Espremendo o monovolume - Avaliação técnica

Além do bom espaço interno e da boa estabilidade, monovolume agora tem vantagens do sistema flexível. Mas painel e estepe embaixo continuam como pontos fracos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/11/2006 23:04 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe - Arte de Christiano Gomes sobre Arte EM Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe
BOM

Climatização
Apresentou bom funcionamento, com boa distribuição pelos difusores do painel, que têm boa vazão e nível baixo de ruídos. Ar-condicionado para os passageiros de trás também foi eficiente. Tempo gasto para climatizar todo o habitáculo foi muito bom. Vedação é boa.

Freios
Apresentaram um bom comportamento dinâmico. Pedal tem boa sensibilidade e as reações dos dois eixos estão bem balanceadas. Não foi notado superaquecimento após uso constante em longa descida. Freio de estacionamento atuou normal.

Câmbio
Relações de marchas estão bem escalonadas e a qualidade de engate é boa.

Motor
Com 100% de álcool apresentou partida a frio instantânea, com boa manutenção da marcha lenta e aceleração progressiva. Dirigibilidade é aceitável para o peso de 1.308kg desta versão. As retomadas de velocidade e aceleração são razoáveis. Quando o veículo está com 450kg de carga útil e ar-condicionado ligado, a condução é discreta em subidas, mas é aceitável para a sua cilindrada. Em arrancada (e marcha a ré) sobre piso inclinado, consegue-se tirar o veículo da inércia.

Iluminação
Tem luz de cortesia nos porta-luvas e porta-malas. Iluminação do teto tem pequeno plafoniê na parte da frente, duplo spot fixo, uma lanterna integrada no centro e uma lanterna na parte de trás, com resultado satisfatório. Faróis têm boa eficiência no baixo e no alto.

Limpador do pára-brisa
Palhetas varrem uma boa área, com eficiência. No vidro traseiro, esguicho tem ótima vazão, de cima para baixo, e a palheta limpa uma área satisfatória. É muito fácil o acesso ao reservatório de água no vão do motor. Ao engatar a marcha a ré em dia chuvoso, estando as palhetas do pára-brisa acionadas, a palheta traseira funciona automaticamente.
Porta-malas é bem amplo, tem bom acabamento e acesso fácil. Já o estepe embaixo dificulta a troca do pneu - Marlos Ney Vidal/EM - 27/10/06 Porta-malas é bem amplo, tem bom acabamento e acesso fácil. Já o estepe embaixo dificulta a troca do pneu

Alarme
Tem chave de ignição codificada, com sistema eletrônico antifurto, além de proteção volumétrica no habitáculo e perimétrica das partes móveis. Ao dar comando para travar as portas, na chave de ignição, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem.

Vedação
Boa contra água.

REGULAR

Vão do motor
Reservatório de partida a frio está instalado em local de fácil acesso e visualização. Não tem luz no painel indicando quando vazio. Motor preenche bem o vão, limitando, e muito, o acesso à manutenção. Itens de verificação mais constantes têm fácil manuseio. Isolamento acústico tem resultado aceitável.

Altura do solo
Com carga útil de 450kg, raspa a parte central do chassi em quebra-molas salientes. A proteção inferior do cárter também raspa quando o carro trafega em estrada de terra com algumas imperfeições.

Suspensão
Conforto de marcha é razoável com apenas o motorista. Mas piora bem quando está com 450kg de carga útil. Estabilidade para o tipo de automóvel (monovolume) satisfaz, com boa precisão em curvas e inclinação da carroceria aceitável.

Direção
Diâmetro de giro é longo e prejudica as manobras. Velocidade do efeito retorno é aceitável. A calibragem da assistência hidráulica deixa a direção um pouco pesada em manobras de estacionamento.

RUIM

Acabamento da carroceria
Qualidade final da pintura é baixa, devido a vários pontos com impurezas ao longo da carroceria. Portas traseiras estão desniveladas, a tampa traseira descentralizada e o capô desnivelado e descentralizado.

Nível interno de ruídos
Não é silencioso, com vários pequenos ruídos em todo o habitáculo. O efeito aerodinâmico é notório, somado ao ruído do atrito do ar com as duas barras transversais acopladas na zona central do teto.

Estepe/macaco
Operação de troca não é simples, além de cansativa. Chave de roda está alojada no assoalho, sob a tampa do porta-objetos, dentro do carro, no lado direito. Macaco está dentro de uma caixa plástica localizada no aro do estepe, que fica do lado de fora, sob o porta-malas, em suporte basculável. Manivela de acionamento do macaco tem proteção plástica para as mãos.

Ferramentas
Não tem.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação