Publicidade

Estado de Minas

RENAULT CLIO HATCH EXPRESSION 1.6 16V HI-FLEX 4P 2004/05


postado em 06/01/2006 07:45

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
Embora a distância entre-eixos seja praticamente a mesma, o Fox leva ligeira vantagem pela suas características de monovolume, tem mais altura. Os passageiros do banco traseiro viajam em posição elevada. Mas o espaço interno do Clio é bom para a categoria.
CLIO *** FOX ****

PORTA-MALAS
Se os bancos estiverem na posição normal, a vantagem do Fox é de apenas cinco litros: são 260 do VW contra 255 do Renault. Porém, o Fox tem o banco traseiro deslizante. Esse dispositivo aumenta e diminui o espaço tanto para passageiros quanto para malas. Os encostos do banco traseiro são rebatíveis nos dois modelos, mas não são bipartidos. A vantagem do Fox é que os encostos e assentos dos bancos podem ser rebatidos e a capacidade total ultrapassa mil litros.
CLIO ** FOX ***

MOTOR/DESEMPENHO
A vantagem do Clio é bem superior, mesmo se o motor fosse apenas a gasolina. O carro de origem francesa tem mais potência e torque. O cabeçote do Renault é de 16 válvulas contra oito do Volkswagen. O Clio tem desempenho esportivo. Quando abastecido com álcool a diferença de torque é significativa no carro francês. Os dois motores têm funcionamento áspero quando abastecidos somente com álcool.
CLIO **** FOX ***

CÂMBIO
Os engates do Fox são macios, leves e precisos. Uma referência. Os do Clio melhoraram bastante, mas a alavanca tem curso longo e balança bastante. Entretanto, as relações de transmissão têm melhor escalonamento no Renault. As do Fox são curtas e favorecem o desempenho na cidade. Na estrada, o ruído do motor invade a cabine, pois a 120 km/h o motor gira a 4.000 rpm.
CLIO *** FOX ***

SUSPENSÃO
Os sistemas dos dois modelos privilegiam a estabilidade em detrimento do conforto. Isso significa melhor estabilidade, mas as irregularidades do piso são mais sentidas no interior. Por ter centro de gravidade mais baixo já que tem menor altura o Clio é mais estável, embora o Fox não se intimide diante das curvas.
CLIO **** FOX ***

ERGONOMIA
Não há dúvidas quanto à superioridade do Fox, que tem comandos bem localizados e fáceis de serem acionados. Mas a leitura do painel de instrumentos é difícil porque os números são pequenos. O Clio tem os comandos dos vidros mal localizados ficam no console central, à frente da alavanca de câmbio. Além disso, o curso da alavanca de câmbio é longo.
CLIO ** FOX ***

ESTILO
O do Fox é mais recente e a atual geração do Clio será substituída no ano que vem na Europa. O ESTADO DE MINAS já divulgou foto do novo Clio, que tem algumas características de monovolume e está mais alto. As linhas atuais são harmoniosas, mas é criticada pelo estilo da traseira. O do Fox é limpo e agrada bastante, sem ser inovador.
CLIO *** FOX ***

SEGURANÇA
Ambos são compatíveis com a categoria e oferecem ABS (opcional). Mas o Fox não oferece airbag frontal, que é de série no Clio. Mas os dois são desprovidos de apoios de cabeça central e cinto de segurança de três pontos, também central.
CLIO **** FOX ***

CONFORTO
É satisfatório nos dois modelos. O Fox leva vantagem por ter mais porta-objetos no interior, o que significa mais praticidade e facilidade para acomodar pequenos objetos. Ambos oferecem os equipamentos básicos de conforto.
CLIO *** FOX ****

CONSUMO
A vantagem é do Clio. As relações curtas demais no Fox implicam maior consumo de combustível tanto com álcool quanto com gasolina. Uma das características desse motor Renault é o baixo consumo.
CLIO **** FOX ***

ACABAMENTO
Nenhum deles é um primor, mas o Renault utiliza revestimentos internos que passam a sensação de melhor qualidade. O material utilizado na forração das portas do Fox deveria ser melhor. No geral, são bons pela categoria.
CLIO *** FOX ***

* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO

RESULTADO
CLIO:35
FOX: 35

FOX
POSITIVO

* Versatilidade
* Estabilidade
* Espaço interno

NEGATIVO
* Falta apoio cabeça central atrás
* Aspereza do motor
* Ruídos internos

CLIO

POSITIVO
* Desempenho/Motor
* Relações de transmissão
* Estabilidade

NEGATIVO
* Ruídos internos
* Falta apoio de cabeça central atrás
* Visibilidade lateral traseira

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade