que o do Gol tem 285 litros e o Palio 280. Ambos atendem bem dentro da categoria.
GOL *** PALIO ***

CÂMBIO
O Palio leva pequena vantagem com relação aos engates, que são mais precisos e macios, mas o Gol apresenta melhor relação de marchas, que acaba influenciando no desempenho final. A transmissão do modelo Fiat apresenta um “buraco” entre a primeira e a segunda marcha, deixando cair a rotação do motor. Os engates do câmbio do Gol atendem bem.
GOL *** PALIO ***

SUSPENSÃO
São praticamente idênticas nos dois modelos, pois privilegiam estabilidade em detrimento do conforto. Ambas transferem as imperfeições de piso irregular para dentro do habitáculo. O importante é que as suspensões dos dois modelos proporcionam segurança nas curvas.
GOL *** PALIO ***

ESTILO
Apesar do Gol analisado ser da terceira geração e o Palio da segunda, o modelo Fiat tem um desenho mais moderno, que privilegia a área envidraçada e a sensação de espaço interno. O desenho da carroceria do Gol sugere robustez, mas o teto mais plano e baixo, e o pára-brisa com pouca inclinação proporcionam estranha sensação de falta de espaço no interior. Mas na verdade, no que diz respeito ao estilo, ambas carrocerias estão ultrapassadas. A Fiat só oferece o Palio Fire 1.0 flex com a carroceria da segunda geração.
GOL ** PALIO ***

ERGONOMIA
Em ambos, os comandos estão bem posicionados, facilitando o acesso para o motorista. Apesar de oferecer ajuste de altura para o banco do motorista como o item de série, o Gol tem o volante desalinhado em relação aos pedais. O modelo tem bancos desconfortáveis. No Palio, o banco do motorista não tem ajuste de altura nem como opcional e a regulagem do encosto é muito ruim por não ser do tipo contínuo.
GOL ** PALIO ***

MOTOR/DESEMPENHO
O Gol oferece dois cavalos a mais quando abastecido com álcool, mas com gasolina empata com o Palio. Os dois estão iguais com relação ao torque: 9,2 mkgf (álc) e 9,1 mkgf (gas). Na prática, o modelo VW leva pequena vantagem no desempenho em relação ao Fiat, já que a relação de marchas do Gol facilita o melhor aproveitamento da força do motor. Mas com apenas um passageiro, na estrada, os dois modelos atendem bem considerando o motor de baixa cilindrada. Tanto o motor VW quanto o Fiat são muito ásperos, principalmente quando abastecidos com álcool. Os ruídos de funcionamento em rotações mais elevadas incomodam. Os dois modelos tiveram dificuldades para superar subidas íngremes quando com quatro passageiros e ar-condicionado ligado. Em alguns casos, não conseguiram sair da inércia nessa condição. O sistema Flex de ambos apresentou problemas de funcionamento (dificuldade de pegar ou marcha lenta irregular) quando abastecidos só com álcool, em dias mais frios.
GOL *** PALIO **

CONSUMO
O sistema flexível de combustível é interessante por oferecer mais de uma opção para o motorista, mas o consumo com álcool nos dois modelos ainda é elevado. Os números declarados pelos fabri-cantes são otimistas e dificilmente alcançados pelos motoristas comuns.
GOL *** PALIO ***

CONFORTO
São versões mais simples com poucos itens de conforto e conveniência de série. Ambas oferecem direção hidráulica e arcondicionado como opcionais.
GOL ** PALIO **

ACABAMENTO
Não é o ponto forte dos dois modelos. O painel de ambos não é feito com plástico da melhor qualidade. Na versão básica, o Palio tem painel de portas revestido em tecido, mas as molduras e colunas são em metal aparente, ou seja, não têm cobertura. Já no Gol, as molduras e colunas internas são cobertas com plástico. O nível de ruídos internos nos dois modelos é elevado.
GOL ** PALIO **

SEGURANÇA
Neste quesito, o modelo Fiat ganha porque oferece mais itens. De série, ambos têm cintos de segurança dianteiros retráteis e os dois traseiros de três pontos. O pecado do VW é que no banco traseiro os encostos de cabeça não são oferecidos nem como opcionais. Já o Palio tem como opcionais freios ABS, air bag duplo, apoios de cabeça no banco traseiro e cintos traseiros retráteis e dianteiros com regulagem de altura (este o Gol também tem).
GOL ** PALIO ***

RESULTADO
PALIO: 30
GOL: 27

* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO

PALIO

POSITIVO
* Engates do câmbio
* Estabilidade
* Porta-malas

NEGATIVO
* Ruídos internos
* Acabamento interno
* Regulagem encosto bancos dianteiros

GOL
POSITIVO
* Estabilidade
* Relação de marchas
* Porta-malas

NEGATIVO
* Acabamento interno
* Ruídos internos
* Faltam apoios de cabeça banco traseiro



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade