Publicidade

Estado de Minas

VW Polo 1.6 Total Flex - Adeus aos quatro olhos

Para tentar aquecer as vendas do seu compacto premium, Volks promove ligeira reestilização que o deixa parecido com o europeu e sem alterar preço


postado em 11/10/2006 09:00

(foto: Marlos Ney Vidal/EM - 2/10/2006)
(foto: Marlos Ney Vidal/EM - 2/10/2006)
Atualmente, um modelo não passa mais do que cinco anos sem sofrer, pelo menos, uma reestilização. No caso do Polo, a Volkswagen não apenas tinha a necessidade de modernizar suas linhas como também de mudar sua imagem, que, a julgar pelos baixos volumes de vendas acumuladas desde o lançamento, em 2002, não caiu no gosto do consumidor brasileiro.

Estilo

Para manter o atual DNA da marca, a montadora seguiu o mesmo caminho de atualização adotado no modelo europeu. A principal mudança foi na frente, que abandonou os quatro faróis isolados, e colocou tudo em um conjunto óptico mais moderno e integrado por uma espécie de máscara metálica. Outra alteração, no sentido de maior identificação com outros modelos da Volkswagen, foi a adoção da forma em V do conjunto pára-choque, grade e capô. A linha se estende desde a coluna A, passando acima do capô, na forma de um vinco horizontal.

Circulares

Na traseira, o que mais chama a atenção são os elementos circulares, muito parecidos com os do SpaceFox. O vidro traseiro também mudou e ganhou uma forma em V na parte de baixo da moldura. De perfil, a única alteração são as novas rodas de liga e calotas, adotadas tanto para o hatch quando para o sedã. As mudanças no estilo deram ar mais esportivo ao Polo, que tinha aparência mais clássica.
Únicas mudanças estéticas da traseira foram as lanternas e o vidro em forma de V. Já o porta-malas é todo forrado, mas tem capacidade bem limitada.
Únicas mudanças estéticas da traseira foram as lanternas e o vidro em forma de V. Já o porta-malas é todo forrado, mas tem capacidade bem limitada.

Habitáculo

Por dentro, não houve grandes alterações. A principal mudança foi a adoção da cor denominada Fendy (levemente inspirada no verde, segundo a Volkswagen) para bancos e revestimentos laterais. Também foram criados novos tecidos e padrões de acabamento, o que também contribui para acentuar a atmosfera esportiva. O volante também é novo e agora tem três raios, com revestimento em couro opcional. O novo grafismo (na cor preta) dificulta a leitura dos instrumentos durante o dia, embora sejam bem iluminados à noite. O CD Player também se modernizou e tem leitor de MP3. O Polo oferece bastante porta-trecos, o que é legal para quem precisa levar carteira, bolsa, celular, óculos, etc. Por outro lado, o porta-luvas é minúsculo luvas e é preciso recorrer à gaveta sob o banco para esconder objetos do amigo do alheio. Mas o compacto continua fazendo jus à classe premium devido ao bom nível de acabamento geral, do painel ao porta-malas.

Apertado

Mas o espaço interno, tanto para as pessoas como para as bagagens, é bem reduzido. Pessoas acima de 1,80m têm dificuldade para se acomodar no banco traseiro, onde quem senta no meio não conta nem com cinto de três pontos e nem com apoio de cabeça e ainda é incomodado pelo túnel central. Com a regulagem de altura do banco do motorista, fica fácil encontrar boa posição de dirigir, embora no modelo testado faltasse a regulagem de altura da coluna de direção. A visibilidade traseira é razoável para um hatch.

Andando

O motor 1.6 não segue a fundo a filosofia mais esportiva do carro, mas não decepciona em nenhum momento, nem nas arrancadas (mesmo em subidas, com três adultos e ar-condicionado ligado) e nem nas retomadas, permitindo ultrapassagens com segurança. O nível de ruídos, graças ao bom isolamento acústico, também é baixo. Praticamente não existe diferença de desempenho com álcool ou gasolina, apenas de 'aspereza', que é maior quando o carro está abastecido com o combustível derivado da cana. As relações de transmissão estão bem adequadas e os engates são precisos. Já a suspensão privilegia a estabilidade, mas sacrifica bem o conforto, principalmente para quem senta atrás.

Leia mais e veja outras fotos do novo Polo no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade