Chevrolet Vectra 2.0 x Renault Mégane 2.0 - Confronto de sedãs

O Vectra é desenvolvido no Brasil sobre plataforma do Astra, porque o modelo produzido atualmente na Europa ficaria muito caro para os padrões brasileiros. O Mégane é o mesmo fabricado no continente europeu, sendo que o de lá já teve ligeira reestilização na dianteira.

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/08/2006 14:57 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 26/5/06 / 29/11/06
O Vectra é desenvolvido no Brasil sobre plataforma do Astra, porque o modelo produzido atualmente na Europa ficaria muito caro para os padrões brasileiros. O Mégane é o mesmo fabricado no continente europeu, sendo que o de lá já teve ligeira reestilização na dianteira. As vendas do Renault são ainda tímidas no Brasil e há quem pense que o carro seja importado, apesar de ser montado na fábrica do Paraná. E o Vectra é sucesso de vendas no mercado nacional. Ambos são classificados no segmento dos médios e têm muitos equipamentos de conforto, conveniência e segurança. Os motores são 2.0, mas o do Chevrolet é flex e pode ser abastecido com gasolina, álcool ou a mistura dos dois. O Renault é a gasolina e tem cabeçote de 16 válvulas. Saiba qual deles vence o teste comparativo.

Espaço interno
Ambos têm habitáculo amplo, com espaço suficiente para cinco pessoas. O Vectra tem maior distância entre-eixos, e o Mégane, maior medida de conforto. Os dois fatores determinam o espaço interno. Um dos apelos dos sedãs médios é o habitáculo generoso.

Vectra Mégane

Porta-malas
Vectra vence por apenas seis litros de vantagem. Os dois porta-malas são enormes e nem é preciso se preocupar em ordenar a bagagem. Mas têm a mesma limitação: abertura pequena não permite a colocação de objetos maiores.

Vectra Mégane

Câmbio
Vitória do Mégane pelas relações corretas de transmissão. Não há queda de rotação entre uma marcha e outra. Além disso, o Renault tem seis velocidades contra cinco do Vectra. O aproveitamento de potência e torque do motor é ótima no Mégane. Os engates do câmbio são suaves e precisos no Renault. Os do Vectra são ainda um pouco esponjosos.

Vectra Mégane

Suspensão
A do Vectra privilegia a estabilidade, em detrimento do conforto, enquanto a do Mégane confere ótimo comportamento dinâmico ao carro, além de filtrar as imperfeições do piso, evitando transferi-las para o habitáculo. O rodar do Mégane é mais suave independentemente do piso.

Vectra Mégane

Motor/desempenho
Os números de desempenho são semelhantes, tanto em aceleração quanto em velocidade final. O do Mégane tem cabeçote multiválvulas e, por isso, mais fôlego, sendo o funcionamento mais suave. Porém, o do Vectra é flex e pode ser abastecido tanto com álcool quanto com gasolina. Ponto para o Vectra.

Vectra Mégane

Estilo
Os dois modelos agradam pelas linhas bonitas e harmoniosas da carroceria. São atuais e chamam a atenção pela proporcionalidade das formas.

Vectra Mégane

Ergonomia
O Renault leva a melhor. Quando se põe segunda ou quarta marcha no Vectra, o motorista esbarra o cotovelo no encosto do banco. Os outros comandos estão bem posicionados O Mégane é excelente em ergonomia, com comandos bem localizados. O deslize é a alavanca do freio de estacionamento em forma de manche de avião, que exige um pouco de esforço para ser acionada.

Vectra Mégane

Conforto

Tanto Vectra quanto Mégane são equipados com muitos itens de conforto e conveniência, sendo a maioria deles de série no Renault. Mas só o Vectra tem sensor de chuva na lista de opcionais. A anatomia dos bancos do Vectra não é boa, o que implica desconforto em percursos longos.

Vectra Mégane

Consumo
Dados divulgados pelos fabricantes são difíceis de ser reproduzidos pelo usuário comum, pois ocorrem em condições ideais de piso, temperatura, nível do mar etc. Conforme dados dos computadores de bordo, o consumo do Mégane é menor, principalmente pela boa relação de transmissão e por ter uma marcha a mais.

Vectra Mégane

Segurança
O Mégane é o primeiro carro nacional a ter de série freios com sistema ABS e discos nas quatro rodas, em todas as versões. Airbags são também de série. Mas airbags laterais são opcionais no Vectra e não constam na lista do Mégane. O Renault não tem a importante regulagem elétrica de farol. No banco traseiro, há cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes.

Vectra Mégane

Acabamento
Mégane vence mais uma. O cuidado e a qualidade dos arremates são mais esmerados no carro da Renault. No Vectra, há rebarbas de plástico no interior. O nível de ruídos internos é menor no Mégane.

Vectra Mégane


Total

Vectra 38 X Mégane 42



Ruim; Regular; Bom; Muito bom; Ótimo

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação