Apertando o sedã - Avaliação técnica

Saiba como o sedã se saiu na avaliação ergonômica e conheça suas principais qualidades e defeitos

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postado em 29/11/2006 00:08 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe - Arte de Christiano Gomes sobre Arte de Paulinho Miranda/EM Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe
BOM

Acabamento da carroceria
Qualidade final da pintura é razoável e montagem das partes móveis está satisfatória.

Vão do motor
Reservatórios de partida a frio têm capacidade total de 0,9litro, sendo que somente um, que fica aparente dentro do vão, tem fácil manuseio e visualização. Acesso à manutenção é bom, com boa sistematização dos vários componentes. Isolamento acústico tem resultado aceitável.

Altura do solo
Com 400kg de carga útil, não ocorreram interferências com o solo e não tem, de série, proteção para o cárter.

Climatização
Apresentou bom funcionamento e eficiência. Não tem difusores de ar específico para os passageiros de trás, somente dutos por baixo dos assentos dianteiros, com vazão desprezível. Sistema está bem vedado. Tempo gasto para dar a sensação de conforto, depois de meia hora trancado sob o sol, foi satisfatório.

Freios
Estão bem dimensionados e calibrados e apresentaram bom funcionamento. Espaço percorrido até a imobilização foi bom em várias simulações. Depois de uso contínuo, em longa descida sinuosa, não ocorreu superaquecimento.

Câmbio
Relações de marchas/diferencial estão muito bem definidas e permitem um bom desempenho, com apenas o motorista ou carregado. Qualidade de engate é excepcional, tanto em precisão quanto em maciez, além de ótimo curso da alavanca e boa pega no pomo.
Estilo é um dos pontos positivos do modelo. Já a capacidade do porta-malas é compatível com a proposta do modelo - Fotos: Marcos Vieira/EM - 7/11/06 Estilo é um dos pontos positivos do modelo. Já a capacidade do porta-malas é compatível com a proposta do modelo

Motor
Tem boa potência para sua cilindrada. Faixa de torque máximo atua em uma rotação média, o que, somado às relações acertadas de câmbio, contribui muito para uma condução confortável e segura. Com o veículo carregado, com carga útil de 400kg e ar-condicionado ligado tem, ainda, rendimento razoável.

Vedação
Boa contra água.

Direção
Sistema assistido tem boa calibragem, proporcionando reações homogêneas, com baixo esforço em manobras de estacionamento e ótima precisão em retas e curvas.

Limpador de pára-brisa
Sistema tem sensor de chuva, que atuou com eficiência. Esguicho do pára-brisa é do tipo spray em V que, quando acionados, ativam o sistema de varredura automático, com palhetas de boa qualidade. Acesso ao reservatório de água, no vão do motor, é fácil.

Estepe/macaco
Kit de troca fica encaixado dentro do aro do pneu reserva, no interior do porta-malas. Manivela de acionamento do macaco tem proteção para as mãos. Operação de troca é normal e roda reserva não é em liga leve, mas o pneu é igual aos de uso. Para se ter acesso aos parafusos de roda, é necessário retirar a capa plástica de acabamento da cabeça dos mesmos.

Ferramentas
Tem chave de fenda, conjugada com Philips, e chave de boca de 10x13mm.

Alarme
Tem alarme, com chave de ignição codificada. Ao acionar o comando por controle remoto, para travar as portas, os vidros só sobem automaticamente se o motorista girar e segurar a chave no cilindro da fechadura.

REGULAR

Suspensão
Estabilidade é excelente, seja com somente o motorista ou carregado, e contorna curvas com muita precisão e segurança. Conforto de marcha é razoável, mas perde bem quando o veículo está carregado.

Iluminação
Tem luz de cortesia somente nos pára-sóis e porta-malas. Novos faróis são eficientes no baixo e alto, mas não tem regulagem elétrica em altura em função da carga transportada. Iluminação do habitáculo (no teto) conta com plafoniê, com lanterna em forma de U, com dois spots fixos integrados, que apresentaram boa eficiência.

RUIM

Nível interno de ruídos
Efeito aerodinâmico começa a partir de 100km/h, piorando bem velocidades mais elevadas. Os ruídos no habitáculo são notórios quando o veículo passa sobre piso de paralelepípedo, terra com costelas e asfalto ruim.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

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