Publicidade

Estado de Minas

Beleza mais acessível - Avaliação Técnica

Quem curte carros com carroceria antiga e mecânica moderna, os chamados hot rod, vai adorar o charmoso esportivo da Chrysler, que ganhou versão despojada


postado em 26/09/2006 22:05

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe(foto: Arte de Christiano Gomes sobre Arte EM)
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe (foto: Arte de Christiano Gomes sobre Arte EM)
AVALIAÇÃO TÉCNICA

POSITIVOS

Vão do motor
É pequeno e dificulta o acesso à manutenção. O isolamento acústico em relação ao habitáculo é ruim já em rotações médias, deixando a desejar em altas rotações.

Climatização
Sistema tem ótima vazão, mas não tem saídas específicas para os passageiros de trás. O nível de ruídos de funcionamento é baixo, mesmo em velocidade máxima. Tempo gasto para dar a sensação de conforto, após meia hora sob o sol, foi bom. Sistema está bem vedado.

Freios
Pedal tem boa sensibilidade e o ABS, boa calibragem. O sistema está bem dimensionado. Apresentou reações equilibradas nos dois eixos e boa desaceleração, sem superaquecimento. Freio de estacionamento sustenta bem o veículo.

Câmbio
As relações de marchas estão bem adequadas e as respostas em kick-down (pressionando o acelerador até o fundo) não são tão imediatas. Quadro de instrumentos tem display informando a marcha selecionada.

Motor
A potência de 143cv para a sua cilindrada (de 2.4) é limitada, mas a dirigibilidade, em geral, é satisfatória. O torque máximo aparece a 4.000rpm. Mesmo com o veículo com carga máxima e ar-condicionado ligado, a condução é bem razoável.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Iluminação
Tem luz de cortesia somente no porta-malas. Faróis são eficientes no baixo e no alto. A iluminação de teto apresenta bom resultado. O quadro de instrumentos e o console central têm boa identificação noturna.

Limpador de pára-brisa
Palhetas têm boa qualidade e varrem uma área satisfatória no pára-brisa e no vidro traseiro. A vazão dos esguichos é muito boa e, quando acionados, ativam automaticamente o sistema de limpeza. O acesso para reposição de água no reservatório é fácil.
Traseira também tem aspectos nostálgicos, como as pequenas lanternas(foto: Euler Júnior/EM - 30/8/06)
Traseira também tem aspectos nostálgicos, como as pequenas lanternas (foto: Euler Júnior/EM - 30/8/06)

MÉDIOS

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura é boa, assim como a montagem dos vários componentes externos. A porta dianteira esquerda está desnivelada e a tampa do porta-malas, descentralizada.

Altura do solo
Não tem protetor de cárter e câmbio. Toca com freqüência a aba inferior do pára-choque dianteiro em saídas e entradas de rampa. Com carga máxima, também raspa levemente a parte central.

Suspensão
Conforto de marcha não é bem adequado para as condições brasileiras, com excessiva transferência das imperfeições do solo. A estabilidade é boa no uso normal, mas tende a sair de frente. O controle de tração atuou com eficiência somente até 56km/h.

Direção
O diâmetro de giro é limitado, mas o efeito retorno tem boa velocidade. A precisão na reta e em curvas é boa. A calibragem do sistema é boa em qualquer situação.

Alarme
Tem apenas a chave de ignição codificada.

NEGATIVOS

Nível interno de ruídos
O habitáculo não é silencioso, apesar da excelente qualidade dos materiais empregados na montagem. O efeito aerodinâmico inicia-se já a partir de 110km/h.

Estepe/macaco
O estepe está instalado do lado de fora, por baixo do porta-malas, em suporte basculável. A roda e pneus são diferentes dos de uso, sendo específico para pequeno percurso em baixa velocidade. A operação de troca não é simples e o conjunto roda/pneu de uso, quando danificado, não cabe no suporte específico e deverá ser colocado dentro do porta-malas.

Ferramentas
Não tem.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Leia mais e assista ao teste do PT Cruiser no Veja Também, no canto superior diteito desta página. Para ver mais fotos, veja a nossa Galeria de Fotos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade