Citroën C4 VTR 2.0 - Beleza ousada

Médio da marca francesa é importado para o Brasil e chama a atenção pelo estilo, seus equipamentos de conforto e segurança, que são muitos, e a ótima relação custo-benefício

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/10/2006 22:31 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 18/10/06
O C4 é daqueles carros prazerosos de dirigir. A sedução começa pelas linhas ousadas e nada usuais da carroceria, que foram inspiradas no conceito C-Airlounge, exibido no salão de Paris de 2002. Alguns elementos do conceito fazem parte do modelo de rua. Os faróis do C4 têm formato idêntico ao do C-Airlounge, assim como a caída brusca da traseira com a extremidade de vidro no teto. No melhor estilo esportivo, de duas portas, o C4 conquista tanto pelo design externo quanto pelas inovações internas. O volante tem o elemento central fixo, em que ficam agrupados diversos comandos, e só o aro gira. Um charme e tanto.

Desagrado

Como todo modelo duas portas, o C4 apresenta os mesmos inconvenientes: porta grande e pesada, acesso difícil ao banco traseiro, mesmo com a memória mecânica e deslocamento total do banco para a frente. Para afivelar os cintos dianteiros, é preciso se contorcer. Os cintos dianteiros, não têm regulagem de altura e incomodam usuários de maior estatura, raspando no pescoço. Instrumentos digitais não são unanimidade, mas o fabricante insiste com esse tipo de velocímetro e conta-giros. A leitura do tacômetro (conta-giros) é mais difícil e tira a atenção do motorista. Quando se excede o limite de rotação, a luz do instrumento muda para a cor vermelha. O velocímetro fica na parte central do painel. O C4 usa a mesma arquitetura do Peugeot 307 e a coluna A (dianteira), muito inclinada, é típica de monovolume, assim como o painel largo. Por isso, os bancos dianteiros ficam mais recuados em relação ao pára-brisa do que nos modelos convencionais.

Os comandos estão bem localizados e o banco do motorista tem regulagem de altura e aquecimento. Os bancos são esportivos e apóiam bem. Os engates do câmbio são precisos, mas o curso da alavanca deveria ser menos longo. A visibilidade traseira é limitada. No banco traseiro, o espaço é limitado para três pessoas. A capacidade do porta-malas deveria ser maior.
Design foi inspirado no conceito C-Airlounge, mostrado no Salão de Paris de 2002 - Design foi inspirado no conceito C-Airlounge, mostrado no Salão de Paris de 2002

Segurança

Este é o ponto alto do C4, com seis airbags, ABS e controles eletrônicos de tração e estabilidade. Aliada a tudo isso está a excelente suspensão, que é uma especialidade da Citroën. O C4 é grudado no chão e o comportamento dinâmico, irrepreensível em todas as situações. Entretanto, as imperfeições do solo não são totalmente filtradas, apesar dos pneus de perfil mais alto. A direção é elétrica e bastante precisa. A segurança no banco traseiro é completa, com cintos retráteis e apoios de cabeça para todos, além do sistema (isofix) para fixação de cadeiras infantis.

Andando

O motor 2.0 proporciona ótimo desempenho e 85% do torque se dá a apenas 2.000rpm, o que significa força em baixas rotações. As relações de transmissão estão mais curtas em relação ao modelo vendido na Europa, o que faz a rotação do motor subir mais rápido. Porém, a 120km/h o motor gira a 4.000rpm, e isso incomoda um pouco. Os freios a disco nas quatro rodas são muito eficientes. A frente é baixa e exige cuidado em saídas de garagem. O consumo de gasolina exibido no computador de bordo varia de 6km/l a 8 km/l na cidade, e de 9km a 13km/l na estrada.

Preço

Os muitos equipamentos de série fazem com que o C4 tenha ótima relação custo-benefício. Os opcionais são poucos e, na versão cedida para teste, faltavam apenas faróis direcionais de xenônio. A sofisticação, tanto em itens de segurança quanto de conveniência e conforto, deixa o C4 em ótima posição no mercado. Pelo preço, não se tem concorrente com o mesmo nível de equipamentos.

O C4 é um ótimo carro e vai além da beleza da carroceria. O motorista veste o carro e encontra conforto, desempenho e sofisticação em um só conjunto.

Leia tudo e assista ao teste do Citroën C4 no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação