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RENAULT CLIO HATCH EXPRESSION 1.6 16V HI-FLEX 4P 2004/05

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
Embora a distância entre-eixos seja praticamente a mesma, o Fox leva ligeira vantagem pela suas características de monovolume, tem mais altura. Os passageiros do banco traseiro viajam em posição elevada. Mas o espaço interno do Clio é bom para a categoria.
CLIO *** FOX ****

PORTA-MALAS
Se os bancos estiverem na posição normal, a vantagem do Fox é de apenas cinco litros: são 260 do VW contra 255 do Renault. Porém, o Fox tem o banco traseiro deslizante. Esse dispositivo aumenta e diminui o espaço tanto para passageiros quanto para malas. Os encostos do banco traseiro são rebatíveis nos dois modelos, mas não são bipartidos. A vantagem do Fox é que os encostos e assentos dos bancos podem ser rebatidos e a capacidade total ultrapassa mil litros.
CLIO ** FOX ***

MOTOR/DESEMPENHO
A vantagem do Clio é bem superior, mesmo se o motor fosse apenas a gasolina. O carro de origem francesa tem mais potência e torque.

O cabeçote do Renault é de 16 válvulas contra oito do Volkswagen. O Clio tem desempenho esportivo. Quando abastecido com álcool a diferença de torque é significativa no carro francês. Os dois motores têm funcionamento áspero quando abastecidos somente com álcool.
CLIO **** FOX ***

CÂMBIO
Os engates do Fox são macios, leves e precisos. Uma referência. Os do Clio melhoraram bastante, mas a alavanca tem curso longo e balança bastante. Entretanto, as relações de transmissão têm melhor escalonamento no Renault.
As do Fox são curtas e favorecem o desempenho na cidade. Na estrada, o ruído do motor invade a cabine, pois a 120 km/h o motor gira a 4.000 rpm.
CLIO *** FOX ***

SUSPENSÃO
Os sistemas dos dois modelos privilegiam a estabilidade em detrimento do conforto. Isso significa melhor estabilidade, mas as irregularidades do piso são mais sentidas no interior. Por ter centro de gravidade mais baixo – já que tem menor altura – o Clio é mais estável, embora o Fox não se intimide diante das curvas.
CLIO **** FOX ***

ERGONOMIA
Não há dúvidas quanto à superioridade do Fox, que tem comandos bem localizados e fáceis de serem acionados. Mas a leitura do painel de instrumentos é difícil porque os números são pequenos. O Clio tem os comandos dos vidros mal localizados – ficam no console central, à frente da alavanca de câmbio. Além disso, o curso da alavanca de câmbio é longo.
CLIO ** FOX ***

ESTILO
O do Fox é mais recente e a atual geração do Clio será substituída no ano que vem na Europa. O ESTADO DE MINAS já divulgou foto do novo Clio, que tem algumas características de monovolume e está mais alto.
As linhas atuais são harmoniosas, mas é criticada pelo estilo da traseira. O do Fox é limpo e agrada bastante, sem ser inovador.
CLIO *** FOX ***

SEGURANÇA
Ambos são compatíveis com a categoria e oferecem ABS (opcional). Mas o Fox não oferece airbag frontal, que é de série no Clio. Mas os dois são desprovidos de apoios de cabeça central e cinto de segurança de três pontos, também central.
CLIO **** FOX ***

CONFORTO
É satisfatório nos dois modelos. O Fox leva vantagem por ter mais porta-objetos no interior, o que significa mais praticidade e facilidade para acomodar pequenos objetos. Ambos oferecem os equipamentos básicos de conforto.
CLIO *** FOX ****

CONSUMO
A vantagem é do Clio. As relações curtas demais no Fox implicam maior consumo de combustível tanto com álcool quanto com gasolina. Uma das características desse motor Renault é o baixo consumo.
CLIO **** FOX ***

ACABAMENTO
Nenhum deles é um primor, mas o Renault utiliza revestimentos internos que passam a sensação de melhor qualidade. O material utilizado na forração das portas do Fox deveria ser melhor. No geral, são bons pela categoria.
CLIO *** FOX ***

* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO

RESULTADO
CLIO:35
FOX: 35

FOX
POSITIVO

* Versatilidade
* Estabilidade
* Espaço interno

NEGATIVO
* Falta apoio cabeça central atrás
* Aspereza do motor
* Ruídos internos

CLIO

POSITIVO
* Desempenho/Motor
* Relações de transmissão
* Estabilidade

NEGATIVO
* Ruídos internos
* Falta apoio de cabeça central atrás
* Visibilidade lateral traseira.