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postado em 20/10/2006 22:48 Enio Greco /Estado de Minas
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe - Arte de Christiano Gomes sobre Arte EM Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe
AVALIAÇÃO TÉCNICA

BOM

Climatização
Sistema apresentou-se bem vedado, com bom funcionamento e regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Não tem saídas reguláveis para os passageiros de trás, apenas dutos fixos abaixo dos assentos dianteiros. O nível de ruídos de funcionamento é razoável e o tempo gasto para dar a sensação de conforto no habitáculo foi satisfatório, após meia hora parado sob o sol com os vidros fechados. O porta-luvas tem saída com ar climatizado.

Freios
Conjunto está bem dimensionado, com reações balanceadas e ABS bem calibrado. O espaço percorrido até a imobilização (asfalto seco e molhado) foi muito bom nas várias velocidades e condições de carga submetidas, além de boa resistência térmica após uso prolongado. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o freio de estacionamento atuou normal.

Câmbio
No quadro de instrumentos tem display digital, informando a opção de condução e a marcha engatada, além de escala na base da alavanca. As relações de marchas estão bem elaboradas e proporcionam boa dirigibilidade no uso misto. Na opção tiptronic, se ultrapassar a rotação máxima do programa, a troca é automática. O funcionamento, em geral, foi muito bom.

Motor
O motor 2.0 16V foi modificado e os ganhos em potência máxima (de 5cv) e torque (de 1kgfm) melhoraram a dirigibilidade tanto na cidade quanto em rodovias, apesar do peso (1.411kg). As retomadas de velocidade e aceleração são boas e satisfazem. O nível de ruídos de funcionamento é baixa.

Direção
Volante tem bom tamanho e pega. As reações são diretas e imediatas, mas sem um perfil esportivo. A precisão na reta e em curvas feitas em alta velocidade é muito boa. O efeito retorno tem boa velocidade e o diâmetro de giro satisfaz em manobras.
Porta-malas é grande e tem acesso fácil. Já o banco traseiro tem itens de segurança, mas espaço é ideal para duas pessoas - Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 5/10/06 Porta-malas é grande e tem acesso fácil. Já o banco traseiro tem itens de segurança, mas espaço é ideal para duas pessoas

Vedação
Boa contra água e poeira.

Iluminação
Novos faróis são eficientes tanto no baixo quanto no alto. As luzes de cortesia estão presentes no porta-malas, porta-luvas e pára-sóis. A iluminação no habitáculo (no teto) é composta por duas lanternas, uma na zona anterior e outra na posterior, ambas com duplo spot fixo integrado, com bom resultado em iluminação. O quadro de instrumentos e o console central têm, também, boa identificação à noite.

Estepe/macaco
O estepe fica no assoalho, dentro do porta-malas, com roda em aço e pneu igual aos de uso. O kit de troca fica encaixado dentro do aro, em suporte plástico. A operação de troca é normal e a manivela de acionamento do macaco tem proteção para as mãos.

Limpador de pára-brisa
Palhetas do pára-brisa têm aletas para aumentar a pressão aerodinâmica em ambos os lados. O esguicho é eficiente, do tipo spray em V e, ao acioná-lo, as palhetas atuam automaticamente, limpando uma grande área. O acesso ao reservatório de água no vão do motor é fácil.

Alarme
Tem chave de ignição codificada e alarme com proteção volumétrica e perimétrica. Ao dar comando, por controle remoto, para travar as portas, os vidros sobem automaticamente. O sistema antiesmagamento é eficiente.

REGULAR

Acabamento da carroceria
Porta traseira esquerda está desnivelada e tampa do porta-malas descentralizada e desnivelada. A extremidade superior do farol dianteiro direito não perfila com a curvatura do pára-lama. O restante das partes móveis tem montagem razoável, assim como a qualidade final da pintura.

Vão do motor
Isolamento acústico em relação ao habitáculo é satisfatório. Motor 2.0 16V e seus componentes externos preenchem todo o vão, limitando muito o acesso à manutenção.

Suspensão
Apesar dos pneus serem da série 65, o conforto de marcha poderia ser melhor, já que a transferência das imperfeições do solo para dentro, que incomodam. A suspensão dianteira apresentou-se rumorosa quando se trafega sobre pisos irregulares. A estabilidade é muito boa em curvas de raios variados, com pouca inclinação da carroceria.

RUIM

Altura do solo
Com carga útil simulada de 400kg e em algumas situações com somente condutor ocorreram interferências com o solo na parte da frente e aba inferior do pára-choque dianteiro, além de raspar levemente a parte central ao transpor quebra-molas e trafegar sobre estrada de terra com imperfeições. Por prevenção, tem chapa protetora em aço, que engloba toda a parte inferior do motor.

Nível interno de ruídos
Apesar de ter um efeito aerodinâmico satisfatório, mesmo em alta velocidade, deixa a desejar a quantidade de ruídos em todo o habitáculo.

Ferramentas
Não tem.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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