VW Polo 1.6 Total Flex - Adeus aos quatro olhos

Para tentar aquecer as vendas do seu compacto premium, Volks promove ligeira reestilização que o deixa parecido com o europeu e sem alterar preço

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/10/2006 09:00 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Marlos Ney Vidal/EM - 2/10/2006
Atualmente, um modelo não passa mais do que cinco anos sem sofrer, pelo menos, uma reestilização. No caso do Polo, a Volkswagen não apenas tinha a necessidade de modernizar suas linhas como também de mudar sua imagem, que, a julgar pelos baixos volumes de vendas acumuladas desde o lançamento, em 2002, não caiu no gosto do consumidor brasileiro.

Estilo

Para manter o atual DNA da marca, a montadora seguiu o mesmo caminho de atualização adotado no modelo europeu. A principal mudança foi na frente, que abandonou os quatro faróis isolados, e colocou tudo em um conjunto óptico mais moderno e integrado por uma espécie de máscara metálica. Outra alteração, no sentido de maior identificação com outros modelos da Volkswagen, foi a adoção da forma em V do conjunto pára-choque, grade e capô. A linha se estende desde a coluna A, passando acima do capô, na forma de um vinco horizontal.

Circulares

Na traseira, o que mais chama a atenção são os elementos circulares, muito parecidos com os do SpaceFox. O vidro traseiro também mudou e ganhou uma forma em V na parte de baixo da moldura. De perfil, a única alteração são as novas rodas de liga e calotas, adotadas tanto para o hatch quando para o sedã. As mudanças no estilo deram ar mais esportivo ao Polo, que tinha aparência mais clássica.
Únicas mudanças estéticas da traseira foram as lanternas e o vidro em forma de V. Já o porta-malas é todo forrado, mas tem capacidade bem limitada. - Únicas mudanças estéticas da traseira foram as lanternas e o vidro em forma de V. Já o porta-malas é todo forrado, mas tem capacidade bem limitada.

Habitáculo

Por dentro, não houve grandes alterações. A principal mudança foi a adoção da cor denominada Fendy (levemente inspirada no verde, segundo a Volkswagen) para bancos e revestimentos laterais. Também foram criados novos tecidos e padrões de acabamento, o que também contribui para acentuar a atmosfera esportiva. O volante também é novo e agora tem três raios, com revestimento em couro opcional. O novo grafismo (na cor preta) dificulta a leitura dos instrumentos durante o dia, embora sejam bem iluminados à noite. O CD Player também se modernizou e tem leitor de MP3. O Polo oferece bastante porta-trecos, o que é legal para quem precisa levar carteira, bolsa, celular, óculos, etc. Por outro lado, o porta-luvas é minúsculo luvas e é preciso recorrer à gaveta sob o banco para esconder objetos do amigo do alheio. Mas o compacto continua fazendo jus à classe premium devido ao bom nível de acabamento geral, do painel ao porta-malas.

Apertado

Mas o espaço interno, tanto para as pessoas como para as bagagens, é bem reduzido. Pessoas acima de 1,80m têm dificuldade para se acomodar no banco traseiro, onde quem senta no meio não conta nem com cinto de três pontos e nem com apoio de cabeça e ainda é incomodado pelo túnel central. Com a regulagem de altura do banco do motorista, fica fácil encontrar boa posição de dirigir, embora no modelo testado faltasse a regulagem de altura da coluna de direção. A visibilidade traseira é razoável para um hatch.

Andando

O motor 1.6 não segue a fundo a filosofia mais esportiva do carro, mas não decepciona em nenhum momento, nem nas arrancadas (mesmo em subidas, com três adultos e ar-condicionado ligado) e nem nas retomadas, permitindo ultrapassagens com segurança. O nível de ruídos, graças ao bom isolamento acústico, também é baixo. Praticamente não existe diferença de desempenho com álcool ou gasolina, apenas de 'aspereza', que é maior quando o carro está abastecido com o combustível derivado da cana. As relações de transmissão estão bem adequadas e os engates são precisos. Já a suspensão privilegia a estabilidade, mas sacrifica bem o conforto, principalmente para quem senta atrás.

Leia mais e veja outras fotos do novo Polo no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação