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Estado de Minas

Ford Fusion - Pulo-do-gato da Ford (20/05)

Sedã médio-grande chega para abalar concorrência, com preço competitivo e todos os itens de série. Visibilidade traseira e diâmetro de giro desagradam


postado em 20/05/2006 15:00

Traseira do sedã é marcada principalmente pelas lanternas no estilo tuning, com lentes transparentes e moldura cromada(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 16/5/06)
Traseira do sedã é marcada principalmente pelas lanternas no estilo tuning, com lentes transparentes e moldura cromada (foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 16/5/06)
A Ford lança o Fusion no mercado brasileiro com o dólar em baixa, para desespero da concorrência. Com isso, o modelo chega por R$ 79.990, mais barato que seus principais concorrentes. O modelo substitui o Mondeo, que tinha preço vinculado ao euro e não agradou. A proposta do Fusion é vender qualidade, conforto e segurança por um preço abaixo do esperado. E o automóvel da Ford convence. Comercializado em única versão SEL 2.3 16V, o sedã médio-grande chama a atenção pelo design moderno e formas robustas. É bem verdade que preserva características questionáveis do estilo americano, como o excesso de cromados.

Com dimensões generosas e carroceria marcada por curvas e discretos vincos, o Fusion tem como detalhe impactante a frente robusta. Ali, os destaques são a grade de barras cromadas, que estão presentes também na entrada de ar inferior, e os faróis de desenho moderno. No pára-choque, faróis de neblina embutidos em molduras cromadas e, nos pára-lamas, lanternas de seta retangulares. As laterais, com linha de cintura elevada e superfícies lisas, dão um ar de sobriedade ao modelo. A traseira também é alta e esse fator, aliado às colunas largas, prejudica a visibilidade, apesar dos retrovisores externos de bom tamanho. Faz falta o sensor de estacionamento, que ajuda em manobras e é indispensável em um automóvel dessa categoria.

ESTILO TUNING O cromado está presente também na traseira, no friso fixado na tampa do porta-malas e nas molduras das lanternas, com lente transparente, lembrando o estilo tuning. As rodas de liga leve com pneus de perfil baixo dão o toque discreto de esportividade. O porta-malas é excelente, com boa profundidade e abertura. Só faltou o puxador interno da tampa. No compartimento de bagagem, há dispositivos que, ao serem puxados, rebatem o encosto do banco traseiro.
Painel tem acabamento com material emborrachado de boa qualidade e desenho moderno. Motor 2.3 16V tem 162 cv. Já o porta-malas tem boa profundidade e abertura.
Painel tem acabamento com material emborrachado de boa qualidade e desenho moderno. Motor 2.3 16V tem 162 cv. Já o porta-malas tem boa profundidade e abertura.

O interior tem acabamento requintado, com couro de boa qualidade nos bancos e material emborrachado no painel. Há ajuste de altura e profundidade para o volante, além dos comandos para som, ar-condicionado e controlador de velocidade. O painel tem instrumentos com fundo preto de fácil visualização e relógio analógico bem no centro. Dispõe também computador de bordo que informa consumo de combustível, autonomia, distância percorrida e check list. Fazem falta o ajuste elétrico de altura do farol e o display no painel que mostra a marcha engatada.

É fácil encontrar boa posição para dirigir: o banco tem ajuste elétrico de altura e longitudinal, além da regulagem manual do encosto e lombar. Os comandos estão bem localizados no painel da porta. O espaço interno é generoso e, no banco traseiro, só há desconforto para quem vai no meio, por causa do túnel no piso e do saliente apoio de braço embutido no encosto. Ali, há cintos de segurança retráteis para os três ocupantes, mas os dois encostos de cabeça existentes são apenas prolongamentos do banco. Ou seja, são fixos e ineficientes, uma falha grave.

MECÂNICA O motor proporciona bom desempenho, apesar do peso do sedã. Com câmbio automático de cinco velocidades, o carro é rápido nas arrancadas e retomadas de velocidade. Quando se aperta o acelerador até o fundo (kick down) a resposta é imediata, mas com o giro alto o motor gritae incomoda. As trocas de marchas do câmbio são suaves e as relações estão bem escalonadas. O câmbio tem a posição L que ao ser engatada reduz as marchas.

O sedã tem seis airbags, controle de tração automático e freios com ABS e sistema eletrônico de distribuição de força, que aumentam a eficiência em situações de risco. A direção assistida foi bem calibrada, garantindo segurança em velocidades elevadas, mas o diâmetro de giro longo dificulta as manobras. A suspensão privilegia a estabilidade em curvas e não há inclinação acentuada da carroceria, além de proporcionar conforto no habitáculo, transferindo muito pouco as irregularidades do piso. O nível de ruídos internos é aceitável para um automóvel dessa categoria.

Ficha Técnica
Características
Motor
Tipo Quatro cilindros em linha, 2.3 16V
Posição Dianteiro, transversal
Cilindrada (cm3) 2.294
Válvulas 16
Diâmetro/Curso (mm) 87,4 x 94
Taxa de compressão 9,7:1
Potência (cv/rpm) 162 a 6.500
Torque (mkgf/rpm) 20,7 a 4.500
Combustível Gasolina
Transmissão
Câmbio automático com cinco marchas à frente e redução eletrônica; tração dianteira
Relação das marchas
1ª marcha 3,61
2ª marcha 1,92
3ª marcha 1,28
4ª marcha 0,93
5ª marcha 0,69
3,40
Relação final 3,86
Suspensão
Dianteira Independente, com braços de comprimento variável e barra estabilizadora
Traseira Multilink, independente, com barra estabilizadora
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, servo-assistida
Freios
Dianteiros Discos ventilados, com ABS e EBD
Traseiros Discos sólidos, com ABS e EBD
Rodas/Pneus
Liga leve, 7 x 17 polegadas / 225/50 R17
Dimensões e Capacidades
Comprimento (m) 4,83
Largura (m) 1,83
Altura (m) 1,41
Entre-eixos (m) 2,72
Porta-Malas (l) 530
Tanque de Combustível (l) 66
Peso (kg) 1.523
Desempenho
0 a 100 km/h (s) 10,3
Velocidade máxima (km/h) 180
Consumo
Cidade (km/l) 9,8
Estrada (km/l) 14,6
Média (km/l) 12,2

Fonte: Fabricante

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