Publicidade

Estado de Minas

HONDA CIVIC SEDAN EX 1.7 16V AUTOMÁTICO 4P 2004


postado em 06/01/2006 07:20

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
O Corolla e o Civic levam a melhor sobre o Chevrolet. O Toyota tem espaço interno muito bom e a medida de conforto, um dos fatores determinantes do espaço interno, é quase a mesma do Civic. O Honda oferece assoalho plano na parte traseira e tem a melhor medida de conforto. O inconveniente é que os ocupantes ficam com as pernas ligeiramente mais levantadas, o que acarreta desconforto em longos percursos. O Chevrolet tem o espaço interno mais acanhado, mas é bom.
ASTRA *** COROLLA **** CIVIC ****

PORTA-MALAS
Neste quesito, o Astra ganha. O porta-malas é o maior, seguido pelo Corolla e, por último, o Civic. Todos podem ser abertos pelo lado de dentro do veículo. O único senão do Astra é que o comando de abertura interno do porta-malas fica bem escondido, sob o painel de instrumentos.
ASTRA **** COROLLA *** CIVIC **

CÂMBIO
O do Astra é mais adequado ao motor e proporciona melhor desempenho e dirigibilidade. Há funções que reconhecem a maneira de dirigir do motorista e o único que tem opção do modo esportivo. É o melhor, mas falta indicação da marcha engatada, no painel. O do Honda tem também componentes eletrônicos, mas a baixa cilindrada do motor tira um pouco o brilho. O do Corolla é o mais simples, mas apresenta bom funcionamento.
ASTRA **** COROLLA ** CIVIC ***

SUSPENSÃO
A melhor estabilidade é do Astra. O carro contorna curvas com muita precisão. É difícil encontrar competidor à altura. Em compensação, é dura e prejudica o conforto. A do Corolla privilegia o conforto em detrimento da estabilidade, assim como a do Civic. Nenhum dos japoneses tem boa estabilidade. Ambos saem de frente em curvas mais acentuadas.
ASTRA **** COROLLA *** CIVIC ***

MOTOR/DESEMPENHO
O desempenho é também destaque no Astra com câmbio automático. O Chevrolet tem o melhor rendimento, principalmente com álcool. Em qualquer situação, é só pisar fundo. Além do mais, tem mais torque por causa da maior cilindrada. Levando-se em consideração a menor cilindrada dos motores japoneses, o desempenho deles é muito bom. Os motores do Corolla e do Civic têm comando eletrônico de abertura contínua de válvulas. Com isso, o rendimento melhora bastante em todas as rotações. São os melhores motores. Mas, no Civic, o motor só acorda em rotações muito altas.
ASTRA **** TOYOTA *** CIVIC ***

ESTILO
O do Astra é o mais antigo, a nova geração já foi lançada na Europa, e cai no lugar-comum, embora agrade pela parte traseira. Os do Civic e do Corolla são semelhantes e também não trazem nada de novo, mas são mais modernos. O do Corolla agradamais, embora a questão seja subjetiva.
ASTRA *** COROLLA **** CIVIC ***

ERGONOMIA
Os comandos estão bem localizados nos três, apesar de todos ficarem a dever em um quesito ou outro. Não se pode reclamar, mas dá para melhorar em alguns pontos, como a localização do comando elétrico dos retrovisores e do rádio, que são pequenos e o motorista precisa desviar a atenção para acioná-los. Falta praticidade.
ASTRA *** COROLLA *** CIVIC ***

 CONFORTO/CONVENIÊNCIA
Todos têm diversos equipamentos de conforto e conveniência, como ar condicionado automático (Astra e Civic), controlador automático de velocidade (Astra e Civic). O Astra é o mais completo - e o único que oferece computador de bordo e retrovisor com escurecimento automático - e o Corolla o mais despojado.
ASTRA **** COROLLA ** CIVIC ***

CONSUMO
Toyota e Honda não fornecem informações de consumo. Mas, geralmente, dados fornecidos pelos fabricantes são muito otimistas e difíceis de serem conseguidos pelos motoristas comuns. É que os testes dos fabricantes são realizados em condições especiais. Pelos dados do computador de bordo, o consumo do Astra não é baixo. Como se trata da maneira de dirigir, alguns motoristas vão conseguir médias melhores do que os outros. Empate.
ASTRA *** COROLLA *** CIVIC ***

ACABAMENTO
Embora o do Astra deixe a desejar pelas rebarbas de plástico em componentes de painéis de portas, os japoneses pecam mais e dão a vitória ao Chevrolet. A Toyota faz lambança na tampa do porta-malas do Corolla, com a fiação toda aparente. Inconcebível em um carro dessa categoria e preço. O Honda tem arremates bem-feitos, mas peca na falha de ponto de solda na extremidade superior da porta, lado interno. Aliás, o único senão.
ASTRA *** COROLLA ** CIVIC ***

SEGURANÇA
Apesar de o Corolla ser o único a oferecer três apoios de cabeça no banco traseiro, apenas o Astra tem disponível airbags laterais e regulagem elétrica de altura dos faróis. Além disso, o Astra traz o retrovisor interno eletrocrômico (item de conforto e segurança). Todos trazem airbags frontais e sistema ABS de freios. A vitória é do Astra.
ASTRA **** COROLLA *** CIVIC ***

RESULTADO
ASTRA: 39
CIVIC: 33
COROLLA: 32

* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO

CIVIC
POSITIVO
* Espaço interno
* Câmbio
* Tecnologia do motor

NEGATIVO
* Visibilidade traseira
* Estabilidade
* Ruídos internos

ASTRA
POSITIVO
* Estabilidade
* Desempenho
* Câmbio

NEGATIVO
* Falta apoio de cabeça central traseiro
* Visibilidade lateral traseira
* Suspensão traseira áspera

COROLLA
POSITIVO
* Estilo
* Porta-malas
* Freios

NEGATIVO
* Posição de dirigir
* Acabamento porta-malas
* Ruídos internos

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade